O Sucesso do Cliente é uma das melhores oportunidades de crescimento para os negócios de todos os setores, inclusive para clínicas veterinárias. Como o nome sugere, o Sucesso do Cliente…

Sucesso do Cliente: o que é e como implantar em clínicas veterinárias

Publicado em 11/02/2020 | Atualizado em 10/02/2020


O Sucesso do Cliente é uma das melhores oportunidades de crescimento para os negócios de todos os setores, inclusive para clínicas veterinárias. Como o nome sugere, o Sucesso do Cliente para clínicas veterinárias está relacionado com os esforços para melhorar a experiência de clientes e pacientes.

Ainda não sabe como utilizar em seu negócio veterinário? Não tem problema! Neste artigo, vamos explicar o que é o Sucesso do Cliente e como aplicar o conceito em seu negócio veterinário.

Vamos lá?

O que é Sucesso do Cliente para clínicas veterinárias?

O Sucesso do Cliente, também chamado de customer success, é uma metodologia de negócios que visa garantir que os clientes alcancem os resultados desejados ao usar seu produto ou serviço.

Na prática, significa que a empresa foca no relacionamento com os consumidores, conhece suas necessidades e age de forma benéfica para todos os envolvidos.

Normalmente, uma estratégia eficaz de Sucesso do Cliente é capaz de fidelizar e diminuir a taxa de abandono (churn) e ainda aumentar a receita da empresa.

É importante saber que o Sucesso do Cliente em clínicas veterinárias vai muito além do que diagnosticar a doença de um animal e indicar o tratamento adequado.

Na verdade, a satisfação do cliente deve ser garantida em toda a jornada do consumidor. Ou seja, desde o momento em que o consumidor conhece a sua clínica até depois que ele se torna um cliente de fato.

Sucesso do cliente para clínicas veterinárias: como implementar

Quer descobrir como funciona o Sucesso do Cliente para clínicas veterinárias na prática? Então conheça os passos e elementos essenciais para melhorar a experiência e aumentar o ciclo de vida do seu público:

1. Desenvolvimento do cliente

O primeiro passo para implementar o Sucesso do Cliente em sua clínica veterinária é encontrar o cliente certo. Por isso, o desenvolvimento do cliente é essencial.

Isso quer dizer que você precisa atrair, buscar e prospectar o tipo de consumidor ideal para o seu negócio. Se, por exemplo, sua clínica veterinária é especializada em animais de pequeno porte, você precisa encontrar os tutores de pets que se enquadram nesse perfil.

Não é difícil entender a lógica por trás disso. Quando você gasta recursos e tempo para atrair os clientes errados, todos têm a perder.

Powered by Rock Convert

Primeiramente, será mais difícil lidar e agradar esse público, já que a sua solução não é o que o cliente precisa. Em segundo lugar, os clientes errados tendem a ser menos lucrativos e, muito provavelmente, não retornarão à sua clínica.

2. Crie um roteiro para o sucesso

Padronizar o processo de atendimento é outro ponto fundamental para garantir o Sucesso do Cliente. Isto é, você precisa estabelecer qual o caminho que o consumidor irá percorrer antes mesmo de chegar até sua clínica veterinária.

Além disso, é necessário determinar quais ações que a empresa fará para obter o Sucesso do Cliente nas diferentes etapas do atendimento.

Considere, por exemplo:

  • Qual resultado esperado pelo cliente?
  • Como beneficiar mais o cliente em cada etapa do atendimento?
  • Como será a comunicação com o público?
  • Como a empresa acompanhará os clientes insatisfeitos?

3. Suporte

Oferecer um bom suporte para os clientes é fundamental para qualquer negócio veterinário. Afinal, os tutores preocupam-se com o bem-estar dos animais e ter o apoio de um profissional da área pode fazer toda a diferença na satisfação com o atendimento.

Você pode ser reativo, ou seja, estar disponível para solucionar as dúvidas dos clientes. Além disso, você pode (e deve) ser proativo e se antecipar aos problemas. Para isso, é válido construir um suporte funcional com as possíveis dúvidas como, por exemplo, cuidados com o animal no pós-operatório.

4. Feedback dos clientes

Uma ação comum em praticamente todas as empresas bem-sucedidas é pedir o feedback dos clientes. Portanto, se você quer implantar o Sucesso do Cliente para clínicas veterinárias, deve começar imediatamente a solicitar a opinião do seu público.

Para isso, você pode enviar um formulário para o cliente no final de cada atendimento com perguntas simples, como a qual a nota que ele avalia o atendimento e se a consulta resolveu o problema do animal.

5. Engajamento

Interagir com os clientes dentro e fora do consultório veterinário é outra iniciativa de Sucesso do Cliente. Essa ação, em conjunto com o feedback, é valiosa para garantir que o público fique satisfeito com o atendimento.

Portanto, procure manter o contato com o cliente após o tratamento e demonstre preocupação genuína com o bem-estar do animal. Dessa maneira, os clientes continuam a enxergar o valor da sua clínica veterinária mesmo depois do atendimento e isso não tem preço!


Entendeu como funciona o Sucesso do Cliente para clínicas veterinárias? Essa metodologia dos negócios é extremamente valiosa, permitindo que o seu público se sinta apoiado durante a sua jornada de compras. Com o tempo, você perceberá como o Sucesso do Cliente também é o sucesso do seu negócio veterinário!

Quer receber mais dicas e informações sobre o mercado veterinário? Inscreva-se já na nossa Newsletter!



Deixe seu comentário

Política de Cookies | Política de Privacidade | Termos de Uso

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020