Enquanto a crise de saúde referente a pandemia de Corona vírus atinge o pico em nosso país, muitos negócios estão sendo prejudicadas (inclusive as clínicas veterinárias). Afinal, as pessoas estão…

5 dicas para gerir a marca da sua clínica veterinária em tempos de crise

Publicado em 06/05/2020

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Enquanto a crise de saúde referente a pandemia de Corona vírus atinge o pico em nosso país, muitos negócios estão sendo prejudicadas (inclusive as clínicas veterinárias). Afinal, as pessoas estão ficando reclusas em suas casas e com isso os atendimentos veterinários diminuíram.

Muitas empresas já estão se reinventando, adaptando à nova realidade e mudando a forma de se comunicar com o público. E você, o que está fazendo para manter a sua clínica veterinária presente na vida dos clientes — tutores e pets —  durante o período de quarentena?

Se você ainda não tomou atitudes nesse sentido, está na hora de começar!

A forma de consumo mudou e, se você não está em contato com o seu público neste momento, outro veterinário deve estar fazendo isso em seu lugar, enquanto você está lendo este artigo.

Mas calma, isso não significa que você está perdendo seu tempo aqui. Pelo contrário! Este conteúdo será extremamente útil para ajudá-lo a gerir a marca da sua clínica veterinária em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora. Aproveite as dicas que preparamos para você!

1. Mostre apoio

Como veterinário e empreendedor, a pergunta mais importante que você deve se concentrar agora não é “Como posso faturar mais?”. Em vez disso, pergunte-se “Como posso ajudar meus clientes durante esse período?”.

Concentrar-se somente nos lucros durante a pandemia pode ser um erro fatal. Mas atenção: tenha cuidado para a ajuda não soar como oportunismo.

2. Invista em relacionamento com o público

Relacionamento com o público deve ser a prioridade da sua clínica veterinária. Isso porque o momento é delicado e exige bastante empatia com os outros.

Portanto, procure estar presente na vida dos tutores e pets mesmo com o distanciamento social. Dessa maneira, seu negócio veterinário continua na mente do público e ainda se posiciona como uma marca confiável e humanizada.

3. Seja uma fonte confiável de informações

Em tempos de crise, as chamadas “fake news” podem causar ainda mais pânico nas pessoas. Logo, sua marca pode (e deve!) se posicionar como uma fonte confiável de informações.

Por exemplo, oriente os clientes sobre as melhores maneiras de prevenir o contágio do vírus e os cuidados que eles precisam ter com os animais de estimação durante este período de quarentena.

4. Esteja presente no mundo virtual

É praticamente impossível falar nas maneiras de gerir a marca da sua clínica veterinária em tempos de crise sem considerar a tecnologia. As pessoas estão ainda mais conectadas nos últimos dias e, por isso, é essencial que a sua empresa esteja presente no mundo virtual para se conectar com os clientes.

Então, aproveite as inúmeras ferramentas digitais para se comunicar com as pessoas, gerar conteúdo relevante e fortalecer a sua marca.

5. Use a tecnologia a seu favor

Lembre-se que a tecnologia não se resume apenas às redes sociais. Existem muitas outras maneiras de incorporar a tecnologia para gerir a marca da sua clínica veterinária. Um software de gestão veterinária é uma delas.

As empresas que utilizam o BensVET têm acesso à vários dados dos clientes, como histórico de consultas e vacinação do animal. Dessa maneira, é possível criar ofertas personalizadas para cada cliente.

Por exemplo, se uma pessoa vacinou o seu bichinho de estimação e realizou o cadastro em sua clínica, o sistema envia um aviso para lembrar da próxima imunização. O mesmo pode ser feito com medicamentos contra pulgas e carrapatos ou outros serviços, por exemplo.

Com isso, você demonstra preocupação com a saúde e bem estar do pet e ainda encontra uma maneira de continuar se relacionando com os tutores.

6. Dialogue com as pessoas

Estabelecer um diálogo com o público é essencial em tempos de crise. Comunique sobre as mudanças nos atendimentos veterinários e deixe claro todos os esforços realizados para seguir os protocolos de prevenção.

Por outro lado, ouça os clientes também. É válido pedir que eles deem sugestões para melhorar o atendimento ou novos serviços que estão precisando, por exemplo.


Essas foram as nossas dicas para gerir a marca da sua clínica veterinária em tempos de crise. O conteúdo foi útil para você? Então continue acompanhando o blog BensVET para ajudar seu negócio veterinário a sobreviver à pandemia!

 


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