Você já ouviu falar em jornada do consumidor, correto? Estar bem familiarizado com este termo pode fazer uma grande diferença em suas vendas.

É importante entender que nas relações comerciais existe…

Como definir a jornada do consumidor para clínicas veterinárias?

Publicado em 21/10/2020 | Atualizado em 20/10/2020

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Você já ouviu falar em jornada do consumidor, correto? Estar bem familiarizado com este termo pode fazer uma grande diferença em suas vendas.

É importante entender que nas relações comerciais existe um processo de compra pelo qual o consumidor passa antes da tomada de decisão.

Ao dominar o conhecimento acerca desse processo fica muito mais fácil criar suas estratégias e ações de vendas e marketing.

Portanto, aqui explicaremos sobre o que é o conceito, qual a sua importância e como definir a jornada do consumidor para clínicas veterinárias. Aproveite!

O que é a jornada do consumidor?

A jornada do consumidor ou, jornada de compra do consumidor, envolve todos os processos que o cliente atravessa desde o momento em que ele nota um problema ou uma necessidade até o momento em que ele realiza a tomada de decisão.

É importante focar sua atenção em seu público-alvo para entender mais adequadamente como funciona o processo de compra. No entanto, vale destacar, que a jornada do consumidor pode ser dividida em 4 etapas. São elas:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução
  • Decisão de compra

Na primeira fase, o cliente ainda não identificou o problema ou necessidade, apenas está começando a se interessar por determinado tema. Sendo assim, é um bom momento para captar sua atenção e fazê-lo perceber sua necessidade.

Na fase de reconhecimento do problema, o consumidor já está mais ciente em relação ao seu problema e começa a buscar soluções para a necessidade que foi gerada. Nesta etapa, normalmente ele realiza bastante pesquisar e passa a aprofundar-se nas soluções.

A terceira etapa é a consideração da solução, nela, o consumidor avalia qual é a melhor opção para sua necessidade. Por isso, é extremamente importante captar a atenção do cliente e criar um senso de urgência que o impulsione a escolher pelo o seu serviço.

Chegando, assim, à quarta etapa que consiste na decisão de compra. É o momento em que o consumidor acredita ter encontrado a escolha ideal e realiza a compra.

Todas essas etapas devem ser consideradas não só em suas estratégias de vendas, mas também, ser aplicadas no marketing tradicional e digital de sua clínica veterinária, como, por exemplo, durante a geração de conteúdo.

Qual a importância da jornada do consumidor para sua clínica veterinária?

Quando você busca aumentar a visibilidade de sua empresa e expandir suas vendas, é fundamental fazer uso do conhecimento sobre a jornada do consumidor.

É através da compreensão da jornada de compra do consumidor que você poderá direcionar seu público-alvo durante o processo até a tomada final de decisão, ou seja, até a compra.

Dessa forma, investir em processos e estratégias de marketing pensando na jornada do consumidor pode gerar os melhores resultados para sua clínica veterinária. Aumentando seu número de clientes e quantidade de vendas efetivadas.

Como criar e aplicar a jornada do consumidor nos negócios veterinários?

Agora que você já sabe o que é a jornada do consumidor e entende qual é sua importância, vamos para as aplicações práticas focadas no mercado veterinário? Acompanhe a seguir!

Aprendizado e descoberta

A princípio, é importante definir algumas personas para o seu público-alvo. Procure identificar quais são os problemas que estas personas podem ter e como sua clínica, com seus serviços e produtos, podem oferecer as soluções.

Essas primeiras identificações são fundamentais para prosseguir no processo de compra com o seu cliente.

Reconhecimento do problema

Nesta etapa, seu conteúdo de marketing digital deve ajudar o consumidor a perceber que há formas de resoluções para o problema dele, gerando assim, uma necessidade de compra no cliente.

Ao ajudá-lo no reconhecimento do problema, você já aproxima seu potencial cliente da solução oferecida por seu empreendimento veterinário. Mas ainda faltam as outras etapas para fechar as vendas.

Consideração da solução

É imprescindível que sua clínica veterinária esteja presente no processo da consideração da solução.

Para que isso aconteça, você pode disponibilizar conteúdos que visem a solução, criando até mesmo captação de leads, através de formulários para baixar eBooks gratuitos ou inscrição em newsletter.

Assim, você pode adiantar-se e destacar-se para que o consumidor chegue até os serviços e produtos oferecidos por sua clínica ou hospital.

Decisão de compra

Esta é a etapa em que você precisa fechar sua venda, fazendo com que o cliente conclua que sua clínica apresentou a solução ideal para ele.

É o momento adequado para mostrar os seus diferenciais, vantagens e benefícios que sua empresa oferece. Dessa forma, você passa na frente dos seus concorrentes.


Pronto, agora que você já sabe como definir a jornada do consumidor para clínicas veterinárias, basta aplicar os conhecimentos na prática para alcançar melhores resultados em seu negócio veterinário!

Quer entender mais como o marketing pode auxiliar se negócio veterinário? Então acesse agora a coluna de marketing no blog do BensVET.

 

 


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