Você sente que 24 horas por dia não é suficiente para fazer tudo que precisa? Esse é um dos maiores desafios para quem é gestor de clínica veterinária. Mas a…

Como otimizar o tempo no trabalho: dicas para produtividade de quem é gestor veterinário

Publicado em 12/03/2020


Você sente que 24 horas por dia não é suficiente para fazer tudo que precisa? Esse é um dos maiores desafios para quem é gestor de clínica veterinária. Mas a boa notícia é que existe saída!

Não estamos falando de uma solução mágica para ter mais tempo no dia ou se dedicar mais horas ao trabalho.

Na verdade, os gestores precisam aprender como otimizar o tempo no trabalho. De maneira simples, a otimização do tempo pode ser definida como uma maneira de render o máximo possível com menos esforços.

Quer saber como isso funciona na prática? Então confira as dicas valiosas que reunimos para os gestores de clínicas veterinárias conseguirem otimizar seu tempo no trabalho!

1. Saiba separar a vida pessoal da vida profissional

Enquanto estiver na clínica veterinária, procure se desligar de outras preocupações. Sabemos que pode ser difícil esquecer problemas familiares ou deixar para resolver questões pessoais apenas quando chegar em casa.

Entretanto, apenas alguns minutos em que você desvia a sua atenção para cuidar da vida pessoal são suficientes para diminuir drasticamente a sua produtividade no trabalho.

Dependendo da urgência, você pode pedir ajuda para outra pessoa ou separar um tempo para cuidar dos assuntos pessoais (desde que isso não vire rotina).

2. Priorize atividades

Quem quer aprender como otimizar o tempo no trabalho precisa aprender diferenciar o que é importante e o que é urgente.

O especialista em produtividade e autor do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, Stephen Covey, divide as atividades diárias em quatro tipos: urgente, não urgente, importante e sem importância.

Seguindo essa matriz, as tarefas urgentes são aquelas que exigem atenção imediata e precisam ser executadas em um prazo curto. Já as atividades importantes são aquelas que precisam de um maior planejamento e mais tempo de execução.

Seguindo esse raciocínio, o gestor de clínica veterinária deve priorizar suas atividades e a melhor forma de fazer isso é criando uma lista de tarefas (que pode ser diária, semanal ou mensal, dependendo das necessidades).

Depois de listar todas as tarefas procure separá-las por ordem de prioridade antes de começar a execução.

Powered by Rock Convert

3. Delegue tarefas

Para quem está à frente da gestão de uma clínica veterinária, pode ser comum se sentir na obrigação de participar de tudo que acontece no negócio. Essa é uma atitude compreensível, mas que pode ser prejudicial longo prazo.

Se você seguir a dica anterior e priorizar as tarefas, perceberá como muitas delas podem ser feitas por outra pessoa. Por isso, aprenda a delegar tarefas.

Os gestores mais eficazes são aqueles que sabem distribuir as responsabilidades para as pessoas apropriadas.

Eles confiam no administrador do escritório para gerenciar a papelada, confiam nos veterinários para realizar os atendimentos e assim por diante.

Além de reduzir a carga de trabalho desnecessária de um gestor, delegar tarefas ajuda a otimizar o tempo e focar no que realmente é importante no momento.

4. Organize o espaço de trabalho

São poucas as pessoas que conseguem ser produtivas com uma mesa de trabalho bagunçada. Afinal, o tempo gasto para procurar um simples papel poderia ser melhor utilizado em outras tarefas.

Isso não quer dizer que você precisa de um ambiente perfeito! Na verdade, basta manter o mais organizado possível. Para isso, separe alguns minutos diários para limpar a sala e retirar a bagunça da mesa.

Lembre-se também de armazenar todas fichas clínicas, documentos e notas fiscais de forma digital em um sistema de gestão veterinária. Assim você poupa espaço físico e ainda encontra facilmente todos os documentos de forma mais rápida.

5. Mantenha o foco

A gestão de uma clínica veterinária costuma exigir que o profissional realize várias atividades diferentes durante o dia e, entre uma atividade e outra, pode ser difícil resistir às distrações do ambiente.

No entanto, o ideal é que você tente remover essas distrações para manter o foco na tarefa em suas mãos. Feche a porta, peça para não ser incomodado, desligue o celular, enfim, faça o que for preciso para se desconectar do mundo externo pelo menos por um momento.

Sabemos que isso pode ser difícil quando você está gerenciando uma clínica veterinária cheia de pessoas e animais, mas capacite a equipe para ter autonomia para tomar decisões e resolver pequenos problemas.


Essas foram as dicas para otimizar o tempo no trabalho. Esperamos que este conteúdo seja valioso para você na prática, contribuindo para sua gestão de tempo na veterinária!

O que achou dessas dicas? Queremos te ouvir! Comente abaixo quais são as suas principais dificuldades como gestor e como essas sugestões poderão melhorar sua rotina.



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020