Equipe treinada, ambiente confortável e ferramentas de trabalho adequadas. Essas são algumas maneiras de organizar o trabalho dos recepcionistas de uma clínica veterinária.

Se você deixou a organização da recepção de…

Como organizar o trabalho dos recepcionistas da sua clínica veterinária

Publicado em 28/04/2021 | Atualizado em 29/04/2021


Equipe treinada, ambiente confortável e ferramentas de trabalho adequadas. Essas são algumas maneiras de organizar o trabalho dos recepcionistas de uma clínica veterinária.

Se você deixou a organização da recepção de lado, está na hora de rever essa situação. Afinal de contas, uma recepção desorganizada pode prejudicar o desempenho dos profissionais e causar uma péssima impressão para os clientes.

Já uma recepção organizada, onde os profissionais trabalham bem, transmite uma sensação de conforto e confiança para os tutores de animais.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas essenciais para organizar o trabalho dos recepcionistas em uma clínica veterinária. Vamos lá?

Invista em uma agenda eletrônica

Nem precisamos falar como as agendas de papel estão ultrapassadas, especialmente para quem lida com o público. Uma das coisas mais desagradáveis para os clientes é chegar para uma consulta e descobrir que houve um erro e que, na verdade, o horário era outro. Pois é, confusões como essa são comuns com as agendas de papel.

Por isso, um dos primeiros passos para organizar o trabalho dos recepcionistas de clínica veterinária é implantar um sistema de agendamento de consultas e exames com uma agenda eletrônica. A ferramenta digital é mais flexível, possibilitando alterações rápidas e evitando, por exemplo, que dois pacientes sejam agendados no mesmo horário.

Para isso, sua clínica pode contar com um software de gestão veterinário, como o BensVET. A ferramenta de agendamento facilita o dia a dia de recepcionistas e veterinários, já que todos podem ter acesso às informações. Além disso, um diferencial do BensVET é permitir que os clientes agendem consultas ou serviços diretamente pelo aplicativo. Ou seja, muito mais praticidade e rapidez para todos!

Mantenha o cadastro dos clientes atualizado

Existem muitas informações para lidar em uma clínica veterinária: registros de consultas dos animais, histórico de medicamentos e vacinação e muitas outras informações para acompanhar. É por isso que uma clínica veterinária precisa organizar os dados cadastrais dos clientes e o ideal é que esses registros sejam feitos de maneira digital.

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Mais uma vez, um sistema veterinário pode fazer toda a diferença para manter a organização em sua clínica. O BensVET permite a criação de um prontuário para cada animal. É possível armazenar os dados básicos do animal, o histórico clínico, resultados de exames e outros documentos necessários para o acompanhamento veterinário. Dessa maneira, os cadastros ficam sempre atualizados e os dados armazenados com segurança.

Mantenha o ambiente limpo e organizado

Por mais básica que pareça essa dica, manter o ambiente sempre limpo e organizado é essencial. Afinal de contas, a recepção é o primeiro contato que o cliente terá com a sua clínica veterinária e, por se tratar de um estabelecimento de saúde, o cuidado com a higiene deve ser ainda maior.

Além disso, um espaço físico organizado facilita o trabalho e ajuda na produtividade dos recepcionistas.

Tenha um espaço confortável para acomodar pets e tutores

É importante deixar os animais de estimação e tutores à vontade desde o primeiro momento em que eles chegam em sua clínica veterinária. Por isso, aposte em um espaço confortável na recepção e área de espera. Móveis confortáveis, cores leves e uma decoração ajudam a tornar o ambiente mais bonito e acolhedor.

Além disso, inclua outras distrações para os clientes que aguardam atendimento, como wifi, revistas e televisão.

Também é importante se preocupar com o conforto dos funcionários, com cadeiras e estações de trabalho adequadas, pausas para descanso e cuidados com o bem-estar.

Equipe bem treinada

É essencial é que os recepcionistas estejam preparados para lidar com o público. Em uma clínica veterinária, particularmente, os tutores muitas vezes estão fragilizados por causa da saúde dos seus pets, o que exige uma habilidade maior para lidar com a emoção dos clientes.

Portanto, aposte em treinamento para qualificar e motivar a equipe da sua clínica. Assuntos como atendimento ao público, vendas, resolução de conflitos, comunicação são fundamentais para melhorar o atendimento na recepção. Além disso, certifique-se de oferecer os treinamentos necessários para que os recepcionistas utilizem o software de gestão de maneira adequada.


Viu só como é possível organizar o trabalho dos recepcionistas da sua clínica veterinária? Então aproveite e comece a colocar todas as dicas em prática agora mesmo!



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