Todo empreendedor da área veterinária deve saber aproveitar os períodos do ano que podem gerar um gatilho para que os tutores levem seus animais de estimação ao atendimento veterinário.

Estes períodos…

5 períodos do ano que irão alavancar o atendimento nas clínicas veterinárias

Publicado em 11/11/2020 | Atualizado em 10/11/2020


Todo empreendedor da área veterinária deve saber aproveitar os períodos do ano que podem gerar um gatilho para que os tutores levem seus animais de estimação ao atendimento veterinário.

Estes períodos específicos são momentos primordiais para aumentar seus atendimentos e conquistar mais clientes.

É importante realizar um planejamento estratégico e eficaz para estar bem preparado para estas épocas e aproveitar tudo que elas trazem de melhor para o seu empreendimento.

Pensando nisso, aqui vamos abordar 5 períodos do ano que irão alavancar o atendimento nas veterinárias. Não deixe de acompanhar!

1. Feriados prolongados

Muitas pessoas esperam os feriados prolongados para realizarem suas viagens, não é mesmo? Por isso, essas são épocas do ano bastante propícias para fazer seus atendimentos decolarem.

Os feriados prolongados contribuem para aumentar os seus atendimentos, pois muitos tutores vão viajar com os seus pets e precisam vaciná-los para mantê-los mais seguros. Lembramos que é extremamente importante que eles sejam vacinados antes das viagens.

Além disso, é comum os clientes adquirirem acessórios, medicamentos, brinquedos e roupas para cuidar e entreter os animais de estimação durante a viagem.

2. Imediatamente após os feriados prolongados

Outro período que pode contribuir para o aumento de atendimentos em sua clínica veterinária é o pós-feriado prolongado, pois muitos animais contraem doenças virais, doenças transmitidas por carrapatos e doenças relacionadas às altas temperaturas.

Os pets podem acabar entrando em contato com os carrapatos quando saem para passear em parques, ruas e praças. E, também, quando são levados para viajar, pois até mesmo os hotéis podem ter os parasitas.

Já as altas temperaturas podem ocasionar transtornos no organismo do animal que precisará de cuidados após à exposição ao calor extremo.

3. Campanhas de vacinação contra a raiva

Quem tem um animal de estimação e se preocupa com a saúde e bem-estar do pet, sabe que a vacinação precisa estar em dia para evitar complicações e doenças.  Manter o animal protegido é fundamental e precisa ser uma das maiores preocupações dos tutores.

Portanto, é muito importante o acompanhamento das campanhas de vacinação em sua cidade, assim, sua clínica veterinária prepara-se para receber os tutores que buscam serviços de vacinação complementares aos que os serviços públicos oferecem.

Por causa da pandemia de coronavírus, seu negócio veterinário pode até mesmo oferecer o serviço de vacinação domiciliar. Aumentando assim, a segurança e proteção dos tutores e suprindo a nova demanda.

Powered by Rock Convert

4. Períodos de calor

Nos períodos de calor a atenção e proteção dos animais de estimação precisam ser redobradas. Isso porque, eles sofrem bastante com o calor e em casos mais graves de exposição à altas temperaturas a hipertermia pode até mesmo causar a morte.

A hipertermia acontece quando a temperatura do pet se eleva muito e pode causar um colapso no organismo. As raças de cães que correm mais risco são os pugs, bulldogs francês, boston e inglês.

Os períodos de calor também podem ser responsáveis pelo aumento de animais com doenças virais como cinomose e parvovirose. E, também, o aumento de doenças transmitidas por carrapatos, como erliquiose e babesiose.

Sendo assim, é importante preparar-se para realizar os atendimentos e exames necessários para a identificação e tratamento dessas doenças.

5. Períodos de Inverno

A proliferação de carrapatos e as doenças transmitidas por ele como a babesiose e erliquiose não aumentam apenas no verão, mas também, nos períodos secos do inverno. Elas são algumas das causas do aumento de atendimentos nessa época do ano.

Mas não são as únicas, existem outros motivos para os tutores precisarem levar os seus pets ao atendimento veterinário, como, por exemplo, o aumento de surtos de gripe canina, rinotraqueíte felina, problemas respiratórios, dores musculares e articulares.

As baixas temperatura somadas com o ar seco de inverno são responsáveis pelo aumento de dores de artrose, complicações de asma felina, dores relativas às hérnias de disco, gripe felina e gripe canina.

Dica extra (e que fará toda a diferença)!

A ação básica partir daqui é que você prepare sua clínica para receber as demandas de acordo com cada período do ano, seja durante o verão, inverno, feriados prolongados etc.

Contudo, é essencial para o sucesso do seu negócio que você não fique apenas esperando por clientes nesses períodos. O ideal é que você informe sua base de contatos sobre os pontos de atenção durante esse período, seja por e-mail, redes sociais ou notificação no celular, caso tenha o BensVET.

Ao informar sobre os perigos de cada época ou sobre a importância das campanhas de vacinação você gerará valor aos tutores, transformando sua clínica em uma referência sobre o assunto.

Além disso, você sempre poderá se deixar a disposição, mostrando que seu estabelecimento pode ajudar os tutores e seus pets com as diversas demandas que poderão surgir.

Essas ações com certeza auxiliarão na atração e fidelização de novos clientes!


Pronto, agora que você já conhece os 5 períodos do ano que irão alavancar o atendimento nas veterinárias poderá preparar seu negócio e equipe de colaboradores para realizarem consultas excelentes que propiciem o retorno dos clientes em outros períodos também!



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020