A área e equipe de recepção de uma clínica veterinária é muito importante para que os tutores e pets sintam-se confortáveis enquanto aguardam o atendimento. Manter os clientes felizes é…

8 dicas para melhorar a recepção na sua clínica veterinária

Publicado em 27/01/2021


A área e equipe de recepção de uma clínica veterinária é muito importante para que os tutores e pets sintam-se confortáveis enquanto aguardam o atendimento. Manter os clientes felizes é um passo fundamental para o sucesso de sua clínica veterinária!

Por isso existem diversos fatores que contribuem para uma recepção excelente. Basta pensar, planejar e colocar em prática cada um dos pontos. Assim, com certeza a possibilidade de sua clínica ser bem-sucedida aumentará bastante.

E, como todos sabemos, a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, é importante ter essa frase em mente e fazer de tudo para que a experiência do cliente na clínica seja excepcional.

Então aproveite agora mesmo as 8 dicas para melhorar a recepção na sua clínica veterinária que preparamos para fazer seu negócio veterinário decolar!

1.Disposição dos produtos na prateleira

Um dos primeiros lugares que os clientes prestam atenção na recepção da clínica veterinária são as prateleiras, balcões e os produtos em cima deles. Por isso, a disposição e organização dos produtos é extremamente importante!

Procure manter produtos bem conceituados no mercado e deixe-os organizados e visíveis. Atente-se também para não deixar as prateleiras muito lotadas ou vazias, assim você mantém uma boa impressão.

Se os produtos estiverem à venda, pense em deixar os preços visíveis para aumentar as chances de vendas e facilitar a compra.

2. Mantenha o ambiente limpo

Pior do que a desorganização é a sujeira. Essa precisa ser evitada o máximo possível em sua clínica veterinária. Mantenha o ambiente sempre bem ventilado e limpo.

A higienização precisa ser realizada de forma constante e correta. Por isso tome cuidados especiais com o armazenamento de comida e medicamentos, a fim de evitar bolores, mofos e odores ruins.

Esteja atento também a qualquer sujeira que os pets venham a fazer no ambiente de recepção, como fezes, urina ou ainda marcas de patas no chão ou paredes.

3. Deixe a recepção com aroma agradável

É imprescindível prezar também pelo aroma do local. Quanto mais cheirosa a recepção, mais bem-estar causará nos tutores e pets.

Há várias formas de manter o aroma agradável. Para começar convém que o ambiente esteja limpo e seja em um local bem ventilado. Além disso, é possível utilizar produtos variados como aromatizadores de ambientes, por exemplo.

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Lembre-se que é importante usar produtos aromáticos naturais e que não causam incômodos aos pets e aos tutores.

4. Ofereça café aos tutores

Bons anfitriões sempre recebem com um cafézinho e essa prática é vista com bons olhos pelos clientes. Pensando nisso, oferecer café aos tutores pode ser um diferencial da sua clínica veterinária.

Como é uma prática nem sempre utilizada, sua clínica pode destacar-se diante de um mercado tão competitivo quanto o veterinário. Desse modo, não deixe de receber bem os tutores oferecendo café para melhorar suas experiências.

Uma opção extra é ter um espaço de lanchonete, onde os tutores podem se acomodar e apreciar algum tipo de alimentação rápida no local.

5. Coloque brinquedos para os pets

Além de pensar nos tutores, para a recepção de sua clínica ser ótima, os pets não podem ser esquecidos. Procure criar ambientes para os pets descansarem e disponibilize brinquedos para eles ficarem distraídos.

Lembre-se de colocar brinquedos específicos para cada animal atendido por sua clínica veterinária. Assim, nenhum ficará de fora e os tutores ficarão muito felizes com o atendimento de sua empresa.

6. Cuide da estrutura física de sua clínica veterinária

Outro ponto que não pode ser negligenciado é a estrutura física de sua clínica. Conheça o decreto sobre estrutura veterinária e cumpra as necessidades exigidas por lei.

Tome cuidado para não deixar um espaço muito pequeno reservado para a recepção. Pois, locais muito pequenos podem causar desconforto para os pets, tutores e colaboradores.

7. Planeje a decoração da recepção

Uma boa recepção precisa ter uma decoração apropriada. Sendo assim, planeje as cores que serão utilizadas, utilize cores claras que transmitam tranquilidade. Evite cores escuras que podem causar estresse, como preto, marrom, amarelo e vermelho.

Garanta uma boa iluminação para o ambiente que orne com as cores e objetos decorativos. Nas paredes você pode colocar quadros com fotografias de tutores com seus pets que transmitam a boa relação entre animais de estimação e seus cuidadores humanos.

8. Treine os colaboradores

Treinar os colaboradores para que eles ofereçam um bom atendimento padronizado é fundamental. É importante que eles estejam preparados para lidar com diferentes perfis de clientes e situações diversas.

Os colaboradores precisam ser pacientes e calmos para não estressar os tutores e animais. A empatia no momento do atendimento é algo que não pode faltar em sua clínica!


Portanto, agora que você conhece as 8 dicas para melhorar a recepção na sua clínica veterinária não deixe de utilizá-las e potencializar sua relação com os seus clientes!



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