O banho e tosa é um dos serviços mais básicos que o mercado pet oferece e, durante a quarentena, foi um dos serviços que tiveram queda na demanda devido às…

Como preparar seu banho e tosa para retomar as atividades com as novas tendências do mercado pet

Publicado em 10/06/2020


O banho e tosa é um dos serviços mais básicos que o mercado pet oferece e, durante a quarentena, foi um dos serviços que tiveram queda na demanda devido às restrições do isolamento social.

Sendo assim, visando capacitação e especialização, durante o período de quarentena pode ser um ótimo momento para gestores e colaboradores darem foco no aprimoramento e qualidade do serviço oferecido em banho e tosa.

Se antes o serviço se resumia apenas à higiene do animalzinho, atualmente os profissionais que atuam na área devem ter um preparo maior, agregando mais valor e saindo do básico.

No entanto, é preciso qualificação e compreensão de temas específicos. Vamos falar deles a seguir.

Conhecimento sobre a anatomia animal

Sim, entender da anatomia animal é importante para qualquer profissional que vai lidar com os pets.

O manuseio e cuidado com as unhas, pelos, a pele e ouvidos demandam atenção especial. Assim, é importante que as pessoas que executam o trabalho de banho e tosa possam ter uma compreensão mais aprofundada do tema.

Isso se torna um apoio importante, pois caso a equipe que trabalha na área perceba algum problema, pode sinalizar os tutores e este poderá consultar o veterinário para receber as orientações necessárias.

Origem dos produtos de higiene

Produtos feitos com base natural, sendo frutas, flores ou ativos botânicos vem ganhando um espaço considerável na preferência dos tutores.

A preocupação em manter o pet saudável se estende aos cuidados de banho e tosa, principalmente se os donos forem adeptos do veganismo ou vegetarianismo. Isso porque é perfeitamente compreensível que os tutores tentem estender para seus pets os hábitos que adotam para si mesmos.

Pode apostar que esses clientes ficarão muito satisfeitos em contar com essa opção. Portando, não deixe de investir em produtos e tratamentos desse tipo.

Comodidade e segurança

Durante a quarentena se evidenciou um comportamento, que na verdade, já era hábito de muitas pessoas: o delivery de compras e a contratação de serviços de leva e traz (taxi dog).

Acompanhando os países que já passaram da fase aguda da pandemia, observa-se que no retorno das atividades, muitos clientes ainda mantêm condutas rigorosas, no que diz respeito aos cuidados com higiene.

Mesmo havendo a liberação de serviços, a preocupação com a segurança dos tutores e pacientes devem se manter firme.

Além disso, se houve crescimento da demanda de serviços via delivery, continue investindo nisso, pois a comodidade tem um alto valor percebido pelos clientes.

Powered by Rock Convert

Invista em ferramentas de transporte que deixem clara sua preocupação com o conforto e segurança do pet. Sobretudo, tenha pessoas preparadas para lidar com a atividade de forma eficiente e profissional.

Inovação e tendências

Mesmo na área de banho e tosa, saiba que inovações são sempre apresentadas para auxiliar na administração da área e isso pode se refletir no atendimento ao cliente.

Outra vertente que pode ser explorada são os “serviços casados”, que além de realizar os cuidados com os pets, traz aos tutores a tranquilidade de saber que a tarefa vem sendo feito com toda qualidade.

Dessa forma, vamos listar alguns desses serviços inovadores e que estão se torando tendências no mercado:

Banho e tosa móvel:

Esse tipo de serviço consiste em realizar a atividade dentro de um ambiente móvel, fazendo com que os tutores não precisem se deslocar e/ou deslocar o pet por uma distância longa. Você vai até os pets e tutores!

Banho e tosa com Pet Sitter

A pessoa que faz o papel de Pet Sitter, é como se fosse a babá do pet, que cuidará dele enquanto os tutores precisam se ausentar da residência.

Providenciar banho e tosa, seria um outro serviço, mas a contratação poderá ser feita em conjunto e, dessa maneira, quando o tutor retornar aproveitará o tempo curtindo a companhia do seu pet, sem se preocupar em ter de sair para tratar desse tipo de cuidado.

Banho e tosa com passeio

Também chamada de Dog Walker, é um serviço interessante principalmente para cães e já é tendencia no mercado.

Existem tutores que, devido a rotina corrida, sentem-se culpados por não realizar os passeios que o pet merece ou simplesmente não curtem sair com seus bichinhos, principalmente quando moram em apartamento.

Para esse público, o serviço de banho e tosa já incluindo um passeio para que o pet gaste energia é ideal.

Os animaizinhos, por menores que sejam, precisam gastar energia de alguma forma e quando isso acontece, eles podem direcionar essa mesma energia para itens como móveis, calçados e o que mais eles encontrarem.

Conclusão

O momento é delicado, mas pode servir para uma reformulação dos serviços e da maneira como ele vem sendo feito.

A inovação sem dúvida poderá fazer com que clínicas e petshops possam se manter competitivos e talvez até crescer, mesmo em um cenário tão instável economicamente.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e, se você deseja saber mais sobre outros assuntos relacionados, nos siga também nas redes sociais.

Nós estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020