Quando você tem um empreendimento é fundamental investir em aspectos que facilitem o seu sucesso, não é mesmo?

E em uma área tão competitiva quanto a veterinária, descobrir e criar diferenciais…

Como criar um diferencial competitivo para clínica ou hospital veterinário?

Publicado em 02/12/2020 | Atualizado em 01/12/2020

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Quando você tem um empreendimento é fundamental investir em aspectos que facilitem o seu sucesso, não é mesmo?

E em uma área tão competitiva quanto a veterinária, descobrir e criar diferenciais competitivos pode ser o motivo para seu empreendimento decolar ou declinar.

Como ninguém quer ver seu próprio negócio falir ou ter dificuldades em atingir bons resultados, é imprescindível saber quais estratégias e planejamentos utilizar.

Pensando nisso, neste post, apresentaremos o conceito de diferencial competitivo, mostraremos sua importância e vamos ajudá-lo como criar um diferencial competitivo para clínica ou hospital veterinário, citando alguns exemplos. Aproveite!

O que é diferencial competitivo?

Apesar de ser um termo bastante utilizado entre empreendedores, muitas pessoas não sabem o que é o diferencial competitivo. Por isso, aqui vamos ajudá-lo a familiarizar-se com esse conceito.

O diferencial competitivo é conjunto de atributos que torna uma empresa única. Estes atributos são vantagens e benefícios que proporcionam aos clientes satisfação e sensação de exclusividade ao escolher pela sua clínica ou hospital veterinário.

Diante de um mercado com tantos concorrentes, como o mercado pet, é o diferencial competitivo de sua empresa que vai fazer com que os clientes optem pelos seus produtos e serviços.

Sendo assim, ter alguns diferenciais competitivos é o que faz seu negócio destacar-se na frente de seus concorrentes.

Por quê ter um diferencial competitivo é importante?

Para ter sucesso com sua clínica ou hospital veterinário é bastante importante despontar-se em meio à alta competitividade que existe na área veterinária, certo?

Por isso que ter um diferencial competitivo é tão importante para o sucesso de seu negócio!

Através dos diferenciais competitivos fica muito mais fácil que os clientes conheçam o seu empreendimento.

E, diante de tantas vantagens e benefícios exclusivos que você pode oferecer, também fica mais fácil melhorar o relacionamento com os seus clientes e fidelizá-los.

Dessa forma, as suas vendas tendem a aumentar, assim como, a boa reputação de seu empreendimento. Possibilitando assim, o alcance de metas e objetivos.

Como encontrar diferenciais competitivos para a sua clínica ou hospital veterinário?

Então, vamos lá! Agora que você já entendeu o conceito de diferencial competitivo e sabe sobre sua importância, chegou a hora de encontrar diferenciais para a sua clínica ou hospital veterinário. Confira abaixo!

Crie um bom relacionamento com seus clientes

Não existe nenhum negócio que alcança o sucesso sem um bom relacionamento com os seus clientes. E, existem várias formas de investir em uma boa relação.

Para começar, procure acompanhar o que seus clientes pensam e dizem sobre seus produtos e serviços. É importante saber se eles estão satisfeitos e, caso a resposta seja negativa, tente identificar e melhorar os motivos que causam insatisfação.

Este mesmo método pode ser aplicado em seu atendimento ao cliente. Avalie seu tempo de resposta, mantenha-se presente, respondendo sempre as mensagens e comentários.

Portanto, é importante estar disponível para escutar e comunicar-se com os seus clientes.

Tenha uma ótima equipe de colaboradores

Como vimos, ter um bom relacionamento com aqueles que compram seus produtos e utilizam os seus serviços é imprescindível. E, para isso acontecer, é bastante importante ter uma boa equipe de colaboradores que realizará um atendimento com excelência.

Ao prezar por um atendimento eficiente todos se beneficiam, sendo assim, escolha os melhores profissionais no processo seletivo, treine sua equipe e realize reciclagens. Outro ponto que vale investir é na padronização de atendimento.

Além disso, para manter o alto nível de atendimento em sua clínica ou hospital veterinário, esteja presente e alerta, facilitando a comunicação interna e identificação de falhas.

Mantenha sua equipe motivada

Quando você tem uma ótima equipe de colaboradores já facilita bastante o processo de relacionamento e fidelização. No entanto, não adianta contratar os melhores profissionais se você não mantê-los sempre motivados para continuarem com um bom desempenho.

Desse modo, invista em seus colaboradores para que eles fiquem satisfeitos e bem motivados. Ofereça salários compatíveis com o mercado, disponibilize benefícios e crie um bom plano de carreira.

Assim, seus funcionários estarão engajados na busca pelos melhores resultados, contribuindo imensamente para o sucesso de seu empreendimento.

Realize um bom atendimento pós-venda

Um diferencial competitivo que não deve deixar de existir é um bom atendimento pós-venda. Este atendimento deve ser um acompanhamento após a realização de uma venda para o seu cliente, seja de produtos ou serviços.

Portanto, entre em contato com o seu cliente para escutá-lo e saber se ele ficou satisfeito com a compra ou serviço. Demonstre que a opinião dele é extremamente importante para a sua empresa, fazendo com que ele se sinta exclusivo e especial.


Além desses exemplos, você pode identificar outros diferenciais competitivos específicos para o seu público-alvo, como um produto ou serviço em especial que difere o seu negócio da maior parte dos seus concorrentes.

Então agora é com você! Basta colocar em prática os exemplos que demos aqui sobre como criar um diferencial competitivo para clínica ou hospital veterinário. Bons negócios!


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