Uma das chaves do sucesso em qualquer negócio é construir relacionamentos duradouros com os clientes. Para sua clínica ou hospital veterinário, a forma como o animal é tratado é essencial…

Como fazer a gestão de clientes e animais de sua clínica veterinária

Publicado em 04/11/2019

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Uma das chaves do sucesso em qualquer negócio é construir relacionamentos duradouros com os clientes. Para sua clínica ou hospital veterinário, a forma como o animal é tratado é essencial para fidelizar os clientes.

Mas, afinal, como conseguir ter consumidores satisfeitos e fiéis ao seu negócio? Uma maneira é com a gestão de clientes que, basicamente, consiste em colocar o consumidor no centro da empresa.

Com uma gestão de clientes eficiente, a organização passa a se preocupar em criar relacionamentos e tratar cada pet e tutor de forma personalizada. O conceito pode ser aplicado em empresas de todos os setores, mas no mercado pet faz ainda mais sentido.

Basta observar as mudanças nos hábitos de consumo. Os donos de animais de estimação estão mais exigentes e dispostos a pagar por um tratamento diferenciado para os seus bichinhos.

Por isso, está na hora de trabalhar com o gerenciamento de clientes e melhorar os resultados da sua clínica ou hospital veterinário. Quer saber como? Então aqui estão algumas maneiras simples de fazer a gestão de clientes e animais com eficiência:

Conheça seu próprio negócio

Antes de se preocupar com os clientes em si, é preciso olhar para dentro do seu negócio e conhecê-lo detalhadamente. Comece analisando como é o processo de atendimento. O que é feito assim que um novo cliente chega ao seu estabelecimento? Quais são as próximas etapas? Existe algum método padrão?

Também é interessante analisar a rotina da empresa: horário de funcionamento, momentos em que há maior fluxo de clientes e pacientes etc.

Conhecer o negócio e os seus processos é importante não só para o gestor, como também para todos os colaboradores que lidam direta ou indiretamente com os clientes.

Cadastro dos clientes e animais

Ter acesso aos dados do cliente e do animal é essencial para um negócio veterinário. Isso agiliza o atendimento e ainda facilita o trabalho de veterinários e demais colaboradores do estabelecimento.

Portanto, sempre que for realizar o atendimento de um novo cliente, certifique-se de fazer o seu cadastro. Além de informações básicas de contato (como nome do tutor e do animal, telefone etc), experimente incluir mais detalhes. Algumas informações que podem constar na ficha de cadastro são:

  • Histórico de vacinação;
  • Histórico de doenças;
  • Preferências;
  • Tratamentos já realizados ou em andamento;
  • Alergias;
  • Dentre outras.

Muita coisa não é? Mas pode ficar tranquilo, você não precisa preencher tudo isso manualmente ou criar uma planilha totalmente do zero! Com um software de gestão para veterinários, como o BensVET, é possível criar e gerenciar o cadastro dos clientes e animais de forma bem simples e acessível a todos.

Tratamento personalizado

Outro aspecto importante da gestão de clientes e entender que cada consumidor é único e merece uma experiência personalizada. No mercado pet isso quer dizer que cada tutor e animal possuem necessidades diferentes. Conhecer e respeitá-las pode ser o seu grande diferencial. Sei que isso pode parecer inviável, mas garanto que é mais fácil do que você imagina.

Ao fazer o cadastro dos clientes e animais com o sistema BensVET, você terá acesso à praticamente todas as informações necessárias para proporcionar um atendimento personalizado. Seja coisas básicas, como tratar o cliente pelo nome, até itens mais específicos, como hábitos de consumo e preferências do tutor.

Valorize os clientes especiais

Pare um momento para refletir quais são seus melhores clientes. Para isso, você pode usar diferentes critérios de classificação, como aqueles que são mais assíduos ou os que gastam mais dinheiro em seu negócio veterinário.

Em seguida, procure maneiras de valorizar esses clientes e tratá-los de forma diferenciada. Pode ser entregando mimos para os animais de estimação, oferecendo descontos ou qualquer outra maneira que traga valor ao relacionamento entre negócio e cliente.

Aqui, o importante é que os clientes saibam que são especiais. Acredite, isso eleva o nível de satisfação e ainda pode ajudar no marketing boca-a-boca.

Use a tecnologia

A gestão de clientes tem a ver com relacionamentos e pessoas. Porém, isso não quer dizer que você não pode usar a tecnologia a favor da sua clínica ou hospital veterinário. Pelo contrário, já citei acima como um bom software de gestão para veterinários pode ser útil para fidelizar os clientes.

Então, aproveite as ferramentas tecnológicas para registrar as principais informações de cada cliente, criar promoções personalizadas e se aproximar do seu público.


E aí, está preparado para fazer a gestão de clientes e animais de sua clínica ou hospital veterinário? Se você deseja elevar ainda mais essa gestão, não deixe de conhecer o BensVET por meio de uma apresentação exclusiva para seu negócio.


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