Aprender a distinguir o que é realmente essencial para o seu negócio veterinário é extremamente importante para manter o bom funcionamento de sua empresa.

E, em momentos de crise, como a…

Tempo de cortes: Como distinguir o que é essencial ou não para o seu negócio veterinário

Publicado em 17/06/2020 | Atualizado em 16/06/2020


Aprender a distinguir o que é realmente essencial para o seu negócio veterinário é extremamente importante para manter o bom funcionamento de sua empresa.

E, em momentos de crise, como a que estamos vivendo com o Coronavírus, se torna fundamental saber discernir quais são as prioridades para o seu negócio.

Desse modo, é possível se preparar e reduzir custos que não são prioritários, otimizando o orçamento e reduzindo riscos do empreendimento.

Pensando nisso, hoje vamos ajudá-lo a distinguir o que é essencial ou não para o seu negócio veterinário. Acompanhe!

Custos Essenciais

Fazer a gestão de sua empresa de maneira eficiente, principalmente durante a pandemia, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Mas, apesar dos cortes serem uma boa estratégia, é extremamente importante identificar quais são os custos essenciais para o seu negócio veterinário, ou seja, quais são aqueles que você precisa manter.

Para saber quais são esses gastos prioritários é fundamental observar e analisar os seus centros de operação e despesas associadas a eles.

Ao observar os dados de gestão de custos da sua empresa, você conseguirá identificar qual é o retorno de cada investimento feito.

Os custos essenciais são aqueles que além de proporcionar um retorno positivo, possibilitam a execução e oferecimento de seus atendimentos, serviços e produtos.

Então, nem pensar em cortar gastos que podem interferir negativamente em seu empreendimento, combinado?

Como realizar os cortes de custos

Com os dados da sua gestão de custos em mãos, fica muito mais fácil identificar quais são aqueles que podem ser cortados. Mas, confira as dicas que daremos a seguir sobre as despesas que podem ser reduzidas, postergadas ou eliminadas!

Otimize seu estoque de produtos

Uma boa dica para realizar os cortes de custos é evitar adquirir estoques de produtos que vendem pouco e trazem baixa lucratividade para a sua empresa veterinária. Procure manter apenas os estoques de produtos que trazem bons retornos para seu empreendimento.

Powered by Rock Convert

Avalie se sua gestão de estoque está sendo realizada de forma eficaz e evite o desperdício mensal com produtos que não vendem facilmente.

Uma ótima maneira de ter um controle eficiente sobre a sua empresa é utilizando o software BensVET. O aplicativo traz inúmeros benefícios e possibilita uma maior economia de seu tempo. Assim como, amplia e facilita a organização e o acompanhamento de estoque, sem deixar que nenhum produto falte e você perca vendas.

Atualize-se sobre os direitos dos micro e pequenos empreendedores

É importante acompanhar quais são as alterações que ocorreram para os micro e pequenos empreendedores. Pois, alguns novos direitos podem facilitar a vida financeira de seu negócio.

Por exemplo, devido à crise do Coronavírus, o governo dispensou o pagamento do Simples Nacional por 6 meses, assim como, expandiu o prazo para o pagamento de dívidas e empréstimos com o banco em 60 dias.

Com estas medidas, você pode postergar estes custos para o final da quarentena e direcionar seus investimentos de maneira mais estratégica.

Renegocie o aluguel de seu estabelecimento

Outra dica importante é tentar renegociar o aluguel, caso você possua uma unidade ou loja física. Afinal, a utilização está sendo parcialmente realizada.

Portanto, estabeleça contato com o seu locador e procure negociar o pagamento de valores menores durante a pandemia.

Adie reformas

Caso você tenha uma reforma programada para acontecer em seu estabelecimento, é importante adiá-la para um momento mais oportuno.

Dessa forma, você reduz custos que não são essenciais agora e evita o desperdício com gastos que não trarão um retorno imediato.

Administre seus anúncios

Os custos com marketing e publicidade são muito valiosos, no entanto, uma boa gestão exige que você diminua os gastos excessivos com anúncios que não estão gerando lucro.

Então, não deixe de utilizar o dinheiro de sua empresa com gastos mais estratégicos e apropriados ao momento de crise.


Esperamos que você possa utilizar as dicas que demos aqui sobre como distinguir o que é essencial ou não para o seu negócio veterinário. E, procure transformar a crise em oportunidade!



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020