O que acha de ter uma ótima ferramenta de marketing para veterinários literalmente na ponta dos dedos?

Com o e-mail marketing é assim: apenas com o teclado do computador e os…

Como fazer um e-mail marketing para clínica veterinária

Publicado em 18/02/2020


O que acha de ter uma ótima ferramenta de marketing para veterinários literalmente na ponta dos dedos?

Com o e-mail marketing é assim: apenas com o teclado do computador e os e-mails criados com ele, você consegue conectar com seus clientes atuais e potenciais, estabelecer uma marca forte e posicionar melhor sua clínica veterinária.

Todos esses benefícios ficam ainda melhores quando consideramos as principais características do e-mail marketing: possibilidade de personalização, baixo custo, grande alcance, eficácia e excelente retorno.

Basicamente, o e-mail marketing é uma ferramenta para criar e nutrir relacionamento com os seus contatos. Assim, a empresa pode enviar as mais diversas mensagens (divulgação de eventos, promoção de conteúdos especiais e newsletter, por exemplo) a qualquer hora do dia.

Ou seja, a comunicação com o público fica mais direta e pessoal.

Já gostou desta maneira de divulgar o seu negócio veterinário? Então confira os pontos básicos de como fazer um e-mail marketing para clínica veterinária.

Como conseguir endereços de e-mail?

O item mais valioso para quem vai fazer um e-mail marketing para clínica veterinária é uma lista atualizada de e-mails dos seus clientes atuais e possíveis clientes.

À princípio, a coleta dos endereços de e-mail pode parecer complicada, especialmente porque você precisa conseguir a autorização explícita para incluir uma pessoa em qualquer lista.

Então, esqueça aqueles sites que vendem listas de e-mail prontas. Além de ser proibido, não é eficaz, já que aquelas pessoas não se identificam com a sua empresa.

Existem ferramentas certas para criar uma lista de e-mail e, nesse caso, a melhor delas é o banco de dados do sistema veterinário que você utiliza.

As clínicas veterinárias que utilizam o BensVET, por exemplo, realizam um cadastro completo dos tutores e animais. Portanto, ao preencher a ficha, basta solicitar ao cliente a permissão para receber e-mails informativos.

Essa estratégia é bastante eficiente, já que você irá se comunicar com clientes atuais. Ou seja, eles já conhecem e se relacionam com a sua clínica veterinária.

Ao utilizar o mailing da base de dados do sistema veterinário, você também pode incrementar ainda mais a sua campanha de e-mail, seja utilizando informações sobre os pets e tutores ou enviando indicações personalizadas (explicaremos mais sobre essas possibilidades no próximo tópico).

Além disso, você pode criar landing pages para oferecer materiais ricos (como e-books, infográficos etc) em troca do contato. Formulários no site ou blog também são essenciais para criar um mailing.

Conteúdo para campanha de e-mail marketing

Outro passo importante para quem quer aprender como fazer um e-mail marketing para clínica veterinária é pensar no tipo de conteúdo que deseja compartilhar.

Powered by Rock Convert

A nossa primeira sugestão é compartilhar o conteúdo do seu blog (caso tenha). Assim, sempre que publicar um artigo novo, você pode compartilhar com a sua rede de contatos.

Outra possibilidade é criar um conteúdo exclusivo para a campanha de e-mail. Por exemplo, épocas de mudanças de estações, troca de pelagens, férias ou outros acontecimentos temporários podem influenciar no interesse e comportamento dos tutores de pets. Logo, você pode criar um conteúdo informativo para essas diferentes ocasiões.

Conteúdo promocional também está liberado em uma campanha de e-mail marketing. Enviar ofertas especiais, descontos e promoções para seus contatos é uma ótima maneira de despertar o interesse do público e gerar mais vendas.

Uma das vantagens do e-mail marketing para clínica veterinária é a possibilidade de oferecer os produtos que sejam do interesse do cliente. Para isso, você pode utilizar o histórico de compras coletado pelo sistema BensVET.

Por falar em conteúdo personalizado, experimente utilizar os dados de aniversário dos clientes e dos pets para enviar mensagens de felicitações. Esse é um gesto simples, mas que faz o cliente se sentir especial.

Dicas para um e-mail marketing de sucesso

Algumas dicas são essenciais ao fazer um e-mail marketing para clínica veterinária e conseguir bons resultados com isso. As principais são:

Segmente o público

Segmentar a lista de e-mail de acordo com as características do público, como localização, idade e sexo do cliente é uma ótima maneira de personalizar as mensagens.

Para otimizar ainda mais os resultados, separe o público de acordo com os resultados das campanhas de e-mail anteriores, como taxa de aberturas de e-mails, compras etc.

Envio regular

Você não precisa enviar e-mails para seus clientes todos os dias. Contudo, procure definir uma regularidade que pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. Aqui, o mais importante é ter os dias pré-definidos e, com o tempo, o público começará a esperar pelos seus e-mails na caixa de entrada.

Para isso, você pode fazer um planejamento simples, criando com um calendário com as datas de envio.

Monitore resultados

As plataformas de e-mail marketing fornecem uma variedade de informações e métricas sobre os hábitos dos destinatários, tais como taxas de abertura, cliques e muito mais.

Você deve estar preparado para monitorar o desempenho de todas as mensagens enviadas. Esses resultados fornecem lições valiosas que você pode aplicar nas próximas campanhas.


Viu como fazer um e-mail marketing para clínica veterinária pode ser prático e trazer resultados surpreendentes? Então, o que você está esperando para usar essa ferramenta a favor do seu negócio veterinário?

Aproveite inscreva-se em nossa newsletter! Além de receber conteúdos relevantes para o seu negócio veterinário, você também terá em sua caixa de entrada e-mails que servirão de exemplo para suas próximas ações de e-mail marketing.

 



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020