Você sabia que o Brasil tem o segundo maior mercado pet do mundo? São mais de 130 milhões de animais de estimação em um mercado que movimenta aproximadamente R$30 bilhões…

5 passos para se tornar o melhor médico veterinário

Publicado em 31/03/2020 | Atualizado em 31/03/2020


Você sabia que o Brasil tem o segundo maior mercado pet do mundo? São mais de 130 milhões de animais de estimação em um mercado que movimenta aproximadamente R$30 bilhões ao ano!

Mas, diante desse cenário positivo, surgem alguns desafios e o principal deles é a concorrência. Afinal de contas, existem muitos médicos veterinários no mercado e o que você pode fazer para se destacar?

Essa é uma questão que praticamente todo profissional já teve que enfrentar em algum momento da carreira, seja para quem está começando ou até mesmo para os mais experientes.

Se você também quer encontrar a resposta para essa dúvida, está no lugar certo! Reunimos os principais passos para você consolidar sua carreira na Medicina Veterinária, aumentando a quantidade de atendimentos e conquistando a confiança dos clientes.

Mas atenção: só continue a leitura se você estiver disposto a se tornar o MELHOR médico veterinário!

E aí, está preparado?

1. Defina uma área de atuação

A Medicina Veterinária possui diversas áreas de atuação e uma maneira de se destacar é se especializar em uma delas. Confira algumas áreas nas quais um médico veterinário pode atuar:

  • Veterinária clínica e cirúrgica;
  • Vigilância e inspeção;
  • Veterinária esportiva;
  • Agronegócio e produção animal;
  • Pesquisas;
  • Saúde pública;
  • Animais silvestres.

Buscar uma especialização em Medicina Veterinária é importante, pois os conhecimentos específicos ajudam a oferecer um melhor atendimento e diagnósticos mais precisos, por exemplo. Para ajudá-lo na escolha, considere as suas preferências e, claro, a possibilidade de trabalho e sucesso na área.

2. Invista em conhecimento

Conhecimento nunca é demais! Por isso, se você quer ser o melhor médico veterinário do mercado, precisa investir em educação. Além de uma especialização na área em que pretende atuar, procure fazer outros tipos de cursos. É válido participar de palestras, seminários e tudo mais que agregue informações relevantes para o seu trabalho.

Manter-se sempre atualizado é a melhor maneira de complementar os conhecimentos aprendidos na faculdade, aprimorar as habilidades e, consequentemente, se destacar dos outros profissionais.

3. Saiba colocar seus conhecimentos em prática

O próximo passo para se tornar o melhor médico veterinário está relacionado com a prática da profissão. Afinal, não basta ter todos os conhecimentos técnicos e não saber como executá-los, não é verdade?

Powered by Rock Convert

Portanto, dedique-se a fazer os diagnósticos corretos, indicar os tratamentos mais adequados para cada animal e realizar os procedimentos veterinários da melhor maneira.

Pode parecer óbvio, mas esse é um fator fundamental para construir a credibilidade de um médico veterinário. Nessa área, os erros podem ter um preço alto, principalmente para a saúde do animal. Então, o esperado é que um bom veterinário tenha prática e experiência suficientes para garantir o melhor aos pacientes.

4. Utilize estratégias de marketing para veterinários

Sejamos sinceros: em um mercado tão competitivo, SER o melhor não é o suficiente. É preciso MOSTRAR que você é o melhor. É por isso que outro ponto importante para ser um veterinário de sucesso é utilizar estratégias de marketing a seu favor.

Ou seja, você precisa se mostrar como uma autoridade em sua área de atuação e promover a sua clínica veterinária para o público em potencial.

Existem várias estratégias de marketing que funcionam para clínicas veterinárias e podem contribuir para torná-lo mais conhecido na cidade ou na região.

Para isso, é importante ir além dos meios convencionais de propaganda, como anúncios, cartão de visitas, panfletos, outdoors etc. O marketing de conteúdo para veterinários, por exemplo, é uma das melhores maneiras de chamar a atenção do seu público-alvo e se destacar dos concorrentes.

Além disso, estar presente na internet é outro fator obrigatório para qualquer profissional ou negócio veterinário.

Mas atenção: consulte as regras sobre publicidade e propaganda para evitar problemas com o Conselho de Medicina Veterinária!

5. Use as ferramentas certas para auxiliar no trabalho

Imagine um médico veterinário que acumula para si várias funções: administra sua própria clínica, realiza atendimentos, precisa lidar com clientes, entrar em contato com fornecedores, dentre outras tarefas. Nesse caso, uma coisa é certa: nenhuma das atividades será desempenhada da melhor maneira.

Portanto, se você busca a excelência em seu trabalho, não hesite em buscar as ferramentas corretas para facilitar o dia a dia.

Um software de gestão veterinária como o BensVET pode ser o seu melhor amigo. O sistema realiza várias tarefas automaticamente e, dessa maneira, você consegue ter mais produtividade, gerenciar os atendimentos da melhor forma e, principalmente, pode se dedicar mais para se tornar o melhor profissional.


Esses foram os principais pontos para consolidar sua carreira e se tornar o melhor médico veterinário. Siga os passos acima e você verá como é possível se destacar mesmo com uma concorrência acirrada!



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020