Criar uma marca criativa e que gere identificação é muito importante para quem tem um negócio veterinário, não é mesmo?

Afinal, uma marca bem elaborada e com identidade forte pode ser…

7 passos para criar uma marca de sucesso para seu negócio veterinário ou pet

Publicado em 08/11/2019

Criar uma marca criativa e que gere identificação é muito importante para quem tem um negócio veterinário, não é mesmo?

Afinal, uma marca bem elaborada e com identidade forte pode ser responsável por fazer seu empreendimento decolar!

Mas por onde começar para criar a marca ideal para o seu negócio? Esta é uma dúvida que muitos empreendedores têm no início de suas operações.

Sabemos que existem diversos fatores que quando são bem planejados e executados possibilitam a criação de sua marca com excelência.

Por isso, neste artigo, vamos ajudá-lo ao abordar 6 passos para criar uma marca de sucesso para seu negócio veterinário! Acompanhe!

1. Pesquise a concorrência e o público-alvo

O primeiro passo para começar o processo de criação de sua marca consiste em pesquisar sua concorrência.

Ao analisar a forma como eles construíram a marca e como estabelecem a comunicação com o público, você pode entender mais sobre qual o seu público-alvo e como despertar o interesse destes consumidores.

É fundamental que sua empresa escolha as melhores empresas do ramo veterinário para analisar. Procure observar como os consumidores se comunicam com estas empresas, quais são os comentários e o que esperam dos produtos e serviços oferecidos.

Dessa forma, fica muito mais fácil fazer sua marca considerando os desejos e necessidades do público-alvo de seu nicho de atuação.

2. Entenda qual o discurso de sua marca

Após conhecer bem seus concorrentes, é possível identificar qual o discurso de sua marca e como utilizá-lo para atingir os clientes almejados.

Você deve entender bem como funciona sua empresa, quais são suas qualidades, missões e objetivos.

Lembre-se de alinhar seu discurso com a prática de seu negócio, pois honestidade e transparência é fundamental para conquistar e manter seus clientes bastante satisfeitos.

3. Crie o conceito da marca

O conceito de sua marca diz respeito ao posicionamento de sua empresa no mercado. Para criar o conceito da marca você deve conhecer bem o seu negócio e ter seus princípios bem claros e definidos.

Entenda se você pretende posicionar sua empresa de forma semelhante à de seus concorrentes, se você busca apresentar alguns diferenciais ou se tem a intenção de inovar em relação às outras empresas da área veterinária.

Você pode optar pelo caminho mais seguro que consiste em seguir uma lógica básica dentro dos padrões da área ou pode seguir um caminho mais arriscado e apresentar novidades para se destacar no mercado veterinário.

4. Faça um design criativo para a sua marca

A criação e utilização de um design criativo para a sua marca veterinária é fundamental para estabelecer a comunicação com o seu público-alvo.

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O design criado deverá ter uma identidade consistente que funcione bem para identificar sua marca. Ele estará presente em todos os materiais gráficos e digitais de sua empresa.

Para criar o design de sua marca, você deve ter em mente qual a aparência e quais são os sentimentos que sua empresa deseja transmitir. Sendo assim, é possível definir quais cores, fontes, logotipos e linguagem serão utilizados na identidade visual de sua marca.

Portanto, é imprescindível criar uma representação gráfica e logotipo de acordo com o seu nicho de atuação e com os valores de seu negócio veterinário.

5. Desenvolva uma tagline e slogan para a marca

Uma marca de sucesso precisa ter não só um slogan, mas também, uma tagline. Para isso, você deve entender bem qual a diferença entre os dois.

O slogan possui um propósito comercial que é temporário, ou seja, ele muda com o tempo. Sendo assim, uma mesma empresa pode ter muitos slogans diferentes ao longo da história da marca.

Já as taglines não são temporárias, elas devem acompanhar a empresa em toda a sua trajetória. A tagline deve conter uma frase curta que define a sua marca.

Dessa forma, para começar, procure criar o primeiro slogan da marca e, também, uma tagline bastante representativa.

6. Mantenha sua marca original e atualizada

A criação de uma marca bem-sucedida exige constante movimento e alto poder de adaptação para manter-se sempre original e atualizada. Mas você sabe como fazer isso?

Um dos métodos mais eficazes é acompanhar frequentemente a produção de conteúdo dentro da área veterinária. Saiba quais são as empresas novas no mercado e conheça os novos produtos e serviços que estão sendo oferecidos.

Além disso, estabeleça um network para atualizar-se facilmente e acompanhar todas as novidades da área. Esteja presente nas principais redes sociais e mantenha um bom relacionamento com os seus clientes.

7. Invista nas ações e campanhas de marketing

Para tornar sua marca forte e conhecida pelo seu público é fundamental que haja investimentos ações marketing e publicidade. Só dessa forma você poderá acelerar o crescimento da sua marca de forma sustentável.

Antes de começar a investir, identifique quais são os melhores meios de comunicação para você e seus clientes. Algumas opções são parcerias, impressos, revistas, comunicação interna e externa da loja, rádio e TV.

Além das mídias tradicionais, você deve investir em mídias digitais, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram, Youtube e até parcerias com digital influencers.

Ao manter seus clientes mais próximos da sua marca, é possível fidelizá-los e fixar o nome de sua empresa na mente de cada um deles.

Portanto, ao seguir as dicas que demos aqui nos 6 passos para criar sua marca de sucesso para seu negócio veterinário, você poderá criar uma marca com identidade forte e bastante atrativa para o seu público-alvo!

Já tem uma marca? Comente abaixo sobre a marca do seu negócio veterinário, mostre o conceito que adotou e como ela tem se posicionado no mercado. Amaremos conhecer mais o seu negócio!

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