Por mais que você diga que se dedicou e estudou (e ainda continua estudando muito) para ser um veterinário e não um empreendedor que precise dominar  uma infinidade de áreas,…

5 Estratégias de Marketing que Funcionam para Clínicas Veterinárias

Publicado em 28/03/2017 | Atualizado em 22/09/2020

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Por mais que você diga que se dedicou e estudou (e ainda continua estudando muito) para ser um veterinário e não um empreendedor que precise dominar  uma infinidade de áreas, sinto lhe dizer que,  em pleno século 21, se você quiser manter o sua clínica veterinária no mercado, é preciso sim desenvolver suas habilidades  na área de marketing quando o assunto é captar e reter clientes.

Neste momento, imagino que você esteja com uma feição um pouco desconfortável ( para não dizer bravo) olhando para o que acabo de escrever, não é?

Quando falo de trabalhar com marketing não estou dizendo para você mudar de área, deixar de fazer o que você mais ama  “cuidar dos animais” em sua clínica Veterinária ou na equipe de Veterinários em que atua.

Estou dizendo para você tirar uns minutinhos, como você está fazendo agora, para estudar o seu público-alvo  e ser capaz de  desenvolver ações eficientes  que irão trazer resultado para sua clínica veterinária.

Posso dizer que, seria sensacional se conseguíssemos falar a língua dos animais. Assim, você não precisaria entender pessoas para atender os animais, não é?!

Se você já faz parte do grupo Veterinário de Sucesso, já percebeu que meu lema é sempre “Entender para depois atender”.

Quando compreendemos o próximo, conseguimos ter um dia mais produtivo, uma vez que deixamos de desperdiçar nosso precioso tempo com tentativas de erros e acertos.

E por que estou falando sobre entender  estudar as pessoas?

Saiba que, uma vez que tem clareza do perfil e o que  seu consumidor quer,  você passa a  trabalhar com foco, produtividade e com maiores chances de sucesso!

Veterinário, vale muito a pena entender o seu consumidor

Eu já sei que você domina a arte de cuidado aos animais,e por isso, hoje, quero ensinar a você a dominar a arte de entender as pessoas responsáveis por levar os animais até você.

Relembre Veterinário, você depende de outros seres humanos também para garantir o sucesso de sua empresa.

Mas não se acanhe, marketing é algo formidável e eficaz.

Primeiro, quero dizer a você que, durante a nossa conversa de hoje, vou mostrar a você trechos de diversas falas do homem mais famoso e conceituado no mundo do Marketing e negócios, Philip Kotler.

Já ouvir este nome em algum lugar?

Não?!

Philip Kotler é o americano considerado o pai do marketing devido a sua trajetória de sucesso e criação de diversos métodos e ações de marketing para qualquer tipo de negócio que deseja crescer e manter-se competitivo do mercado.

Quer mais?

Philiph Kotler ainda é  o 4º nome mais famoso do MUNDO!! (já deu para sentir o  poder e domínio do assunto deste Guru do Marketing).

Então, continue a leitura do artigo-aula pois selecionei estratégias incríveis e dedicadas para o mercado da medicina veterinária que podem ser aplicadas por você mesmo em sua clínica Veterinária.

Todas as estratégias que você aprenderá foram orientada 100% por meio do Best Seller ‘’ Marketing de A à Z’’ por Philip Kotler.

O mais legal é que, até mesmo seus métodos criados a mais de 15 anos atrás são utilizados até hoje, e sabe por que?

Porque Kotler tem como base única e exclusivamente um objetivo no desenvolvimento de todos os seus métodos de marketing de sucesso:

Satisfazer e fidelizar clientes

Acaba uma geração, começa outra,não importa, geração X,Y, ou Z, o foco sempre tem que estar no cliente e essa é a chave para o sucesso de sua clínica Veterinária.

Contudo, sei que você não se sente em uma maré de sorte e de ganhos absurdos né.

Me conta,  o que faz você sentir-se em uma montanha russa de meses bons e outros nem tanto?

Sabe, aquela sensação de mãos atadas por não saber o que fazer e para quem fazer , de forma a  alavancar os resultados de sua clínica veterinária?

Dentre uma infinidade de ações consolidadas pelo Rei do Marketing, existem 05 delas que se encaixam perfeitamente para a  sua clínica Veterinária.

Vou mostrar logo mais…

Por isso, não perca mais tempo dando os tiros no escuro, hoje,  em apenas um artigo, vou mostrar a você as principais estratégias eficazes para sua clínica Veterinária.

Para entender melhor, em seguida vamos conversar um pouquinho sobre:

  • O que uma clínica de Veterinária oferta?
  • 5 estratégias de marketing eficazes para clínica veterinária (detalhado).
  • Veterinário, você vende um produto ou um serviço?

Pode até ser que você pense que a resposta é óbvia, mas em minha rotina de consultoria para Veterinários, já me deparei com muitos Veterinários confundindo um atendimento como forma de produto a ser ofertado.

O que é serviço em uma clínica Veterinária

Serviços são todas as atividades que não envolvem produtos físicos em sua entrega. Para ser mais clara, serviços são ofertas intangíveis.

Para médicos Veterinários, o serviço prestado é de atendimento e cuidados especiais aos animais, bem como orientações aos donos dos pets.

O que é produto em uma clínica Veterinária

Produto são bens tangíveis que participam do comércio de troca da economia.

Em  sua clínica Veterinária, podemos dizer que medicamentos, acessórios para cuidados aos animais são considerados produtos.

O que uma clínica de Veterinária vende?

Em muitos casos apenas serviços, como atendimentos exclusivos. Em outras situações, clínicas veterinárias possuem uma pequena área para oferta de produtos também.

Saiba que ofertando apenas serviços ou até mesmo tendo uma pequena ( ou grande) oferta de produtos, o foco precisa ser o mesmo, satisfazer o cliente.

Mas como conquistar o cliente  quando ofertamos algo intangível? Seu dom, seu conhecimento e habilidades como médico veterinário?

Simples…

Fidelizando clientes por meio das 5 estratégias para clínicas Veterinária que vou ensinar agora para você

Confira agora, estratégias de marketing eficazes, ilustrada aqui no blog de forma simples, com dicas de execução e monitoramento.

(disponível gratuitamente por tempo limitado)

“É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato” – Philip Kotler

 

Estratégia de Marketing 1 – Trabalhe um programa de Fidelidade para sua Clínica Veterinária

O que são programas de fidelidade?

Programas de fidelidades são ações que visão incentivar o seu cliente a retornar em sua clínica veterinária com maior frequência por meio de incentivos( bonificações) dado a ele, gerando satisfação de ambas as partes ( você e seu cliente).

”Mas Veterinário também pode fazer ação de fidelização?”

”Não é proibido?”

Vet, você pode sim desenvolver o seu programa de Fidelidade para sua clínica sem infringir nenhuma lei  do Código de Ético do Médico Veterinário.

PS:  Se ainda tiver dúvidas ou receio, pause a leitura e assista meu vídeo sobre marketing e publicidade segundo o código de ética do Médico Veterinário ( Resolução Nº 722/02) – Clique aqui para assistir.

Por que sugiro a criação de um plano de Fidelidade?

Porque essa estratégia é uma das poucas técnicas que farão você atingir o seu objetivo principal:

Conquistar o seu cliente diariamente, ou em todos os contatos realizado com ele.

Como fazer isso sem infrigir o código de Ética do Veterinário?

Pois é, trabalhar com a oferta de serviços, ou seja, atendimento em clínica Veterinário é um pouco mais desafiador do que atuar com Pet Shop na oferta de produtos, mas não impossível!

Neste momento, tenha calma no planejamento, o ideal, é trabalhar um plano de fidelidade focado em RELACIONAMENTO e não uma oferta propriamente dita.

O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que você não vai desenvolver um cartão onde o seu cliente recebe um carimbo e ao acumular uma quantidade de selos, ele terá um bônus como uma consulta gratuita (não é este é o plano).

Estou dizendo que você irá trabalhar a estratégia de um Plano de Fidelidade a partir da construção de um Relacionamento a longo prazo com seu cliente.

O que sugiro agora é  colocar no papel o que você já faz na prática e avaliar os pontos fracos e propor novas melhorias em seu serviço. mas agora, com o olhar de médico Veterinário com habilidades em marketing:

Foco no cliente!

Para te ajudar, quero que você respondas as seguintes perguntas:

  1. O que faz parte de sua pré-venda?
  2. O que compõe a sua venda?
  3. Você trabalha o pós venda?

Vou te dar um exemplo:

Pré-venda

  • Divulgação em sua Rede social.
  • Disparo de e-mail mkt para base de clientes.
  • Divulgação institucional de sua clínica veterinária em revistas e jornais regionais.
  • Qualidade do atendimento telefônico e processo de agendamento de seus pacientes.

Venda

  • Tempo média de espera do cliente.
  • Ambiente de espera.
  • Ambiente de atendimento.
  • O atendimento.
  • Material de apoio ( você  tem material personalizado?).
  • Oferta de brinde: você dá a ele as amostras grátis que recebe?
  • Desconto para retorno, você oferece?

Pós Venda

  • Qual é o intervalo de retorno para o cliente?
  •  Você monitora o resultado do seu atendimento?
  • Você aciona o cliente para que ele volte?

É, você tem muito trabalho a fazer, mas espero que você realmente já tenha em algum momento colocado em ação todos esses processo do pré, atendimento e pós venda.

Perceba que essas 03 etapas compõe o plano de fidelidade para sua  clínica Veterinária?

Ao reunir essas informações, você terá um mapa para traçar as oportunidades de atrair o seu cliente com mais frequência até a sua clínica.

Ações simples que a longo prazo farão toda a diferença.

Lembre-se, um ótimo programa de fidelidade, é aquele que trabalha com foco nas necessidades e satisfação do cliente e sem dúvida,  inserido dentro de toda a rotina de uma clínica veterinária e não compreendida como uma ação isolada de todo o dia a dia.

”Uma estratégia clara e programas de apoio bem arquitetados podem ser inúteis se a empresa não conseguir implementá-los com cuidado”. – Philip Kotler.

Estratégia de Marketing 02 – Disparo de e-mail marketing funciona sim para clínica veterinária

Você tem em suas mãos duas importantes e poderosas ferramentas.

Anote em um papel qual é o seu palpite e depois deixe nos comentários ao final do artigo.

Você tem um e-mail e o CONHECIMENTO!

Sim, com a internet e todo o conhecimento da área você tem tudo para colocar em prática uma das melhores estratégias de marketing para captação e fidelização de clientes.

O e-mail mkt foi uma das primeiras estratégias criadas desdo crescimento e expansão da internet, e mesmo depois de tantas mudanças, sem mantém no ranking entre os TOP 03 estratégias mais efetivas para clínica veterinária.

Porém, o fato do e-mail marketing ser uma ferramenta forte e poderosa, muitos  Veterinários não tiveram sucesso ao utilizá-la.

Não é para menos, o disparo de e-mail não se limita apenas a desenvolver um layout, ou escrever um texto qualquer e enviar para uma base de e-mail aleatória.

E-mail mkt efetivo é aquele que está inserido dentro de um plano focado exclusivamente no cliente.

Por isso, a ação de disparo de e-mail marketing deve ser cuidadosamente criada a partir da necessidade do seu público-alvo.

Meu presente para você:

Para te ajudar a criar o seu plano de conteúdo para disparo de e-mail marketing efetivo para sua clínica Veterinária, você deve responder as seguintes perguntas:

  • Quais são as dúvidas mais frequentes que você recebe de seus pacientes?
  • Qual é o problema mais comum que você enfrenta durante os atendimentos?
  • Seus clientes comentem sempre os mesmos erros quando o assunto são cuidados aos animais?

Ao responder essas 03 perguntas, perceberá uma infinidade de conteúdos INTERESSANTES  e RELEVANTES, que serão incluídos em sua pauta de disparo de e-mail marketing.

O que acabei de entregar a você, foram os gatilhos para você produzir conteúdos para seus e-mails marketing totalmente focados em sua realidade e principalmente, necessidade de seus clientes.

Ao fazer isso, você passa a desenvolver um relacionamento sólido e ainda trabalhará o crescimento de sua imagem institucional como profissional, bem como a imagem de sua clínica veterinária.

Desta forma,  o cliente o cliente terá o seu nome como referência no mercado de medicina veterinária, colocando este argumento como  diferencial e fator decisivo para ele no momento da escolha da clínica veterinária para cuidar de seu animal.

Lembre-se, seja socialmente responsável na produção de e-mail mkt e conteúdo dedicado aos seus clientes.

‘’A autenticidade é a melhor forma de marketing da nossa imagem e dos nossos valores e dispensa a autopromoção ‘’

– Philip Kotler

Estratégia de Marketing 3 – Realize Mini Eventos em sua Clínica Veterinária

Me diz, qual foi a última vez que você realizou um evento  em sua empresa?

Ah, já escutei muitos Veterinários me dizer:

‘’Valéria, minha empresa não tem porte para fazer um mega evento.’’

E quem falou de mega eventos, conferências para 200 pessoas?

Jamais!!!!

Estou sugerindo que você tire ao menos uma tarde ou manhã do mês, para fazer reuniões mais elaboradas junto ao seus clientes.

Proponho a você sair um pouquinho de trás da mesa da consulta e realizar encontros mais informais com seus clientes, se aproximar do seu consumidor visando construir um relacionamento de confiança e quebrar barreiras entre empresa e cliente.

Custos?

Dá para fazer algo até de graça!!

Hoje, é comum ver essa ação no comércio em geral.

Já reparou que lojas de roupas um dia ou outro comunicam seus clientes que tem um “bolinho com café especial” esperando por eles?

Pois é, pequenas atitudes que levam os clientes até você e consequentemente, geram relacionamento e que resultam em crescimento.

Por isso, vai mais algumas ações de eventos exclusivas para você Veterinário realizar em sua clínica veterinária.
– Workshop  com seus clientes:  comunique todos os seus clientes que você terá uma manhã de sábado especial.

Com algumas comidinhas especiais (pode ser feito por sua própria família ou encomendada na padaria mais próxima) e uma horinha de aula( workshop para seus clientes) com o tema ”Cuidados especiais que evitam  doenças virais”.

DICA EXTRA – CONSULTORIA VALÉRIA MELO

Você sabia que as companhias que produzem alimentos e medicamentos para os animais possuem uma verba exclusiva para merchandising dedicada para seus clientes (você)?

Se você entrar em contato com seus fornecedores poderá adquirir gratuitamente brindes, produtos, material de apoio para deixar o seu encontro com seus clientes ainda mais especial.

Para empresas do ramo, é extremamente importante que você também divulgue a marca deles, por isso, basta você entrar em contato com o seu representante para saber mais detalhes.

Ex: Dia de atividade: convide os seus clientes e futuros clientes para uma tarde de atividades em sua clínica.

Além  de trabalhar o relacionamento com seus clientes e gerar mais valor a sua marca e nome, os eventos são uma incrível oportunidade para você escutar e entender o que o seu cliente deseja, de forma a trabalhar as estratégias cada vez mais assertivas.

EXTRA: após os eventos, não deixe de expor nas redes sociais tudo o que rolou.

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”- Philip Kotler.

Estratégia de Marketing 4 – Datas comemorativas – Aproveite a oportunidade do calendário

Mais do que enviar um e-mail marketing ou publicar um post no Facebook, investir em datas comemorativas é essencial  para o futuro de sua clínica Veterinária.

Um grande exemplo são as escolas…

Você tem filhos??

Se não, recorde o seu tempo de escola, ou melhor, tenho certeza de que já participou de alguma festa junina da escola de uma criança que faz parte da família.

Além de desfrutar de um ambiente tão diferente e que nos leva à um momento nostalgia de quando também éramos crianças, quero saber se você  já se questionou o por que as escolas investem tanto tempo em realizar eventos como festa junina e feira de ciência.

Tanto trabalho para qual objetivo?

As escolas utilizam de forma incrível as datas comemorativas para promover a sua marca e serviço.

Legal né? Escolas utilizam as datas comemorativas como oportunidade para abrir suas portas para se relacionar de forma informal e descontraída com os pais e futuros clientes, uma vez que a escola fica aberta para amigos e familiares daqueles que já são clientes.

O exemplo foi claro e posso dizer, esta mesma estratégia de marketing se encaixa perfeitamente para sua clínica  veterinária também.

Claro que não estou  dizendo  para você realizar uma festa junina ou feira de ciência.

Estou dizendo para você olhar o calendário e datas comemorativas que dão oportunidade a você de se relacionar e mostrar ainda mais seu trabalho e valores para clientes e  prospects.

Como?

Vou mostrar a você as próximas datas especiais que você poderá usar em sua clínica veterinária:

  • Dia das Mães
  • Dia dos pais
  • Dia do amigo( todo animal é um amigo)
  • 09/09 – Dia do Veterinário
  • 08/10 – Dia Internacional dos animais

Pronto, você já tem ao menos 05 eventos para programar em sua clínica Veterinária 🙂

‘’Participação no mercado não se compra. Descubra uma maneira de ganhá-la.’’ – Philip Kotler

Estratégia de Marketing 5 – Marketing online ou digital em sua clínica Veterinária

Achou que iria escapar né?

A última estratégia, mas não menos importante, é o uso da internet para fins de divulgação de sua clínica veterinária,  princípios e serviços.

Pois é, se em sua vida pessoal você já utiliza as redes sociais, saiba que é importante estar presente também como Veterinário e também como empreendedor de sua clínica Veterinária.

Não  quero que você realize ofertas promocionais. Na verdade, promoção é um estratégia que não cai bem para   Veterinários que atuam na área de atendimento clínico.

Já sabe, todo cuidado é pouco!

Trabalhe a persona e o nome de clínica veterinária nas redes sociais apenas com uma visão institucional e de divulgação de quais são os seus serviços.

Aproveita que os recursos são gratuitos e trabalhe a divulgação de todas as estratégias que citei anteriormente em suas páginas das redes sociais.

Páginas de Facebook e Instagram serão o canal de divulgação das 04 estratégias anteriores que sugeri para você:

  • Workshops.
  • Datas comemorativas.
  • Conteúdos adaptados que foram enviados por e-mail mkt.
  • Fotos dos encontros com clientes.
  • Dicas do dia.
  • Comunicados importantes.

Não fique dependente de verbas para anúncios off line como jornais e revistas, utilize os recursos que você possuem em mãos e comece agora!!

Após ver o seu negócio crescer,  você poderá ampliar o seu planejamento em estratégias de marketing e começar a investir em outras mídias.

‘’É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato. ‘’– Philip Kotler.

Veterinário ,se você gostou do assunto que abordamos hoje, não deixe de comentar logo abaixo  e compartilhar este conteúdo com seus amigos.

Assim, cada vez mais,  poderei desenvolver conteúdos que façam a diferença em sua profissão e sua clínica veterinária.

Se tiver dúvidas, me mande um e-mail pois terei um enorme prazer em responder você.

Foi um prazer escrever pra você!

Um abraço,

Valéria Melo


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