A sustentabilidade no mundo dos negócios, inclusive para clínicas veterinárias e pet shops, vem se tornado um tema cada vez mais importante para o sucesso dos empreendimentos.

Quando a empresa adota…

11 atitudes sustentáveis para clínicas veterinárias e pet shops

Publicado em 21/01/2020


A sustentabilidade no mundo dos negócios, inclusive para clínicas veterinárias e pet shops, vem se tornado um tema cada vez mais importante para o sucesso dos empreendimentos.

Quando a empresa adota práticas sustentáveis adequadamente, ela passa a funcionar de maneira socialmente responsável, protegendo o meio ambiente e valorizando o bem-estar de toda a sociedade. Assim, todo mundo ganha: empresa, clientes e meio ambiente!

Por isso, se você tem um negócio veterinário, deve considerar algumas atitudes sustentáveis simples, mas que fazem toda a diferença.

Quer saber como? Então continue a leitura para descobrir as vantagens de adotar a sustentabilidade em sua clínica veterinária ou pet shop, além de 11 atitudes para usar na empresa.

Benefícios de ter uma empresa sustentável

Pet shops e clínicas veterinárias têm muito a ganhar com a sustentabilidade. Uma das principais vantagens é construção de uma imagem positiva para a empresa.

Ao adotar práticas sustentáveis, o negócio veterinário passa a ser bem visto pelo público e, consequentemente, isso reflete nos negócios. Assim, ser sustentável gera outros benefícios, como maior lucratividade, fidelização dos clientes, diminuição de desperdícios e menos custos desnecessários.

11 atitudes sustentáveis para negócios veterinários

Pronto para aproveitar todos os benefícios de ter uma empresa sustentável? Então descubra 11 atitudes simples que você pode começar a fazer!

1. Organizar a logística com atendimento móvel

Já parou para pensar que a maioria dos clientes leva os animais para sua clínica ou pet shop de carro? Agora, imagine a quantidade de gás carbônico que esses veículos emitem na atmosfera.

Uma forma de reduzir a quantidade e o impacto ambiental dos veículos é oferecendo atendimento móvel. Um veículo adaptado, por exemplo, pode atender vários clientes em uma única região no mesmo dia. Além de diminuir o gasto com combustível, você consegue aumentar o número de atendimentos da empresa.

2. Criar campanhas de educação ambiental

Ao assumir um compromisso com a sustentabilidade, a empresa pode repassar os ensinamentos para sua clientela. Para isso, pergunte aos clientes se eles realmente precisam de sacolas plásticas ao comprarem algum produto. Além disso, incentive o uso de itens eco friendly, como sacolas retornáveis ou biodegradáveis.

3. Oferecer produtos sustentáveis aos clientes

Para complementar a atitude anterior, você também pode oferecer produtos sustentáveis aos clientes. O segmento pet oferece diversos produtos ecológicos que são produzidos a partir de materiais orgânicos e reciclados que vão desde roupinhas, cosméticos, acessórios para os animais, casinhas e até materiais de limpeza.

Powered by Rock Convert

4. Fazer um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)

Pela legislação, todas as instituições na área da saúde precisam seguir algumas regras relacionadas ao descarte e gerenciamento de resíduos. Portanto, certifique-se de que seu estabelecimento veterinário tenha os procedimentos estabelecidos para a geração, classificação e descarte de resíduos – ou seja, implanta e realiza o PGRSS.

5. Gerenciar o estoque

Clínicas veterinárias e pet shops lidam com diversos produtos perecíveis, como rações, petiscos e medicamentos. Se não forem armazenados e conservados da maneira correta, esses itens oferecem riscos para os animais.

Nesse sentido, algumas atitudes sustentáveis que a empresa pode adotar são:

  • escolher fornecedores confiáveis;
  • tomar medidas de segurança ao armazenar os produtos;
  • ficar de olho no prazo de validade.

6. Reduzir o consumo de papel

Atualmente o consumo de papel em empresas pode ser reduzido significativamente com o auxílio da informatização. Essa prática gera menor degradação do meio ambiente e redução dos custos com papelaria.

Com auxílio de um software veterinário, como o BensVET, você pode armazenar todos os dados dos clientes e pacientes na nuvem, enviar Nota Fiscal por e-mail e ainda visualizar relatórios online, gerando grande economia de impressões e, consequentemente, de papel.

7. Fazer o descarte correto de vísceras e corpos de animais

É essencial que os estabelecimentos veterinários cumpram as regras de descarte de partes animais. De acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), as instituições devem manter as vísceras e corpos de animais refrigerados para aguardar o serviço especializado que recolhe esses itens.

8. Optar por duchas econômicas

Reduzir o consumo de água é uma das principais atitudes sustentáveis para todas as empresas. Nesse sentido, uma ação efetiva para pet shops é usar modelos econômicos de ducha para o banho dos pets. Além de evitar o desperdício de água, a prática é efetiva para reduzir gastos.

9. Reaproveitar e economizar água

É praticamente impossível falar de sustentabilidade sem citar o reaproveitamento de água! Especialmente em estabelecimentos veterinários, onde a limpeza deve ser constante, a preocupação deve ser ainda maior.

Uma ação prática é reaproveitar a água para limpar os ambientes. Além disso, procure reduzir o uso de mangueiras para lavar o local e não exagerar no uso de produtos de limpeza.

10. Investir em energia solar

Que tal instalar placas fotovoltaicas em sua clínica veterinária ou pet shop? Essa é uma forma de gerar energia elétrica sustentável e ainda economizar na conta de luz.

11. Padronizar o consumo

Por fim, procure padronizar o consumo de produtos para evitar desperdício em seu estabelecimento veterinário. Se você oferece o serviço de banho, por exemplo, use dosadores para utilizar a quantidade correta de xampu e de outros produtos.


Essas foram as 11 principais atitudes que a sua clínica veterinária ou pet shop pode adotar para ser uma empresa sustentável. Você já utiliza alguma delas? Deixe nos comentários!



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020