Avaliar o desempenho de venda de sua clínica veterinária é fundamental para entender se suas metas empresariais e objetivos financeiros estão sendo alcançados.

Mas nem todo empreendedor sabe se os resultados…

5 indicadores de resultado (KPIs) para sua clínica veterinária

Publicado em 26/08/2020

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Avaliar o desempenho de venda de sua clínica veterinária é fundamental para entender se suas metas empresariais e objetivos financeiros estão sendo alcançados.

Mas nem todo empreendedor sabe se os resultados estão de acordo com o planejamento financeiro e estratégico de sua empresa, não é mesmo?

Uma ótima maneira de começar a obter essas informações é através da utilização de indicadores de resultado.

Pensando nisso, vamos abordar neste post 5 indicadores de resultado (KPIs) para sua clínica veterinária. Então aproveite!

O que são indicadores de resultado (KPIs)?

A sigla KPI vem do termo, em inglês, Key Performance Indicator, que significa indicadores-chave de resultado. Os indicadores de resultado são métricas que ajudam na avaliação dos dados de desempenho de sua clínica veterinária.

Com estes indicadores KPI, você faz a gestão de seu negócio e consegue tomar decisões estratégicas baseado em dados reais de desempenho.

A utilização dos KPI é fundamental para realizar ações de acordo com as suas metas e evitar prejuízos financeiros.

Sendo assim, os indicadores de resultado são ferramentas extremamente importantes para o sucesso de seu negócio veterinário.

Principais indicadores de resultado

Vamos conhecer os principais indicadores de resultado (KPIs)? Acompanhe a seguir e prepare-se para sua análise de desempenho!

1. Quantidade de clientes

Os clientes são fundamentais para manter a sua clínica veterinária em atividade. Por causa disso, eles são um dos aspectos que devem constar na sua avaliação de resultado.

Verifique qual a quantidade de clientes que você atende em sua clínica. Procure manter os dados e os cadastros de clientes sempre atualizados. Assim, é possível extrair dados que contribuam para a melhoria de seu atendimento.

Aprenda a conhecer quais são as preferências de seus clientes, porque eles optaram pela sua clínica veterinária e avalie a frequência de retorno de cada um deles.

Para ajudá-lo você pode utilizar o software veterinário BensVET. Com ele você obtém relatórios precisos de sua clínica, cria e monitora sua agenda de atendimento e assim, facilita o processo de fidelização de seus clientes.

2. Satisfação de clientes

Dando continuidade ao bom relacionamento com o seu cliente convém realizar pesquisas de satisfação com cada um deles.

Para isso, determine uma data fixa para aplicar as pesquisas e avalie constantemente os dados para efetuar as melhorias necessárias.

As pesquisas de satisfação são indicadores de resultado que auxiliam bastante no sucesso de sua clínica veterinária.

3. Taxa de conversão em vendas

A taxa de conversão em vendas também é uma métrica que pode ajudá-lo na análise de desempenho de seu empreendimento.

Para chegar na taxa de conversão você pode calcular do número de clientes que conhecem sua clínica quantos deles adquirem seus produtos ou serviços.

Você também pode avaliar considerando o número de clientes que foram atendidos e a quantidade de vendas que foram efetivadas.

Com os dados obtidos é possível investir na resolução dos problemas, visando o alcance das suas metas. Por exemplo, se identificar que o problema da taxa de conversão em vendas é o mal atendimento da sua equipe, você pode realizar pesquisas de satisfação interna para saber se os seus funcionários estão motivados.

Caso você identifique insatisfação de seus colaboradores, invista em benefícios, programas de incentivo e treinamentos de reciclagem. Assim, você melhora o clima interno de sua clínica e, consequentemente, aumenta a taxa de conversão em vendas.

4. Curva ABC de produtos e serviços mais vendidos

Outro indicador de resultado que pode contribuir bastante para a avaliação de sua clínica é a elaboração da curva ABC de produtos e serviços.

Para fazer a curva ABC, você deve organizar o seu estoque, classificando os seus produtos de acordo com a ordem de relevância em vendas.

Essa organização e classificação permitirá que você visualize com mais facilidade quais são os produtos preferidos dos seus clientes. Dessa forma, é possível investir em novos produtos apropriados ao seu público-alvo, ao mesmo tempo que reduz o investimento em itens que não são atrativos.

5. Porcentagem de lucro

Saber qual é a porcentagem de lucro de seu negócio veterinário é fundamental para renovar seu planejamento financeiro e identificar se as metas estão sendo alcançadas.

É importante destacar que o lucro não é apenas o valor faturado na venda de serviços e produtos, mas também, os valores que sobram em seu caixa todos os meses.

Ao saber a porcentagem de lucro, você consegue identificar quais gastos podem ser cortados e quais ações podem ser criadas para aumentar o faturamento.


Agora é hora de colocar em prática. Utilize as informações que demos aqui sobre os 5 indicadores de resultado (KPIs) para sua clínica veterinária e comece agora a trabalhar nas próximas metas!


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