10 melhores dicas para negociar com fornecedores veterinários
[ssba-buttons]
Aprender a negociar com fornecedores veterinários é uma das principais habilidades que merecem a atenção de um bom empreendedor da área veterinária.
Existem diversas estratégias para realizar uma negociação mais eficiente com fornecedores. E, ao realizá-las, você pode melhorar sua gestão de compras e gerenciamento financeiro.
As vantagens de uma boa condução de negociação são inúmeras e apresentaremos algumas delas aqui.
Então, confira agora mesmo a lista que preparamos com as 10 melhores dicas para negociar com fornecedores veterinários, assim como, as vantagens em fazer a negociação!
Vantagens na negociação com fornecedores veterinários
Conduzir uma boa negociação com os fornecedores veterinários é bastante vantajoso, pois traz diversas vantagens para o seu empreendimento.
A primeira vantagem que abordaremos aqui é tornar sua empresa mais competitiva, uma vez que ao adquirir os produtos com melhores preços e prazos, é possível melhorar também seu atendimento ao cliente e preço final dos produtos.
Outra vantagem para seu negócio veterinário é um gerenciamento financeiro mais eficaz, aumentando sua lucratividade e diminuindo custos.
Mas existem outras vantagens que você conhecerá na prática após a aplicação das dicas que preparamos aqui para você. Saiba mais a seguir!
Dicas de como negociar com os fornecedores
Antes da negociação é fundamental que você realize pesquisas de mercado para conhecer bem os preços que costumam ser praticados e as condições de negociação. Tenha em mente o seu orçamento para a compra e limites financeiros estipulados.
A partir disso, você já está apto para seguir com a nossa lista de 10 melhores dicas para negociar com fornecedores veterinários.
1. Faça um planejamento de compra
Comece pelo planejamento de compra tendo em vista o quanto deseja gastar e o prazo ideal para o recebimento dos produtos. Com o planejamento de compra em mãos fica mais fácil iniciar sua negociação.
O BensVET é capaz de te ajudar com esse planejamento. Isso porque o sistema controla toda a gestão de estoque, validade dos produtos, fornecedores, tempo média de entrega e gera automaticamente uma lista de compras inteligente, usando como base todos os dados informados.
2. Evite compras urgentes
Para evitar fazer compras urgentes, é necessário ter bastante conhecimento prévio sobre o seu estoque e demanda. Ao evitar compras urgentes você facilita a negociação, pois amplia as possibilidades de descontos, melhor data de entrega, entre outros fatores.
3. Estabeleça parcerias
É importante para a negociação que você enxergue o fornecedor como um aliado e não como um adversário. Sendo assim, procurem chegar em consensos e parcerias que sejam benéficas para ambas as partes.
4. Utilize as tecnologias
Para evitar deslocamentos desnecessários e tornar o processo mais produtivo, utilize as tecnologias disponíveis para a negociação como canais de atendimento, reuniões por vídeo chamada e fechamento de contrato via assinaturas digitais.
Além disso, o ideal é que todas as informações de compras e entradas de estoques estejam registradas digitalmente em um sistema de gestão veterinária, como o BensVET. Assim você poderá consultar esses dados sempre que necessário para realizar as futuras negociações.
5. Exercite sua escuta
Saber escutar é um diferencial muito importante na hora de negociar com fornecedores veterinários. Ouça o que eles têm a dizer e direcione a conversa, articulando de forma que seja possível contemplar sua demanda.
6. Controle o lado emocional
Durante uma negociação é fundamental manter o lado emocional sob controle, para articular a conversa da maneira mais racional e profissional possível. Dessa forma, você ganha pontos para alcançar seus objetivos de compra.
7. Alinhe a visão de sua empresa com a do fornecedor
Lembre-se de alinhar a visão do fornecedor com a de sua empresa, para isso, exponha informações sobre sua área de atuação, mercado e especificidades. Assim, fica mais fácil fazê-lo entender o seu negócio veterinário e apresentar melhores ofertas.
8. Crie estratégias para pedir descontos
Para conseguir ganhar descontos em suas compras, é fundamental que você tenha um embasamento estratégico para não pedir reduções de preços fora da realidade do mercado. Então, conheça bem os preços praticados e negocie de forma estratégica.
9. Seja flexível
A melhor maneira de conseguir as ofertas almejadas é ser flexível em pontos menos importantes e firme nos pontos prioritários.
Tenha uma margem de negociação flexível, com algumas opções de preços e prazos. Desse modo, fica mais fácil que a negociação seja vantajosa para o seu negócio veterinário.
10. Tenha um plano B
É extremamente importante ter um plano B, para você não ficar refém da negociação com os fornecedores. Procure manter algumas alternativas para o caso da negociação não atingir os objetivos de sua empresa.
Assim, você não precisa ceder nos pontos que são mais importantes e pode até mesmo gerar alguma reação positiva do fornecedor, que buscará realizar ajustes para fechar o negócio com você.
Agora que você conhece as 10 melhores dicas para negociar com fornecedores veterinários, não deixe de treinar sua argumentação, fechar os melhores negócios de compra e diminuir os custos de sua empresa veterinária!
Aproveite e conheça mais sobre como o BensVET pode ajudar seu negócio veterinário na gestão de compras e controle financeiro. Solicite já uma demonstração 😉