Evitar o estoque negativo é fundamental para sua clínica veterinária ou petshop ser bem-sucedido.

Afinal, este problema pode gerar prejuízos financeiros e afundar a imagem e reputação de seu empreendimento.

Existem diversas…

Estoque Negativo: Como evitar isso em sua clínica veterinária ou petshop

Publicado em 12/08/2020 | Atualizado em 10/08/2020


Evitar o estoque negativo é fundamental para sua clínica veterinária ou petshop ser bem-sucedido.

Afinal, este problema pode gerar prejuízos financeiros e afundar a imagem e reputação de seu empreendimento.

Existem diversas formas de evitar o estoque negativo, para isso, é necessário manter um controle eficaz e seguir algumas dicas que daremos para você aqui.

Sendo assim, aprenda o que é estoque negativo, veja nossas dicas e entenda como evitar isso em sua clínica veterinária ou petshop. Acompanhe!

O que é estoque negativo?

Quando pensamos em gestão de estoque um dos piores erros que você pode cometer é ter um estoque negativo. Mas afinal, o que é o estoque negativo?

Apesar de parecer incomum, devido à muitas falhas que podem ocorrer na gestão de estoque, o saldo negativo pode tornar-se uma realidade desesperadora. Ele pode acontecer por não registrar corretamente a entrada ou saída de um produto, por exemplo.

Dessa forma, sem um acompanhamento e controle de estoque adequado, uma venda pode ser realizada sem que haja o produto no estoque real.

Então, o estoque negativo é uma situação em que a disponibilidade do produto em estoque está abaixo da ofertada.

Por que evitar o estoque negativo?

Parece óbvio a importância de evitar o estoque negativo, mas abordaremos aqui quais são os prejuízos que um saldo inferior ao ofertado podem causar.

Uma clínica veterinária ou petshop não consegue ir para frente sem os clientes, não é mesmo? Considerando isso, um dos piores problemas que o saldo negativo pode causar para o seu negócio é a insatisfação dos clientes.

Quando você vende um produto e não tem como entregá-lo, isso causa o cancelamento da compra e, consequentemente, a insatisfação do cliente que não pôde receber o item que desejava.

Esta situação pode gerar uma má reputação para sua empresa, o que faz com que você perca muitos clientes e vendas. Podendo ocasionar prejuízos financeiros altos para o seu empreendimento.

Outro grande problema que o estoque negativo pode causar é o impacto em seu faturamento. A necessidade de cancelar notas fiscais pode gerar implicações fiscais e diversos transtornos que não são simples de serem resolvidos.

Powered by Rock Convert

Portanto, convém manter uma gestão de estoque eficiente para evitar o estoque negativo. Saiba mais a seguir!

Principais causas de estoque negativo

Uma ótima maneira de evitar o estoque negativo é conhecer bem suas causas. Assim, é possível fazer um acompanhamento e controle próximo que evite o seu surgimento. Então, vamos lá?

1. Falta de um gerenciamento de estoque eficiente

O estoque negativo pode ser associado a falta de uma gestão de estoque eficaz. Dessa forma, você não pode negligenciá-lo em sua clínica veterinária ou petshop.

O gerenciamento de estoque precisa ser feito de maneira sistemática e constante. É fundamental que ele seja bastante preciso. Para isso acontecer, todas as entradas e saídas de estoque precisam ser registradas com a quantidade de produtos e data correta.

Evite o preenchimento analógico das informações sobre seu estoque. A utilização de softwares e tecnologias como o código de barras é indispensável, pois aumenta a precisão dos dados e informações, facilitando o controle de estoque.

Existem diversos softwares que podem auxiliá-lo na gestão de estoque. O sistema veterinário BensVET pode ser um importante aliado. Ele possibilita a gestão de estoque digitalmente, facilitando o controle e evitando o surgimento de erros.

Além disso, é possível emitir notas fiscais referente a venda de produtos, entre outras funções.

2. Emissão incorreta da nota fiscal

A nota fiscal é muito importante para um bom controle de fluxo de estoque, sendo assim, é extremamente importante que sua emissão seja feita corretamente.

Então, para evitar divergências no estoque, faça o procedimento com bastante atenção e preencha as informações sem erros.

3. Falta de acompanhamento e treinamento

Outros problemas que podem causar o estoque negativo é a falta de acompanhamento e treinamento de seus colaboradores.

Sendo assim, procure padronizar os procedimentos, mantenha as informações acessíveis e atualizadas. Lembre-se de acompanhar constantemente seus funcionários e fazer os ajustes necessários.

Realizar o acompanhamento do estoque através de uma conferência periódica também é importante. Essa tarefa consiste em recontar tudo o que tem no estoque de tempo em tempos, atualizando possíveis divergências no sistema.

A partir da recontagem é possível avaliar se o trabalho de toda sua equipe está sendo bem executada diariamente ou ainda se há grandes divergências entre o estoque físico e o estoque virtual (aquele que é apresentado pelo sistema de controle).


Ao seguir as dicas que demos aqui sobre o que é estoque negativo e como evitar isso em sua clínica veterinária ou petshop, você estará apto para usufruir dos bons resultados de um depósito bem organizado!



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020