Saber definir o preço de venda do seu produto ou serviço é muito importante para o sucesso de sua clínica, não é verdade?

No entanto, muitos profissionais encontram várias dúvidas na…

5 pontos importantes de como definir o preço de venda do produto ou serviço de sua clínica

Publicado em 07/10/2019

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Saber definir o preço de venda do seu produto ou serviço é muito importante para o sucesso de sua clínica, não é verdade?

No entanto, muitos profissionais encontram várias dúvidas na hora de definir a forma mais apropriada de cobrar pelos seus serviços ou produtos.

Isso acontece pois existem diversos aspectos que devem ser levados em consideração antes de fechar seus preços finais.

E a definição do seu preço de venda ou de serviço é um dos aspectos mais importantes para que seu negócio decole.

Pensando nisso, hoje vamos abordar 5 pontos importantes de como definir o preço de venda do produto ou serviço de sua clínica!

Portanto, aproveite e aprenda com o conteúdo especial que selecionamos para você ser bem-sucedido com seu empreendimento veterinário!

1. Local de atendimento da sua clínica veterinária

O primeiro ponto que você precisa levar em consideração e incluir no cálculo do seu preço é o local de atendimento em que você vende seus produtos ou executa seus serviços.

Ele é um local próprio? Você paga aluguel? Quais são todos os custos com a manutenção do espaço de atendimento?

Você precisa colocar todos os gastos no papel: valor do aluguel, contas de luz, água, internet, salários dos colaboradores, entre outros.

Também é interessante definir qual o tempo de deslocamento de seus clientes para chegar até o seu estabelecimento ou clínica. Se o local de atendimento for em uma região central ou próxima de seu público-alvo, você pode definir preços mais altos.

Após chegar nos valores finais você já tem uma base muito importante para saber quanto cobrar por seus produtos e serviços. Mas ainda há outros pontos bastante importantes que devem ser considerados. Veja mais a seguir!

2. Custos de produção ou serviço veterinário

Quando você tem um negócio é fundamental que o lucro seja alto e os custos diretos e despesas fixas sejam baixos. Caso isso não ocorra, muitas vezes é necessário refazer os cálculos financeiros e verificar a viabilidade do seu negócio.

Afinal, uma empresa com lucros baixos ou inexistente pode acabar gerando bastante prejuízo. É o pesadelo de qualquer empreendedor, seja ele do ramo veterinário ou não!

Então, para evitar os prejuízos é imprescindível definir um preço de venda ou serviço apropriado. Para isso, você precisa calcular os custos de produção dos produtos ou de seu atendimento.

Considere os custos com materiais, ferramentas, tempo gasto na compra, tempo de produção, funcionários e hora de trabalho. Dessa forma, você terá um valor final que deverá ser compensado no seu preço.

Com o Sistema Veterinário BensVET, você pode facilmente calcular o preço final do produto com base no seu custo de compra. Basta ativar essa função e adicionar um percentual de margem de lucro que deseja obter. Assim, sempre que o valor de custo de compra mudar, o sistema irá alterar o valor de venda automaticamente, facilitando ainda mais a gestão de produtos em seu negócio veterinário.

3. Preço dos concorrentes no mercado veterinário

Um ponto extremamente importante e que não deve ser esquecido na hora de definir seu preço de venda ou serviço é o preço oferecido pelos seus concorrentes.

Antes de fixar um preço procure analisar seu segmento de mercado e principais concorrentes. Descubra quais são os preços que as outras empresas, clínicas e Pet Shops estão cobrando.

Assim, você poderá oferecer um preço competitivo para atingir suas metas e bons resultados.

4. Variáveis internas e externas

O seu preço de venda de produto ou serviço de sua clínica também deve ser definido de acordo com variáveis internas e externas.

Você pode utilizar algumas das variáveis abaixo como:

  • Concorrência
  • Estado atual da economia;
  • Taxa de desemprego e emprego;
  • Datas comemorativas;
  • Situação política local e global;
  • Novos produtos no mercado;
  • Novos hábitos de consumo;
  • Eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Analisar e adequar-se às variáveis internas e externas é bastante importante para que seu preço esteja sempre atualizado e coerente com o seu contexto e de seus clientes.

5. Demanda

Outro ponto que deve ser considerado antes da definição do preço de venda de seu produto ou serviço é a demanda de seu segmento mercadológico.

Avalie se a procura pelos seus produtos ou serviço executado é alta ou baixa. Assim, você poderá definir um preço adequado.

Para isso, é importante conhecer bem o seu negócio, seu segmento de mercado, nicho e público-alvo. Você pode contar com o auxílio de um software veterinário como o BensVET.

Com as ferramentas e dados que serão disponibilizados através dele, você conhecerá ainda mais os seus clientes e mercado. Dessa forma, será muito mais fácil ajustar os seus preços para mantê-lo sempre correto!

Quer conhecer mais sobre as funcionalidades do BensVET e como ele pode ajudar seu negócio veterinário? Solicite já uma demonstração e veja na prática como gerenciar seu empreendimento pode ser muito mais fácil!


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