O gerenciamento de estoque é algo essencial para o sucesso de qualquer negócio. Essa não é uma novidade e é bem provável que você já saiba que precisa manter o…

5 vantagens de manter o estoque veterinário organizado

Publicado em 30/10/2019

O gerenciamento de estoque é algo essencial para o sucesso de qualquer negócio. Essa não é uma novidade e é bem provável que você já saiba que precisa manter o estoque veterinário organizado. Porém, com a rotina corrida em pet shops ou clínicas veterinárias, é comum que essa questão fique de lado.

Se esse é o seu caso, está na hora de mudar essa realidade. Afinal, ter um estoque organizado é muito mais do que saber quantos produtos estão disponíveis na prateleira. Um controle de estoque eficiente influencia diretamente no faturamento do seu negócio veterinário.

Ainda tem dúvidas? Então acompanhe as principais vantagens de manter o estoque veterinário organizado e se surpreenda com as possibilidades!

1. Potencializa as vendas

Você já perdeu uma venda simplesmente porque o estoque do produto estava esgotado? Posso apostar que sim, afinal, todos os negócios estão sujeitos a isso. No entanto, quando a falta de mercadorias é recorrente, isso pode ser tornar um problema mais grave, afastando os clientes.

Felizmente, um controle de estoque eficiente é a melhor maneira de evitar o problema. O gerenciamento de estoque mantém um registro da demanda dos clientes e transforma essas informações em pedidos inteligentes e eficientes.

Em outras palavras, é possível investir nos produtos que são mais vendidos, criar promoções para vender os itens com baixa procura, criar campanhas para fidelizar os clientes, dentre outras estratégias de venda que poderão beneficiar seu negócio veterinário.

2. Otimização do espaço físico

Outra vantagem de ter um estoque veterinário organizado é a otimização do espaço físico, principalmente em pequenos negócios onde a área de armazenamento é reduzida e bastante limitada.

Muitas pessoas optam por separar as mercadorias por categorias, colocar os itens mais vendidos em locais de fácil acesso, dentre outras maneiras.

De qualquer forma, uma coisa é fato: quanto melhor o gerenciamento de estoque, menor será o espaço necessário para armazenar os produtos. Consequentemente, melhor será a organização do espaço físico do seu negócio veterinário.

Pensa que acabou por aí? Outra vantagem é que um ambiente organizado agiliza o atendimento e mantém os clientes satisfeitos. Afinal, eles sempre encontrarão com facilidade os produtos que desejam.

Powered by Rock Convert

3. Maior controle dos prazos de validade

Imagine precisar descartar dezenas de produtos todas as semanas simplesmente porque eles estão fora do prazo de validade. Isso é sinônimo de prejuízo e uma situação totalmente inviável para os negócios.

A boa notícia é que um bom software de gestão, como o BensVET, possibilita maior controle dos prazos de validade das mercadorias. Assim, você pode ficar de olho nos itens que estão próximos da data de vencimento e, principalmente, pode criar estratégias para estimular a venda dentro do prazo de validade.

Você pode ter certeza: Controlar melhor seu estoque fará você ter uma grande economia.

4. Facilita o planejamento financeiro

Pela leitura dos itens acima você deve ter percebido como o controle de estoque está diretamente ligado ao sucesso de um negócio. Se isso ainda não estava claro, agora você pode ter a certeza disso!

Manter o estoque veterinário organizado facilita – e muito – o planejamento financeiro do seu negócio. Quando você tem um gerenciamento de estoque eficiente é possível ter dados valiosos que são úteis para tomar decisões mais precisas. Se você sabe exatamente o que está disponível no estoque, é possível planejar as próximas compras com maior precisão.

Com um software de gestão, o planejamento financeiro pode ir mais além. Por exemplo, se você tem um relatório preciso de oferta e demanda dos últimos meses, você pode prever uma tendência de vendas, oferecendo uma ótima vantagem competitiva.

5. Permite a negociação com fornecedores

Ter um estoque veterinário organizado significa que você conhece bem os itens que estão nas prateleiras e tem uma previsão de vendas. Tais informações são valiosas, permitindo que você aumente o poder de negociação com fornecedores.

Mais especificamente, você poderá fazer pedidos com antecedência, obter mais descontos, negociar acordos comerciais mais favoráveis e analisar quais fornecedores têm as ofertas mais vantajosas para o seu negócio pet.

Manter o estoque organizado só traz vantagens

Para concluir, ter um estoque veterinário organizado possibilita diversas vantagens para o seu negócio. Não fazer compras desnecessárias, atender a demanda dos clientes, aumentar as vendas e economizar dinheiro com desperdícios são apenas algumas delas!

Se você quer mudar a realidade do seu estoque, não deixe de ler essas 6 dicas para organizar o estoque da sua clínica ou hospital veterinário.

Precisa de ajuda para manter seu estoque veterinário organizado? Então conheça as soluções que o software BensVET oferece para seu negócio veterinário ou pet shop!

Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2019