Você sabe como fazer a folha de pagamento da sua clínica ou hospital veterinário? Em meio à agitação diária de cuidados com os pets, é fácil deixar de lado as…

Como fazer a folha de pagamento para clínica ou hospital veterinário?

Publicado em 01/11/2019

Você sabe como fazer a folha de pagamento da sua clínica ou hospital veterinário? Em meio à agitação diária de cuidados com os pets, é fácil deixar de lado as tarefas burocráticas como a folha de pagamento.

Porém, essa parte operacional é fundamental para o sucesso do seu negócio veterinário. Afinal, se a empresa não está regularizada com as questões financeiras e tributárias, pode ser que ela tenha problemas mais graves pela frente.

A folha de pagamento é um documento obrigatório para qualquer empresa no Brasil. Portanto, mesmo que você contrate um serviço de contabilidade para tratar dessa questão, é importante entender basicamente como fazer a folha de pagamento.

Pensando nisso, vamos solucionar as principais dúvidas sobre a folha de pagamento e algumas particularidades que devem ser observadas em negócios veterinários. Confira!

O que é a folha de pagamento?

A folha de pagamento (ou holerite) é um documento que contém os dados trabalhistas e as remunerações de cada um dos colaboradores de uma empresa. Dessa forma, a empresa precisa elaborar a folha de pagamento mensalmente e transformar as informações trabalhistas do funcionário em dados contábeis.

Calcular o pagamento líquido e bruto em uma folha de pagamento não é uma tarefa simples. Para isso, é necessário ter conhecimento na área de Recursos Humanos, matemática financeira, contabilidade e leis trabalhistas.

A folha de pagamento é um documento que funciona como o histórico do funcionário na empresa. Por isso, ela pode ser usada para auxiliar em financiamentos e ainda é obrigatória para comprovar a aposentadoria.

Informações que devem constar na folha de pagamento

Antes de aprender como fazer a folha de pagamento, você precisa conhecer os dados obrigatórios que precisam estar discriminados no documento. Alguns deles são:

  • Dados do empregador;
  • Dados do empregado (nome, número da CTPS, cargo, função);
  • Natureza dos serviços prestados;
  • Descontos legais (como INSS, benefícios, contribuição sindical etc);
  • Quantidade de dias trabalhados;
  • Horas extras;
  • Comissão (se for o caso);
  • Salário bruto;
  • Salário líquido.

Como fazer a folha de pagamento

Quer saber como fazer a folha de pagamento para sua clínica ou hospital veterinário? Então confira as etapas:

1. Categoria do funcionário

Cada funcionário é classificado de acordo com a sua categoria de trabalho que é definida por uma convenção coletiva. Essa classificação serve para orientar os cálculos de remuneração e descontos, já que cada categoria tem suas particularidades.

2. Horas trabalhadas

Em seguida, é necessário calcular as horas trabalhadas pelo colaborador. Para isso, você precisa analisar a folha de ponto que deve conter o registro de horas trabalhadas, horas extras, descanso remunerado, faltas e atrasos por exemplo.

Powered by Rock Convert

3. Encargos e descontos

Encargos e impostos que precisam ser descontados também devem estar na folha de pagamento. Alguns deles incluem: INSS, contribuição sindical, benefícios (como vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde).

4. FGTS

Embora não seja um desconto, o valor do FGTS precisa constar na folha de pagamento do funcionário. Assim, o trabalhador tem a garantia de que o seu benefício está sendo depositado pela empresa todos os meses.

5. Comissões

Em clínicas e hospitais veterinários, é comum que os médicos veterinários trabalhem como prestadores de serviços. Nesses casos, a remuneração é realizada por uma comissão pré-estabelecida por cada atendimento.

Além disso, a comissão pode ser aplicada aos demais funcionários do negócio veterinário, como atendentes, vendedores, tosadores e enfermeiros.

Existem várias formas de comissionar os funcionários de uma clínica ou hospital veterinário. Isso varia de acordo com o tipo do negócio, serviços oferecidos e objetivos com esse método de bonificação.

De qualquer maneira, sabemos que pode ser complicado registrar todos os serviços realizados pelo profissional para calcular o valor total da comissão. Para facilitar o processo e evitar erros na folha de pagamento dos colabores, é ideal contar com um software de gestão.

O sistema BensVET realiza todo o controle de comissões, apresentando todos os serviços realizados pelo profissional e o valor a pagar.

Gostou deste conteúdo? Se ainda ficou alguma dúvida sobre como fazer a folha de pagamento para sua clínica ou hospital veterinário é só deixar nos comentários.

Aproveite a oportunidade e solicite agora uma demonstração gratuita e exclusiva do BensVET para o seu negócio veterinário.

 

Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2019