Estamos vivendo uma das maiores crises sanitárias da história da humanidade. Junto com ela sabemos que a crise econômica e social já está afetando a vida de quem tem uma…

Como aplicar a análise SWOT para sua clínica veterinária ou petshop?

Publicado em 07/04/2021 | Atualizado em 08/04/2021


Estamos vivendo uma das maiores crises sanitárias da história da humanidade. Junto com ela sabemos que a crise econômica e social já está afetando a vida de quem tem uma clínica ou petshop, não é mesmo?

Em momentos como esse de crise é fundamental nos reinventarmos para passar por esse difícil período com o mínimo de impacto possível.

E, para isso acontecer, é extremamente necessário avaliar o seu negócio e identificar quais são os aspectos que devem ser melhorados, assim como, quais são os gastos que devem ser cortados.

Pensando nisso, hoje explicaremos o que é o SWOT. Nesse artigo você aprenderá como aplicar a análise SWOT para sua clínica veterinária ou petshop. Acompanhe!

O que é a análise SWOT?

Para transformar a crise em oportunidade você precisa conhecer e aprender a aplicar a análise SWOT em seu negócio veterinário. Você conhece e sabe o que é o SWOT?

A análise SWOT (ou ainda, análise FOFA em português – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta de marketing e planejamento imprescindível para identificar quais são os pontos fortes e pontos fracos do seu empreendimento.

Ao aplicar a análise SWOT em seu negócio veterinário você pode aprender mais sobre a sua gestão e fica mais próximo de tudo o que acontece de positivo e negativo. Conheça os inúmeros benefícios da aplicação dessa ferramenta a seguir.

Benefícios na aplicação do SWOT

Existem muitas vantagens e benefícios em utilizar o SWOT em sua clínica veterinária ou petshop.

Através da análise SWOT você consegue conhecer mais sobre o seu negócio, inclusive, aprendendo sobre qual o posicionamento dele no mercado veterinário.

A ferramenta de marketing possibilita um conhecimento estratégico que contribui bastante para as tomadas de decisões. Com esse conhecimento é possível fixar novas oportunidades de negócio, avaliar o impacto das crises e ameaças.

Dessa forma, ao fazer a análise SWOT, você fica mais bem preparado para vencer obstáculos e garantir bons resultados.

Como fazer a análise SWOT em seu negócio veterinário?

Agora que você já sabe mais sobre essa importante ferramenta de marketing, vamos dar dicas para você realizar a análise SWOT. Confira!

Análise de fraquezas

Você pode começar fazendo um levantamento das atuais fraquezas de seu negócio. É importante que ao longo desse processo você faça respostas bastante sinceras para as seguintes perguntas:

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  • Meus clientes estão satisfeitos com os horários de atendimento disponíveis?
  • Tenho serviço de atendimento e entrega em domicílio?
  • Os canais de atendimento são eficientes?
  • Entro em contato rapidamente com os meus clientes para divulgar os resultados de laboratório?
  • Minha equipe de colaboradores é boa tecnicamente?
  • Quais são as vantagens que oferecemos aos nossos clientes em comparação com as outras clínicas veterinárias ou petshops?

Então, após responder aos questionamentos com sinceridade, você deve avaliar quais são as fraquezas de seu empreendimento e pensar em como melhorá-las.

Dica extra: Não se prenda apenas às perguntas acima. Aumente os questionamentos a fim de identificar todas as fraquezas que sua empresa possui.

Análise de pontos fortes

Após conhecer quais são suas fraquezas, agora é hora de aprender sobre os pontos fortes de seu negócio. Para isso, você precisará responder alguns questionamentos como:

  • Como está a reputação da empresa?
  • Meus colaboradores são conhecidos como referência no mercado veterinário?
  • Minha clínica veterinária ou petshop possui alto prestígio?
  • Como estão os comentários e avaliações dos clientes sobre os serviços e produtos?

Desse modo, com as respostas você pode identificar quais são os principais pontos fortes de sua empresa que devem ser mantidos.

Análise de ameaças

O próximo passo da análise SWOT é avaliar quais são as ameaças atuais e futuras para o seu empreendimento.

Por exemplo, atualmente a crise de COVID-19 é uma enorme ameaça para diversos setores de mercado. Muitos pequenos, médios e grandes negócios estão sendo bastante afetados por conta da crise sanitária.

Sendo assim, você pode começar pensando nessa ameaça e continuar listando quais são todas as outras que podem afetar sua clínica ou comércio.

Análise de oportunidades

O último passo da sua análise SWOT é avaliar quais são as oportunidades que o ambiente externo oferece em benefício do seu negócio.

Pode parecer difícil encontrar oportunidades em momentos de crise, contudo elas nunca deixam de existir e precisarão ser exploradas para que seu negócio veterinário cresça.

Por exemplo, hoje muitas pessoas estão preferindo não sair de casa para fazer suas compras, incluindo as compras e prestações de serviço para os seus pets.

Assim, uma forma de venda online e entrega em domicílio poderia ser uma grande oportunidade para o seu negócio se destacar e sair na frente dos demais.


Agora que já levantou suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades você tem muito material para trabalhar!

Trace planos a fim de destacar suas forças para os clientes, reduzir os seus pontos de fraqueza, diminuir os riscos se preparando para as ameaças e criando ações ou adaptando seu serviços e produtos para as oportunidades encontradas.

Esperamos que com esse conhecimento em mãos sobre como aplicar a análise SWOT para sua clínica veterinária ou petshop você possa aproveitar as oportunidades e vencer todas as ameaças!



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