O mercado veterinário é bastante competitivo, não é mesmo? Apesar de ser um setor que passa por constante expansão, o ramo veterinário tem a cada dia mais negócios concorrendo entre…

5 formas de analisar a concorrência no mercado veterinário

Publicado em 24/03/2021 | Atualizado em 25/03/2021


O mercado veterinário é bastante competitivo, não é mesmo? Apesar de ser um setor que passa por constante expansão, o ramo veterinário tem a cada dia mais negócios concorrendo entre si.

A melhor forma de conseguir destacar-se no meio de seus concorrentes é apresentando alguma vantagem competitiva ou diferencial para os seus clientes.

O processo para conseguir destaque envolve muita análise, levantamento de dados e informações sobre os seus concorrentes. Mas é claro que essa não é uma tarefa tão fácil.

Sendo assim, não deixe de acompanhar as 5 formas de analisar a concorrência no mercado veterinário que trouxemos para você!

Por que acompanhar a concorrência é importante?

Acompanhar a concorrência é extremamente importante, pois só assim é possível estar bem atualizado sobre as tendências, melhores práticas e serviços da área veterinária.

Ao conhecer bastante sobre os seus concorrentes, você ganha a possibilidade de gerar um diferencial competitivo que faça com que os clientes escolham seus produtos e serviços.

Sendo assim, ao acompanhar a concorrência você tem mais chances de fazer seu empreendimento melhorar as vendas e alcançar o sucesso.

5 dicas para analisar a concorrência no mercado veterinário

Existem diversos métodos de analisar a concorrência. A seguir abordaremos 5 formas de fazer a análise para o seu negócio veterinário!

1.SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias e técnicas que ajudam sua página a ganhar um bom posicionamento no Google, Bing e outros sites de busca. Ao aplicar essas ações, você, seu negócio e site estarão em maior destaque na internet e, consequentemente, atraindo mais clientes.

Fazer um bom uso dessas técnicas e conhecer mais sobre o SEO de seus concorrentes pode contribuir bastante na sua análise. Para avaliar o desempenho da concorrência, você pode pesquisar e entender quais são as palavras-chave que eles estão trabalhando e os seus volumes de busca.

Existem algumas ferramentas online que podem ajudar nesse processo, como a SEMRush que possui funções gratuitas e pagas para você fazer sua análise de concorrência.

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2. Sites e redes sociais

Hoje em dia os sites e as redes sociais são muito utilizados pelas equipes de marketing. Através deles é possível obter muitos dados e informações sobre clientes, público-alvo, mercado e concorrência.

Na análise dos concorrentes pelas redes sociais e sites, você precisa atentar-se aos elementos que marcam a presença digital da marca. Tente observar qual o tipo de linguagem utilizado, quais técnicas estão presentes e como os concorrentes tentam conquistar seu público.

Outros elementos que não podem faltar em sua pesquisa e coleta de informações e dados é o número de seguidores em cada rede social, o engajamento das pessoas com os posts, e os tipos e frequência das publicações.

3. Investimentos em publicidade

Você também pode analisar sua concorrência no mercado veterinário através dos investimentos das empresas concorrentes em publicidade. Verifique quais são os veículos em que ela anuncia e quais são as estratégias da empresa.

É importante identificar e coletar quais são os focos das campanhas e os formatos. Preste atenção se são anúncios gratuitos ou pagos e anote tudo o que coletar de forma bem organizada e clara.

Dessa forma, você tem a possibilidade de encontrar qual a posição da sua empresa em comparação com as outras e quais são as vantagens e fraquezas de cada um de seus concorrentes.

4. Avaliações e comentários

A internet e seus usuários proporcionam muita informação sobre as empresas sem precisar de muita pesquisa. Ao analisar os concorrentes em sites de venda, fóruns, Reclame Aqui, entre outros, você pode coletar mais dados imprescindíveis para o seu negócio veterinário.

Analise as notas que as empresas concorrentes receberam, quais são as críticas e elogios que constam. Verifique qual o comportamento de cada uma delas, se elas respondem aos comentários e avaliações. Depois compare os resultados com os de sua empresa.

5. Mídias tradicionais

Muitas empresas ainda anunciam nas mídias tradicionais, como jornais impressos, revistas, rádio e televisão. Para conseguir coletar as informações sobre os seus concorrentes nesses veículos você pode contratar um clipping de notícias.

Através do clipping de notícias é possível não só analisar as informações e aparições das empresas concorrentes, como também, as de sua marca.


Portanto, ao utilizar algumas dessas 5 formas de analisar a concorrência no mercado veterinário, você pode entender mais sobre o lugar de sua marca em comparação aos de seus concorrentes. Comece agora mesmo!

E, se quiser ir além, não deixe de aplicar os dados coletados em uma análise SWOT para sua clínica veterinária ou petshop!



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