Quem entende o mínimo sobre administrar uma empresa sabe que a expressão “tempo é dinheiro” faz todo sentido no mundo dos negócios. Mas, na prática, pode ser um desafio gerenciar…

Como aumentar a produtividade em seu estabelecimento veterinário?

Publicado em 23/10/2019 | Atualizado em 23/10/2019

Quem entende o mínimo sobre administrar uma empresa sabe que a expressão “tempo é dinheiro” faz todo sentido no mundo dos negócios. Mas, na prática, pode ser um desafio gerenciar todos os aspectos de uma empresa ao mesmo tempo que otimiza suas operações.

Então, como aumentar a produtividade em seu estabelecimento veterinário?

Muitos proprietários de pet shops e clínicas veterinárias acreditam que um estabelecimento movimentado representa um negócio de sucesso. Entretanto, essa é uma ideia errada e, na realidade, a baixa produtividade pode interferir diretamente no quanto uma empresa é bem-sucedida no mercado pet.

Não é difícil entender o porquê. Considere que, quanto menos tempo você e sua equipe gastam para executar as tarefas diárias, mais tempo vocês terão para focar em outros aspectos importantes. Consequentemente, maiores serão as chances de aumentar o faturamento.

Aqui estão algumas dicas de como aumentar a produtividade em sua clínica veterinária, pet shop ou qualquer estabelecimento na área. Confira:

Estabeleça metas e compartilhe os resultados

Pode parecer simples, mas muitos estabelecimentos não atingem todo o seu potencial simplesmente porque não possuem objetivos claros. Por isso, o primeiro passo para aumentar a produtividade do seu pet shop ou clínica veterinária é estabelecer metas.

Isso é válido para qualquer área da empresa, incluindo venda de produtos, atendimentos, organização etc. Um exemplo de meta: aumentar a venda de produtos de pulgas e carrapatos em 15% nos próximos 6 meses.

É importante que toda a equipe conheça as metas e trabalhe em sintonia para alcançá-las. Além disso, sempre compartilhe os resultados. Isso faz com que todos se sintam motivados e vejam como seus esforços estão valendo a pena.

Powered by Rock Convert

Faça o planejamento do dia a dia

Em qualquer livro ou artigo na internet que fale sobre produtividade você verá dicas sobre o planejamento diário. Isso não acontece por acaso. Começar o dia com uma lista de tudo que precisa ser executado é fundamental para orientar as atividades durante o dia e ainda evita a procrastinação.

Para isso, separe alguns minutos para listar tudo que precisa ser executado ao longo do dia. De preferência, organize as tarefas pela urgência. No final do expediente, avalie como foi o desempenho, isto é, quais tarefas foram cumpridas, quais não foram feitas e os motivos.

Mantenha os documentos acessíveis

Cansado de perder tempo buscando documentos em pilhas de papéis? Já passou da hora de ter documentos digitais em seu estabelecimento veterinário. Essa prática é capaz de aumentar a produtividade do negócio de forma surpreendente.

A justificativa é simples: o trabalho flui mais rapidamente quando você tem todos os arquivos no computador (como os registros médicos dos animais, por exemplo) acessíveis para todos os profissionais.

Os documentos digitais economizam espaço, suprimentos, tempo para pesquisar determinado item e mantêm o ambiente organizado. Essa é uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer para melhorar a produtividade em seu estabelecimento veterinário na prática.

Otimize a gestão

Todas as dicas acima são ainda mais eficazes quando você utiliza as ferramentas tecnológicas a seu favor. Com a ferramenta certa, é possível integrar todas as áreas da prática veterinária, unindo o lado clínico e comercial.

Assim, um software de gestão para veterinários, como o BensVET, ajuda a economizar tempo, dinheiro e ainda melhora o atendimento aos clientes.


Gostou das dicas para melhorar a produtividade em seu estabelecimento veterinário? Seguindo as orientações você vai perceber como o aumento na eficiência gera uma série de benefícios, incluindo melhoria na motivação dos funcionários, melhor atendimento aos clientes e maior faturamento na prática.

Para aproveitar o desempenho do seu estabelecimento ao máximo, conheça agora o software de gestão veterinária BensVET e aumente a sua produtividade!

Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2019