Você já imaginou ver o seu empreendimento no ramo Veterinário crescendo a partir de ações simples nas redes sociais?

Pois é, isso que acabei de dizer é totalmente possível com acesso…

Facebook, como explorar esta ferramenta para captar e fidelizar de clientes para sua clinica veterinária

Publicado em 13/02/2017 | Atualizado em 19/06/2019

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Você já imaginou ver o seu empreendimento no ramo Veterinário crescendo a partir de ações simples nas redes sociais?

Pois é, isso que acabei de dizer é totalmente possível com acesso a internet.
O mercado virtual vem crescendo de forma tão exarcebada que até para mim, empreendedora apaixonada e ávida pelo mundo digital, está um pouquinho complicado de acompanhar em tempo real tantas novidades e mudanças na cultura e comportamento da sociedade devido a influência digital.
Quantas e quantas atividades são realizadas a partir do mercado digital, não é mesmo?

Você sabe como fazer para que essas novidades favoreçam seu negócio?

Para nos aprofundar melhor neste assunto, quero saber de você:

Qual foi a última vez que você acessou seu Facebook?

Está com a página ABERTA neste exato momento?

Pois é, comigo não é diferente! Aliás, no segundo semestre de 2016 a companhia Facebook, anunciou o resultado de faturamento, nada menos que 1,5 bilhões de dólares.

Mas o dado mais surpreendente divulgado é em relação a média que seu público despende diariamente na maior rede social, o Facebook.

Vou te dar uma chance, dê um chute? Quanto tempo você acha que as pessoas ficam conectados diariamente no Facebook?

10 minutos? 20? O RESULTADO É…. 50 MINUTOS!!
Surpreendentemente, a mesma média de tempo que dedicamos para nos alimentar diariamente.

Se você quer ler esta matéria na íntegra, clique aqui.

Agora, imagina você, veterinário e empreendedor conseguindo manipular parte desses 50 minutos que seu público alvo dedica na internet para criar um relacionamento com seu público alvo e obter resultados financeiro para seu negocio… Seria excelente, claro!

Mas aí vem o problema…

“Como captar clientes para meu negócio através da internet? Por onde eu começo?”

E é por isso que decidi escrever este artigo para você!

Se você quer aprender como começar a divulgar seu negocio e atrair clientes pela internet, continue a leitura pois hoje, vamos debater os seguintes temas:

  • Porque e como se relacionar com seus clientes via Facebook
  • Divulgação ONLINE: razoes parfa seguir esse novo caminho
  • 07 dicas infalíveis para ter uma fan page de SUCESSO

Então, vamos começar lembrando por cima, quantos clientes será que você já deixou de captar ou fidelizar via Facebook apenas por insegurança ou por não saber converter isso em venda, quantos você desconfia que seja?

Mais ainda, imagine esses números multiplicados pelos 12 meses do ano… Percebe que talvez você já tenha perdido uma grande parcela de crescimento?

Isso é terrível, talvez essa contato pudesse estar trazendo um faturamento mensal recorrente para você…

Mas fique tranquilo porque esse ano está apenas começando e junto com você vamos trabalhar em prol do crescimento de sua empresa por meio de ações de marketing digital direcionada ao público de sua fan page.

Após falarmos deste assunto, vou dividir com você 07 dicas infalíveis para se ter uma FAN PAGE DE SUCESSO E PRINCIPALMENTE, RENTÁVEL!

Primeiro o por quê.

Por que devo me relacionar virtualmente com meu público-alvo?

Simplesmente, porque o seu cliente despende ao menos 50 minutos do dia na Rede Social.

Além do mais… Segundo o mestre do Marketing Philiph Kotler, fidelizar clientes custa 7 vezes MENOS do que apenas captar novos clientes.

Logo, se você já atua no mercado e possui uma carteira de clientes, saiba que cuidar e se relacionar de forma amigável e atenciosa com os clientes antigos é muito mais lucrativo do que buscar clientes novos.

Dado que, além de aumentar seu faturamento por meio de conversões de relacionamento em vendas, poderá também gerar um crescimento por meio da mídia mais antiga que existe, o boca a boca.

Acredite, um dos motivos pelos quais somos tão apaixonados perla internet, é pelo fato de que por meio dela conseguimos facilmente expressar nossas opiniões.

Para uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, esta situação é favorável dependendo da forma como você atua tanto no ambiente online- quanto no ambiente off-line.

Se você não percebeu ainda, pare para pensar em quantas vezes você já consumiu ou até mesmo deixou de consumir algum produto ou serviço, seja ele pago ou free por meio de indicações, depoimentos, críticas e e elogios encontrados na internet?

Pois é!

Fidelizar clientes exige atenção e com a evolução tecnológica, podemos SIM fidelizar clientes a longo prazo, utilizando o Facebook.

Marketing online é MUITO MAIS BARATO do que marketing off-line.

Você sabia que é possível fazer divulgação de sua empresa gastando a partir de R$ 5,00 por dia?

Sim, a internet também se tornou ferramenta essencial no mercado devido a oportunidade enorme de ter ganhos surpreendentes, dado conhecido no mercado como ROI. Afinal, você sabe o que significa o ROI?

Um termo em inglês Return of investment, no qual é realizado um cálculo sobre o retorno em clientes que você conquista por meio de ações online.

Não sabe ou nunca fez marketing digital?

Continue a leitura pois já já vou dar a você 07 dicas infalíveis para se ter uma fan page de sucesso.

As redes sociais além de serem utilizadas para fins pessoais podem e devem ser utilizadas como ferramenta de trabalho SIM.

Hoje, vou me dedicar a contar dicas a vocês exclusivas de como usar a tão famosa rede social FACEBOOK.

Twitter, Instagram, blogs e Facebook são ferramentas que permitem começar ou dar continuidade a um contato com o seu cliente ou futuro cliente por meio de uma comunicação digamos um pouco informal.

É meu caro, foi seu o tempo em que empresas utilizavam linguagem totalmente técnica ou comunicação formal para mostrar propriedade e domínio do assunto.

Alguns anos atrás existia uma formalidade nas conversas com clientes, um padrão a ser seguido e cabia ao cliente aceitar tudo isso.

Com a internet e redes sociais, principalmente a grande adesão ao Facebook, este cenário mudou e hoje, empresas que prezam pela sua imagem devem primeiramente conhecer a linguagem do seu público-alvo.

Por isso, antes de clicar em “criar uma fanpage” no site do Facebook, certifique-se de que você leu e compreendeu 100% todas as dicas de estratégias de marketing digital para ter sucesso em uma ação de divulgação deu seu trabalho como um veterinário.

Preparado (a)?

1. Cuidados com o código de ética do médico veterinário

Pois é, profissionais da área da saúde na hora de divulgar serviços precisa se atentar a lei.
Muitos profissionais veterinários já tiveram grandes prejuízos no negócio apenas por realizarem interpretações erradas da lei.

Nos nossos cursos você vai aprender a desenvolver estratégias que irão rentabilizar o seu negócio e divulgar sua imagem, respeitando todos os critérios do Código de Ética do Médico Veterinário- RESOLUÇÃO Nº 722/02.

Por isso, clicando aqui você terá acesso ao meu vídeo esclarecendo sobre essa na legislação. (pode clicar, é gratuito).
Agora, ciente do que você pode fazer para divulgar seus serviços sem medo, é hora de conferir todas as demais dicas.

2. Fanpage bem estruturada + periodicidade = sucesso no negócio

A nossa dica de número 02 é quase uma simples conta de matemática.

Pense bem, a sua fanpage é o seu cartão de visita nas redes sociais, logo, se você não inserir informações corretas e pertinentes ao seu público-alvo e objetivo, provavelmente todo o seu esforço será em vão.

Por isso, antes de querer partir em divulgações de produtos, serviços entre outros, vamos partir do BÁ-SI-CO.
Se a sua página é nova, ótimo! Se já existe, aproveite para checar com atenção.

Comece então inserindo as informações que podemos dizer NECESSÁRIAS, como:

  • TELEFONE PARA CONTATO.
  • ENDEREÇO: utilize ferramentas do Google Maps, onde por meio de imagens, o seu cliente em potencial poderá facilmente localizar o seu estabelecimento e de quebra ainda favorece seu rankeamento nas paginas do google.
  • FOTO DO SEU PERFIL: procure trabalhar com o logo de sua empresa ou uma foto profissional sua.
  • SITE: sim, o seu endereço eletrônico também deve estar disponível em sua fanpage do facebook.
  • CRIAÇÃO MENSAGEM PADRÃO INBOX: ao colocar sua fanpage no ar, entenda que você está abrindo as portas de sua empresa para um atendimento online.

Sendo assim, programe a mensagem automática do recurso de “inbox” do facebook com textos criativos e principalmente, informando uma média de tempo para retorno.

Não faz ideia do tipo de mensagem?

Então, eu, Valéria, vou deixar um modelo abaixo para inspirar você em sua nova fanpage.


“Olá, tudo bem?
Eu agradeço por ter entrado em contato porém no momento estou em atendimento, mas quero muito conversar um pouquinho com você, por isso, deixe sua dúvida ou o seu telefone que entro em contato assim que possível.
Se tiver alguma urgência, não hesite em nos contatar por whatzapp no número (XX) XXX XXXXXX.
Se preferir, ligue aqui, nosso contato é: XX. XXXX XXXX.
Abraços”


Obs. Se você já vem tentando utilizar a fan page como ferramenta de captação e retenção de clientes, mas até o momento não obteve os resultados esperados então sugiro primeiramente revisar os itens que citei acima e ainda aplicar estratégias profissionais de atração, que eu vou falar aqui mais adiante.

3. Planejamento de conteúdo é a chave para ser um veterinário de sucesso

Qual é o “componente mágico” para fazer com que seus clientes ou futuros clientes retornem a sua fan page constantemente para curtirem, comentarem e interagirem?

CONTEÚDO!

Conteúdo é o segredo para ter sucesso com marketing digital!

Não sabe sobre o que escrever? Eu te ajudo!

A internet trabalha por nichos e por isso é necessário dedicar-se a um conteúdo relevante e direcionado a um público-alvo de forma clara, mostrando domínio e ao mesmo tempo utilizando uma linguagem de fácil compreensão.
Achou um pouco difícil? =)

Garanto que ao final deste artigo uma luz no fim do túnel vai se abrir, e você vai perceber que sua dedicação junto a minha experiência trarão resultados incríveis.

Para isso, é necessário ter um plano de conteúdo.

Dedique um tempo da sua semana para planejar o conteúdo que irá compartilhar.
Para te ajudar, sugiro alguns MACRO TEMAS:

  1. Curiosidade sobre a vida dos animais;
  2. Memes com animais (gere empatia com o público-alvo).
  3. Dicas de cuidados básicos;
  4. Posts em datas especiais

Se você já está ansioso (a) para começar a planejar a fim de alavancar o seu negócio e o seu perfil como médico veterinário para 2017, saiba que esta é a HORA.

4. No fundo todo cliente se alimenta de atenção

Até para empresas que ofertam bens tangíveis como roupas, sapatos entre outros, já existe um esforço enorme em dar atenção ao cliente afim de captar e reter clientes.

Agora, no caso de profissionais da área da saúde, você sabe como devemos fazer a oferta de forma idônea e ainda conseguir se destacar em um mercado tão competitivo?

Simples, dê atenção ao seu CLIENTE!!

Dedique um período do seu dia, ou, dê esta tarefa a um outro profissional de sua equipe para dar atenção ao seu público.

Cliente gosta de receber atenção, sentir-se importante.

Por isso, a Fanpage neste momento é uma das principais ferramentas utilizadas pelas grandes companhias para suprir esta necessidade do consumidor em geral.

Se você postar um conteúdo relevante (dica 03) e em seguida se colocar disponível para interagir com todos aqueles que se engajaram em sua digamos “isca”, você aumentará em até 50% as chances de conversão de um novo cliente, ou até mesmo, um rápido retorno de seu antigo consumidor.

5. Otimização da URL, detalhe que faz toda a diferença

Você já percebeu que todo o nosso material possui uma URL (termo técnico, mais conhecido também como endereço eletrônico) simples, prática e de fácil memorização?

Pois é, vou contar um segredo meu aqui para vocês.

O nome do seu endereço eletrônico pode aumentas e muito suas chances de conversão em LEADS.

Leads? Você não sabe do que estamos falando? Antes de continuar, saiba que atrair um LEAD é o objetivo de qualquer pequena, média ou grande empresa que utiliza dos recursos digitais para aumentar o seu negócio.

Sério? É isso?

Lead é um cliente potencial?

Isso mesmo! Lead é uma pessoa que tem interesse ou quer comprar o seu produto ou serviço.

Por exemplo:
Você divulga em sua fan page que na próxima semana você irá ministrar uma aula educativa gratuita em sua clínica sobre cuidados diários com cães.

Em seguida, você deixa disponível uma área para INSCRIÇÕES.

Após o encerramento, o número de inscritos que você captou será considerado o numero de LEADS agregados nessa ação.

Publico que interage = CLIENTES EM POTENCIAL

Bom, agora você já aprendeu um novo termo técnico de marketing digital, vamos voltar o nosso foco novamente na URL.

Ter uma URL prática ajuda não só na divulgação, quanto na memorização.

Perceba a diferença abaixo nas duas URL fictícias:

Modelo 1: www.facebook.com.br/clínicadojoão0243948veterináriok303958302-4958
Modelo 2: www.facebook.com.br/clinica-veterinaria-joao

Percebe que a leitura se tornou muito mais simples e prática na segunda URL?

Com isso, você irá aumentar suas chances de captar novos fãs para sua página, fica mais fácil de achar e de recomendar!

6. Utilize imagens

Sim, rede social é muito mais visual do que textos ou áudios.

Segundo dados divulgados pela própria empresa Facebook, 90% das publicações de maior engajamento possuem imagens atrativas.

No geral, apenas textos não atraem o cliente.

Isso se deve a forma como nós e nossos clientes nos comportamos na internet.

Buscamos informações em “Real time”, não queremos parar para procurar com detalhes.

Nós queremos a informação, o consumo em poucos cliques e com pouca leitura.

Por isso, invista em layouts persuasivos.

Crie uma identidade visual para sua empresa de forma que, diariamente, você conquiste um pouquinho à atenção do seu cliente.

Ah, você pode me dizer, “Valéria, eu não tenho orçamento para investir em um design”.

Ah, então tenho uma surpresa…

A internet possui ferramentas sensacionais para produção de layout.

Outro segredo…

Em meu material utilizo muito a ferramenta Canva.

Já ouviu falar?

Eles oferecem gratuitamente (possui um modelo pago também) uma infinidade de layouts criativos, dinâmicos e nos mais variados temas e formatos.

Veja a imagem que está nesta dica.

Em poucos minutos eu criei este layout.

E quer mais?

TUDO FREE!

Deixe o seu lado criativo fluir, você pode brincar por meio das ferramentas intuitiva, substituindo por suas próprias informações, trocando cores e deixando o material de acordo com a sua empresa.
Clicando aqui você pode saber mais. (canva.com)

7. Invista em divulgação paga

Pois é, a realidade é que, para se conseguir alguns resultados a médio prazo é aconselhável investir em anúncios pagos.

Mas trago a você duas boas notícias.

A primeira é que:

Na internet, você investe de acordo com a sua realidade financeira e objetivo.
Para relembrar, nas mídias off-line, no geral, existe uma tabela de preço, ou seja, ou você tem o dinheiro para investir ou você não poderá usufruir do poder de abrangência daquele sistema.

E a outra notícia melhor ainda é que:

O sucesso de suas campanhas online NÃO está relacionado ao valor investido.
Ou seja, não é um cálculo de quanto mais investe, mais do retorno que se tem.
Para ter sucesso em campanhas patrocinadas é necessário trabalhar com inteligência a construção dos anúncios.

Quer atrair e FIDELIZAR CLIENTES?

Aprenda, pratique e aprimore suas técnicas com o meu passo a passo e garanto a você que em um médio prazo você irá alcançar resultados excelentes.

Clicando neste curso, vou assumir o compromisso de ajudar você a alavancar o seu negócio em 2017 por meio de ações que fidelizam clientes a longo prazo, trazendo crescimento e estabilidade perante um mercado tão competitivo.

Lembre-se, o mercado off line está cada vez mais caro, competitivo exigindo de todos vocês, muito mais que habilidades, dedicação e estudos como médicos veterinários.

Hoje, precisamos despertar o nosso lado INOVADOR.

Se você quer atrair mais clientes, vender mais e melhor do que isso, continuar vendendo, precisa ir ao encontro dos seus potenciais clientes, estar onde eles estão.

Quer um conselho de amiga?

Invista, divulgue seu negócio no facebook. Eu não ganho R$ 1 para falar do facebook, faço isso porque sei de verdade o que ele pode fazer pelo seu negócio. Ele fez pelo meu!

E VOCÊ, JÁ DESPERTOU SEU LADO EMPREENDEDOR?

Espero sinceramente que essa “nossa conversa tenha sido útil”, as informações que passei aqui são valiosas, agora precisa de uma coisinha só para transforma-las de informações para resultados: SUA ATITUDE!

Se tiver alguma dúvida, sugestão, compartilhe aqui sua experiência, sua historia, ficarei feliz em contribuir para sua jornada.

Um super abraço,

Valéria Melo
Idealizadora do Veterinário de Sucesso


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