Quando falamos em vendas, é primordial ter em mente que significa muito mais do que somente ofertar um produto em troca de dinheiro. Seja no ramo veterinário, pet ou em…

5 erros que prejudicam suas vendas no petshop ou clínica veterinária

Publicado em 18/10/2019 | Atualizado em 11/10/2019

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Quando falamos em vendas, é primordial ter em mente que significa muito mais do que somente ofertar um produto em troca de dinheiro. Seja no ramo veterinário, pet ou em qualquer outro.

É necessário, em primeiro lugar, que haja uma simpatia pelo indivíduo que está ali disponibilizando o serviço. Sem isso, a probabilidade de despertar a atenção do cliente é quase nula.

Para a maioria das pessoas, um animalzinho significa muito mais do que um bicho de estimação. Ele também faz parte da família. E tratá-los como produtos é um péssimo jeito de conquistar o proprietário como cliente.

Trabalhei com vendas por grande parte da minha vida e pude perceber que obtinha mais sucesso quando oferecia algo que eu possuía ou testei. É como se por utilizar e acreditar no potencial daquele produto, a venda fluísse naturalmente.

Mais como uma dica entre amigos de fato do que uma comercialização propriamente dita. Essa regra é válida para realizar qualquer tipo de venda.

Quando o cliente sente que além de lucro, você realmente se solidariza com o seu problema e tem o necessário para resolvê-lo, a chance de que a transação seja finalizada é maior.

É importante criar uma relação, uma conexão emocional entre o veterinário que está ali para atender e o dono de um bichinho que precisa de atendimento. Esteja ele vendendo um produto para consumo/utilização ou uma consulta, exame, vacina.

Independente do insumo, é indispensável que a pessoa do outro lado do balcão veja que vale a pena gastar aquele valor em troca do que ela necessita.

Assim, será atingido um atendimento de excelência e você deixará de ser visto como um produto ou serviço e, sim, como um investimento.

É por isso que nesse artigo, iremos mostrar 5 erros que prejudicam suas vendas e como contorná-los em busca de sucesso.

1. Ser impaciente e “empurrar” as vendas sem prestar a atenção devida

Vivemos em um momento onde todos estão muito ocupados e com tempo corrido. Sim, o cliente precisa daquilo que você oferece. Sim, muitas vezes ele também está com pressa.

Entretanto, assim como a sua clínica, existem outras centenas que podem oferecer o mesmo serviço. Então por que a sua é a melhor escolha?

Ouvi-lo, entender suas angústias e aflições naquele momento e tentar solucionar de forma rápida, porém de forma eficiente é muito importante. Pois, entrar na sua clínica e encontrar mais um profissional indisponível pode ser um grande erro.

Ou seja, não veja os possíveis usuários dos serviços de sua clínica veterinária como um número. Faça-os sentirem que são únicos. Que as portas estão sempre abertas para voltar a qualquer momento que precisarem.

Assim, a indicação para novos clientes será uma consequência

2. Desperdiçar o tempo do consumidor

Quantas vezes você entrou numa loja e foi bombardeado pelos vendedores. Foi recebido com informações sobre produtos que não eram o que estava procurando e por isso foi embora?

Procure antes de tudo saber exatamente do que aquela pessoa precisa e passe de forma clara qual a melhor solução e também como pode aplicá-la naquele momento.

Um senhor trouxe um cachorrinho que não parece bem? Então ouça o que ele tem a dizer. Às vezes há de fato um problema, as vezes é só uma preocupação e ele saiu correndo antes que pudesse piorar.

Fazer uma consulta desnecessária apenas pelo dinheiro pode ter como resultado a antipatia do cliente, fazendo com que nunca mais volte.

Uma senhora precisa de um pacote de ração? Pergunte mais sobre o animalzinho que ela possui, suas características e não saia empurrando tudo que vir pela frente.

Esteja disponível, mostre que naquele momento ele tem a sua atenção exclusiva. Que cada centavo que ele irá gastar vai ter valido a pena, pois você parou aqueles minutos ou horas apenas para atendê-lo.

3. Não ter um diferencial

Existe uma clínica veterinária a cada esquina e todas elas podem ter o mesmo serviço que você tem. Mas qual o seu diferencial? O que você oferece que as outras não?

Focar nisso pode ser essencial para afastar a concorrência e ter sucesso fidelizando seus clientes e atraindo novos.

Mostre que o seu produto é “Premium” e que mesmo tendo a disposição diversas opções mais baratas, vale a pena pagar a mais pelo seu serviço que é diferente dos demais.

Faça uma pesquisa entre os frequentadores e procure saber do que gostam e o que gostariam de encontrar no seu ambiente que ainda não está sendo oferecido.

4. Não parar de falar durante as vendas

Às vezes confrontamos o cliente com tanta informação que ele fica perdido e acaba não comprando nada.

Diga de forma clara e sucinta quais serviços você possui que estão no perfil do que ele precisa. Conheça todas as características dos artigos oferecidos e seus pormenores e espere para responder caso surjam dúvidas.

É necessário um tempo para pensar, absorver tudo que foi dito e, então, tomar uma decisão. Saber que você está ali a disposição para sanar dúvidas e não tem pressa até que ele se resolva vai gerar uma relação de confiança e fidelidade.

5. Não controlar a ansiedade

O primeiro pensamento que vem à cabeça se tratando de atendimento é: quanto mais, melhor. Mas não é bem assim.

Se mostrar afobado ou com pressa para que a transação acabe rápido vai certamente espantar o cliente.

Inegavelmente é melhor realizar cinco vendas bem-sucedidas do que dez às pressas e de qualquer jeito.

No primeiro caso, o retorno na próxima vez que precisar de algo será garantido.

Já com um cliente atendido às pressas, é provável que saia insatisfeito e nunca mais queira retornar à sua clínica veterinária.

Lembre-se: ao adquirir um produto muito bom e que vale a pena, a tendência é repassar a informação adiante e indicar aos amigos e conhecidos. O mesmo vale para o atendimento veterinário.

Se a pessoa que procurou sua clínica e teve um ótimo tratamento, o primeiro lugar que virá a cabeça quando pedirem uma dica será o seu estabelecimento.

Resumindo, esses foram os 5 erros que prejudicam suas vendas que você pode estar cometendo e comprometendo a sua clínica.

E você, tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar? Ou mesmo uma dúvida que não sabe como resolver? Envie já seu comentário logo abaixo!


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