Como usar o Instagram para vender? Versão 2.0
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Você deve estar um pouco confuso (a) ou sentindo um ”dejavu” em relação ao tema de hoje né?
Pois é, resolvemos presentear você com o artigo 2.0 sobre como Vender mais pelo Instagram.
Sabe por que?
Primeiro porque quero contar a você mais 05 SEGREDOS PARA TER UM INSTAGRAM VET DE SUCESSO.
Segundo porque eu também sei que sua rotina é muito intensa e não conseguiria consumir todo o rico conteúdo que entregamos a você de uma única vez.
Mas agora, certa de que você já domina as 05 primeiras estratégias de como Vender mais pelo Instagram ( se você não aprendeu ou não finalizou nosso conteúdo aula, clique aqui antes de continuar).
Se você finalizou a leitura e já iniciou o seu plano de vendas, é chegada a hora de dar mais um passo e trabalhar um pouco mais a imersão das vendas pelo Instagram.
Se você já domina os 05 primeiros segredos confira o que você vai aprender hoje em nosso artigo aula:
- Fórmula do marketing digital
- + 05 segredos para VENDER mais pelo Instagram.
- Bônus: Aprenda a fazer PROVA SOCIAL, a estratégia que eu aplico em meu trabalho. O que é Prova Social e como utilizar este recurso para aumentar suas vendas no Instagram.
Os tópicos que citei acima soaram um pouco estranhos para você?
Se você ainda está se adaptando a esta nova era de vendas realizadas por meio do mundo digital, saiba que compreender e entender os tópicos acima é o que o mercado vem exigindo cada dia mais dos veterinários empreendedores que desejam crescer (ou minimamente sobreviver) no mercado.
Se você não tiver força de vontade e abrir a sua mente para o novo, sinto lhe dizer que talvez a sua resistência pode por o seu negócio a falência.
Sinceridade a parte, eu estou aqui para ajudar você, pegar em suas mãos e levar você bem mais alto do que onde você já está.
Não sonhe pequeno, pense que o novo a primeiro instante incomoda, gera insegurança mas se você continuar e se dedicar em nossos estudos, tenho certeza que os termos e os assuntos que conversamos por aqui, logo logo farão parte do seu cotidiano, e juntos, poderemos ter diversos debates sobre fatos e estratégias de marketing digital focado ao mercado Veterinário.
A Fórmula do marketing digital para gerar vendas
Diferente das vendas off-line, o marketing digital possui uma regra básica no qual qualquer veterinário com objetivos de médio a longo prazo deve ter clareza antes de iniciar qualquer plano de marketing digital.
A fórmula: tráfego + conversão = sucesso é a base para o todo seu crescimento.
Digo isso pois, para se conseguir um bom resultado é necessário primeiramente, gerar tráfego, o que conhecemos também por audiência.
A partir do movimento deste tráfego que você irá trazer para sua página do Instagram é que iniciamos a fase de conversão,ou seja, o funil de vendas que irá resultar no cliente final realizando o consumo de sua oferta.
Se você não compreendeu muito sobre funil de vendas e como esta estratégia é importante para o seu negócio, convido você para assistir minha vídeo aula sobre funil de Vendas dedicado aos veterinários:
Clique aqui para assistir a vídeo aula Funil de Vendas para Pet shop
Clique aqui para assistir a vídeo aula Funil de Vendas para Clínicas Veterinárias
Você sabia que dedicar tempo em planejar o seu funil de vendas pode garantir uma conversão de até 10% de todo o seu tráfego?
Saiba que 10% é uma margem enorme de retorno.
Segundo Neil Patel, conhecido como o guru americano do marketing digital, se você realizar um planejamento sólido, qualquer nicho de negócio tem capacidade de crescer sem nem se quer investir R$1,00 ( UM REAL) com propaganda, crescimento proveniente apenas e exclusivamente utilizando um funil de vendas dedicado e trabalhando ações que se enquadrem ao seu objetivo e público-alvo.
Logo, pensando em 10%, se você atingir 100 pessoas, você será capaz de captar 10 novos clientes.
É bom ou não é?
Mais do que 10% em conversão, isso significa 10% de crescimento mês a mês. Para mim, isso é muito mais do que muitas empresas conseguem gastando rios de dinheiro em mídias off line como rádio, busdoor e etc…
Ok, mas você não faz ideia por onde começar?
Então, está mais do que na hora de você entrar para o portal Veterinário de Sucesso.
Neste portal, veterinários que realmente almejam crescer o seu negócio, fazem parte do portal e possui acesso a uma infinidade de serviços como consultorias dedicadas, planos de marketing, estudos, dados do mercado e muita experiência compartilhada.
Agora que você já sabe como o conceito do marketing e a fórmula de Vendas do marketing digital funciona e já possui um outro olhar para o número de seguidores do perfil do Instagram eu quero saber de você…..
Você já fez a pergunta abaixo para si mesmo?
Por que você deve tentar levar o seu negócio para um outro nível por meio de suas próprias habilidades?
Se a sua resposta foi nada menos do que paixão, então, continue a leitura.
Paixão, é isso que me move a dedicar meu tempo aqui, escrevendo para você e é essa paixão que irá motivar você a estar aqui comigo e continuar a desvendar as estratégias de como vender pelo instagram.
E agora, é hora de aprender + 05 SEGREDOS PARA UMA PÁGINA DE SUCESSO NO INSTAGRAM.
E não se esqueça, ao final do texto, temos a dica bônus:
Aprenda COMO FAZER UMA PROVA SOCIAL (a estratégia que eu aplico em meu trabalho).
1. Produza vídeos
Você deve estar um pouquinho desconfortável com esta dica, afinal, você começou agora a desenvolver suas habilidades e conhecimentos com marketing digital e eu já digo para você produzir vídeos para Instagram?
Por favor, não desista da leitura, pois o que vou dizer agora é mais simples do que você imagina.
Não quero que você contrate uma produtora, ou uma agência de publicidade e propaganda.
Inclusive, se você não sente confiança em si mesmo, não deixe de assistir o vídeo no qual eu explico o porque você deve fugir das agências de publicidade (clique aqui) e ser o próprio responsável por suas estratégias e ações de marketing.
Certo disso, saiba que vídeos possuem um poder de engajamento enorme dentro das Redes Sociais e principalmente, o Instagram.
Ok, eu convenci você de que vídeo é uma das estratégias para vender mais na internet, mas e agora?
Como você, veterinário irá produzir um vídeo?
Não estou falando de produções de Hollywood, quero que você produza vídeos caseiros, a partir de seu celular com uma boa resolução.
Ah, mas como que isso vai fazer sucesso?
O segredo é o conteúdo e informação que será passado por meio deste vídeo.
Por que você acha que existe tantos influenciadores digitais ganhando muito dinheiro com a internet hoje em dia?
Simplesmente pelo fato de que esses influenciadores dedicam seu tempo criando um relacionamento virtual com seus seguidores, SEGUIDORES QUE SE TORNAM CLIENTES a médio e longo prazo uma vez que após criar uma relação sólida, este seguidor passa a estar mais vunerável a consumir uma oferta proveniente deste mesmo perfil. ( lembra-se da fórmula do marketing digital).
Parece ser difícil?
Acredite, saia de sua zona de conforto e acredite em mim, vale a pena tentar, uma ,duas, três…quantas vezes for necessário para realizar bons vídeos caseiros.
O objetivo principal é aproximar o seu negócio, a sua profissão e a sua dedicação como veterinário do seu público-alvo.
Por isso, confira algumas dicas de conteúdo para começar agora mesmo:
- Aposte em vídeos que mostre um pouquinho de sua rotina de trabalho.
- Mostre benefícios sobre os produtos que você atua.
- Apresente a sua paixão por sua profissão e os animais.
- Valorize seus clientes.
- Ofereça promoções e dicas gratuitas.
#DICA EXTRA: 09 dicas para gravar seu primeiro vídeo para INSTAGRAM
No vídeo abaixo você irá conferir dicas incríveis para você criar coragem e gravar o seu primeiro vídeo.
Depois de assistir ao meu vídeo, você não terá mais desculpas ok!?!
2. Dedique-se no engajamento de clientes
A palavra engajar vai além do número de seguidores que aparece em seu perfil.
Ela está ligada a criar uma relação, ou seja, um envolvimento, com cada pessoa que se interesse pelo seu conteúdo.
A primeira dica é:
Cuidado na hora de investir para atrair clientes
Não é tão simples assim. Mas disso eu vou falar em outro artigo porque é bastante detalhado.
E agora eu vou compartilhar ações EFICAZES para gerar esse engajamento em seu Instagram e consequentemente, VENDAS.
- Dedique tempo procurando outros usuários de seu nicho. Para isso, use a estratégia da #Hashtag para realizar a busca que ensinamos a você neste artigo aqui
Dica para conquistar e engajar seguidores:
- Responda todos os comentários, mesmo se não houver questionamento, retribua o carinho e atenção.
- Envie direct aos clientes que já utilizaram seus serviços para que eles possam tomar conhecimento do seu novo canal de comunicação.
- Envie códigos e promoções dedicadas aos top 10 clientes de sua empresa.
3. Saia do horário comercial
Você sabia que os clientes não querem mais o comum?
Publicações padrões uma vez por dia em horário comercial não atrai a atenção mais do seu cliente.
Espere, não estou dizendo que você precise trabalhar fora do horário comercial, atendimento ao cliente é um assunto para um outro momento.
Estamos falando de vendas pelo Instagram e isso não quer dizer efetivar uma venda meio a madrugada, estou falando de atrair clientes, ou melhor seguidores qualificáveis, audiência por meio do novo e criativo.
Agora anota aí essa informação:
Um estudo da companhia Track Maven afirma que os melhores horários para postagem são: Segunda à Sexta= 17 até 18h Sábados e Domingos: 13h até 18h
Experimente trabalhar ações ao Domingos e aguarde contatos e retorno na segunda-feira que se inicia.
Surpreenda o seu público-alvo pelo Instagram!
4. Informações extras e postagens
Não apenas de IMAGEM ou VÍDEO se garante uma venda.
Sim, detalhes fazem toda a diferença e por isso, uma simples postagem exige muitos cuidados.
Por isso, antes de realizar cada postagem ou vídeo, ou fazer uma “live” , o conhecido ‘’snapinsta’’,não deixe de inserir as seguintes informações em cada material que fizer:
- Geolocalização: visando fomentar e divulgar o endereço do seu estabelecimento, sempre use a geolocalização, ferramenta disponível no momento de inserir a postagem.
Isso é tarefa básica e obrigatória, ok?
- Emojis são permitidos? Sim! Para deixar seus textos mais leves e com informações mais simples de entender, utilize ( com moderação) os emojis disponíveis na ferramenta. Assim, você pode identificar assuntos e evitar textos enormes que sem dúvida serão ignorados.
- Cuidado com a aparência de sua marca. Lembre-se de criar uma identidade e harmonia visual aos seus posts. Nada de filtros exagerados, mudanças de cores. Além de desvalorizar a mensagem principal você coloca em risco a credibilidade perante ao olhar exigente do público-alvo.
Enquanto isso na vida real…
Esses dias encontrei um insta muito bom, de um pet shop em Fortaleza que faz este trabalho e que também aplica as dicas de engajamento e conteúdo que citamos nos segredos anteriores de forma sensacional. Nota 10 pra eles!
Obs.: estou divulgando porque realmente achei o trabalho muito bom, espero que eles não se incomodem 🙂
Pesquise e se INSPIRE em outras clínicas e profissionais que já dominar a arte de gerar vendas pelo Instagram.
5. Autenticidade nas postagens
As fotos planejadas e totalmente calculadas para publicação estão cada dia mais perdendo espaço na internet.
Autenticidade é o imã que atrai os clientes do Instagram.
Trabalhe a vida real, os momentos de alegria, de celebração como o aniversário de um funcionário, ou o resultado de algum trabalho, naquele momento, compartilhe os prazeres da sua profissão e da rotina de sua empresa.
Por isso, aposte em publicações como:
- Foto do time de veterinários em uma reunião
- Foto de eventos de estudos e novidades do mercado
- Fotos do cotidiano
- Fotos de fatos inusitados
Lembre-se, publique aquilo que o público gostaria de ver!
Bônus: Aprenda a fazer Prova Social
(a estratégia que eu aplico em meu trabalho!)
O que é Prova Social?
Prova social nada mais é do que uma estratégia psicológica que parte do príncipio que geramos mais confiança ou confiamos mais em algo quando nos deparamos com exemplos ou melhor provas sociais do mercado em relação a algo.
Para ser mais clara, nada mais é do que depoimentos, cases de pessoas que utilizaram ou utilizam determinado serviço ou produto que está em oferta para o público-alvo.
Sim, geralmente vemos provas sociais nos sites onde os clientes dão o seu depoimento, assim como você pode ver na página que fala sobre o Programa Intensivo de Consultoria em Marketing para Veterinários.
No Instagram, isso funciona como uma forte ferramenta de venda, uma vez que você pode utilizar a satisfação dos clientes que você já possui para gerar mais valor aos prospect.
A prova social é uma ferramenta de confiança e influência digital, por isso, use com consciência desta estratégia.
Mais algumas dicas com relação a prova social:
- Compartilhe testemunhos, processos e depoimentos realizados por seus clientes.
- Considere expor os selos de qualidade e certificados.
- Sempre apresente dados verdadeiros e sólidos como, crescimento, índice de satisfação .
E para não errar na construção das ações de marketing e evitar colocar o seu negócio em situações frágeis e desagradáveis, o ideal é trabalhar por meio de uma consultoria de marketing digital.
Está preparado(a)?
O mercado e as oportunidades estão mais perto do que você imagina, está nas palmas de suas mãos, basta você realmente querer e almejar a mudança e o crescimento que você e o seu negócio merecem.
Compartilhe comigo a sua experiência e dúvidas, assim, cada dia poderei ajudar mais você nesta jornada.
Abraços cheios de inspiração!
Valéria Melo