Uma das responsabilidades mais importantes de um gestor de clínica veterinária ou pet shop é preparar, treinar e motivar a equipe veterinária. Sem colaboradores engajados é impossível oferecer um atendimento…

5 passos para treinar e motivar sua equipe veterinária

Publicado em 17/03/2020

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Uma das responsabilidades mais importantes de um gestor de clínica veterinária ou pet shop é preparar, treinar e motivar a equipe veterinária. Sem colaboradores engajados é impossível oferecer um atendimento de alto nível aos pets e tutores. Além disso, os profissionais precisam ser capacitados para contribuir com o crescimento da empresa.

Mas, afinal, como treinar e motivar uma equipe veterinária?

Ao pensar em maneiras de incentivar a sua equipe a alcançar melhores resultados, as recompensas financeiras podem ser importantes. Contudo, aumentos salariais e bônus aumentam a motivação apenas a curto prazo. Ou seja, pouco tempo depois, você terá que pensar em outras formas de manter as pessoas engajadas.

Para resolver isso, reunimos os 5 passos essenciais para treinar e motivar sua equipe veterinária e, principalmente, para mantê-los felizes por muito mais tempo. Vamos ao conteúdo?

1. Coloque-se no papel de aprendiz

Manter os profissionais atualizados sobre as novidades do mercado veterinário e capacitá-los para aumentar a qualidade dos atendimentos é essencial para manter uma empresa competitiva e lucrativa no mercado.

Porém, antes de exigir isso dos colaboradores, o gestor de clínica veterinária precisa dar o exemplo e se colocar no papel de aprendiz. Portanto, busque cursos, treinamentos e leia conteúdos relacionados a negócios veterinários.

Enfim, mantenha seus conhecimentos atualizados. Assim, ao ver que o líder se esforça para tornar-se um profissional melhor, automaticamente o restante da equipe se sentirá incentivado.

2. Capacite a equipe

O mercado veterinário é bem dinâmico e as necessidades da empresa também podem mudar com o tempo. Dito isso, é de se esperar que os profissionais acompanhem essa evolução, não é mesmo?

Portanto, podemos afirmar com toda certeza que não tem como treinar e motivar sua equipe veterinária sem buscar capacitação. É válido investir em todo tipo de qualificação profissional para os colaboradores, seja em cursos, congressos, palestras etc.

Incentivar a capacitação da equipe é um dos passos essenciais para gerar bons negócios, manter a competitividade no mercado e se destacar dos concorrentes.

3. Explore as habilidades do bom atendimento

Oferecer um bom atendimento aos animais e tutores é essencial para qualquer negócio veterinário se manter no mercado, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.

E então, o seu negócio (seja uma clínica veterinária, hospital, pet shop etc) incentiva o bom atendimento? Um dos passos para conseguir a excelência no atendimento em seu estabelecimento é explorar as seguintes habilidades dos colaboradores:

  • Disposição para ouvir o cliente;
  • Desenvoltura para lidar com situações difíceis e resolver problemas;
  • Honestidade;
  • Agilidade no atendimento ao cliente;
  • Trabalho em equipe.

4. Ofereça feedbacks

Muitas pessoas acham que o melhor a se fazer para motivar os colaboradores é tolerar coisas que não estão funcionando para evitar essas conversas. Contudo, isso é um grande erro.

Na verdade, oferecer feedbacks é um dos principais fatores para manter uma equipe motivada e em busca de melhores resultados. Por isso, procure ser honesto e demonstre sua opinião educadamente.

Dar um feedback quando um funcionário faz algo errado serve como uma oportunidade de enxergar a falha e corrigir da próxima vez.

E quem não gosta de feedbacks positivos? Diversas pesquisas mostram que o reconhecimento por suas realizações causam emoções positivas que se refletem no trabalho.

5. Desafie a equipe a criar e alcançar metas

Uma das estratégias mais efetivas para treinar e motivar sua equipe é traçando metas para negócios veterinários, sejam diárias, semanais ou mensais (desde que sejam alcançáveis, claro). As metas podem ser financeiras ou até mesmo mais subjetivas, como nível de satisfação dos clientes.

A explicação para isso é simples: ter metas incentiva os colaboradores a alcançarem todo o seu potencial e estimula o crescimento no ambiente de trabalho.


Esses foram os principais passos para treinar e motivar sua equipe veterinária. Agora, experimente aplicar as dicas no dia a dia da sua clínica veterinária ou pet shop e veja os benefícios!

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