Todas as pessoas que iniciam uma nova empresa esperam que ela seja bem-sucedida, não é mesmo? Porém, existe uma diferença entre querer que o seu negócio cresça e, de fato,…

4 dicas de como criar um negócio veterinário de alto crescimento

Publicado em 03/03/2020


Todas as pessoas que iniciam uma nova empresa esperam que ela seja bem-sucedida, não é mesmo? Porém, existe uma diferença entre querer que o seu negócio cresça e, de fato, trabalhar para isso.

Então, se você está pensando em abrir uma clínica veterinária/pet shop ou quer expandir sua empresa, precisa estar preparado para o desafio de criar um negócio veterinário de alto crescimento.

Felizmente, a área veterinária está em crescimento e apresenta ótimas oportunidades de negócios para quem tem ideias criativas e inovadoras. Para você ter uma noção, o Brasil é considerado o segundo maior mercado para o segmento veterinário no mundo.

O que é uma empresa de alto crescimento?

Primeiramente, é preciso entender o que é uma empresa de alto crescimento. As chamadas “scale-ups” são negócios com grande potencial de crescimento em pouco tempo. Para isso, é necessário contar com uma ideia inovadora e outras características próprias, como alta produtividade.

O conceito das “scale-ups” é bastante utilizado no setor tecnológico e industrial. Contudo, isso não impede de criar um negócio veterinário de alto crescimento.

Dicas para criar um negócio veterinário de alto crescimento

Pensando nisso, reunimos algumas dicas valiosas para quem deseja criar um negócio no ramo veterinário com capacidade para crescer significativamente. Está preparado para colocar tudo em prática?

1. Comprometa-se a crescer

A primeira dica é que os empreendedores precisam querer que empresa cresça. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não estão preparadas ou simplesmente não querem lidar com um negócio grande.

Mas, se o seu desejo é criar um negócio veterinário de alto crescimento não tenha medo e sonhe alto! Tenha metas e objetivos audaciosos e procure trabalhar incansavelmente para conseguir alcançá-los.

2. Avaliar e planejar

Sem entender a sua situação atual e planejar os próximos passos é praticamente impossível ter sucesso em uma empresa.

Quem pretende ter um negócio de alto crescimento precisa estar preparado para dobrar ou triplicar o número de consultas, por exemplo. Isso quer dizer que a empresa precisa ter veterinários, auxiliares, estrutura e equipamentos para lidar com o aumento da demanda.

Portanto, se você já possui um negócio veterinário, avalie se está pronto para crescer. Para isso, faça um balanço realista de onde está sua empresa atualmente. Se estiver começando do zero, também é importante avaliar todos os recursos disponíveis e necessários para empreender.

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É essencial fazer um planejamento e criar estratégias para aumentar o faturamento. Comece fazendo uma previsão detalhada de crescimento da clínica veterinária ou pet shop e, de preferência, divida a lista em número de novos clientes, quantidade de pedidos e receita que deseja gerar.

Quanto mais específico e realista você for, mais eficaz será o seu plano de crescimento.

3. Crie colaborações

Estabelecer boas parcerias com pessoas e organizações fora da empresa é uma ótima maneira de acelerar o crescimento.

Portanto, procure construir uma rede de colaboradores com prestadores de serviços, instituições relacionadas à área veterinária, fornecedores e até clientes que possam contribuir com informações relevantes sobre o mercado.

Isso permite uma troca de experiências bastante rica e, quem sabe, pode se transformar em parcerias formais.

4. Repense o modelo de vendas e marketing

O crescimento de qualquer empresa obviamente pressupõe que você venderá mais, independentemente se o seu foco é produtos ou serviços veterinários.

E então, você possui uma estrutura de vendas para suportar o aumento na demanda? Quais as estratégias de marketing que serão utilizadas para impulsionar o crescimento?

Além de aprender como fazer um plano de marketing para negócios veterinários, considere também uma estratégia de inbound marketing para educar o seu público, em vez de apenas divulgar seus produtos ou serviços. Dessa maneira, você destaca a relevância do seu negócio tanto para os animais quanto para os tutores.

Além disso, pense em como você pretende captar e trabalhar o fluxo de leads dentro da sua estratégia de marketing.


E aí, as dicas de como criar um negócio veterinário de alto crescimento foram esclarecedoras para você? Então agora é só partir para a ação, traçar seus planos e alcançar excelentes resultados!

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