Fazer um plano de negócio eficiente e estratégico pode ser o motivo de salvação da sua clínica veterinária.

Em tempos de incerteza e crise, como o que estamos vivendo, todos os…

Como fazer um plano de negócio para minha clínica veterinária?

Publicado em 29/07/2020 | Atualizado em 28/07/2020


Fazer um plano de negócio eficiente e estratégico pode ser o motivo de salvação da sua clínica veterinária.

Em tempos de incerteza e crise, como o que estamos vivendo, todos os esforços e planejamentos devem contribuir para diminuir o impacto financeiro e prejuízos econômicos.

Para os novos negócios é ainda mais fundamental um plano de negócio bem elaborado que possibilite uma longa vida para sua clínica veterinária e o alcance de metas.

Por isso, hoje abordaremos o que é e como fazer um plano de negócio para sua clínica veterinária!  Aproveite!

O que é o plano de negócio para a sua clínica veterinária?

Se existe um instrumento imprescindível para os empreendedores que estão abrindo um novo empreendimento é o plano de negócio. Esse documento é muito importante para planejar o futuro de sua empresa.

O plano de negócio deve conter suas metas e objetivos, assim como, quais são os caminhos e ações para alcançá-los. Dessa forma, você prevê os riscos futuros e toma conhecimento sobre todas as informações essenciais para o sucesso de sua clínica.

Por que o plano de negócio é importante para sua empresa?

O plano de negócio é indispensável não só para quem está começando a abrir uma clínica veterinária, como também para quem está ampliando seu empreendimento.

Ao fazer o plano de negócio você passa a ter mais informações sobre sua área de atuação, sobre a sua clínica veterinária e todos os aspectos fundamentais para uma boa gestão.

Com ele, você tem acesso aos caminhos que podem ser seguidos para atingir suas metas. A elaboração do plano de negócio facilita bastante no alcance de seus objetivos.

Além disso, o planejamento estratégico possibilita a prevenção de riscos e erros que poderiam trazer inúmeros prejuízos para a sua clínica veterinária.

Como fazer o plano de negócio?

Para fazer o plano de negócio é importante seguir algumas dicas e saber quais são as principais informações que precisam ser definidas e analisadas. Veja abaixo as dicas que preparamos para ajudá-lo nesse processo!

1. Por onde começar

Na hora de começar a fazer o seu plano de negócio, você deve informar qual o local de seu estabelecimento, quais são os produtos e serviços que vocês oferecem e qual o ramo de atividade.

Essas são as primeiras informações que devem constar para que seja possível continuar no desenvolvimento de seu plano.

Powered by Rock Convert

2. Análise o mercado

Com as informações iniciais em mãos você já pode partir para a análise do mercado. Essa etapa é fundamental para você conhecer mais sobre os seus clientes, área de atuação e concorrência.

Comece definindo o seu público-alvo e pensando sobre os produtos e serviços que sua clínica veterinária fornecerá. Procure avaliar o custo-benefício dos produtos e serviços, assim como, quais são os melhores fornecedores para o seu empreendimento.

Dessa forma, você encontrará as melhores soluções e conseguirá fazer as escolhas mais adequadas ao seu nicho e público-alvo. Com isso você também poderá definir quais serão as ações e campanhas de marketing.

3. Faça um plano de marketing

Fazer um plano de marketing eficiente para o seu empreendimento é essencial. O plano de marketing contribui para você saber com mais exatidão qual é a demanda do mercado e como proporcioná-la para atender aos desejos de seus clientes.

Um plano de marketing bem feito possibilita um maior conhecimento sobre os seus produtos e serviços e ajuda a destacar quais são as vantagens e benefícios que sua clínica veterinária oferece para seu público-alvo.

Portanto, essa etapa é imprescindível para o avanço de sua clínica e o alcance de ótimos resultados.

4. Plano operacional

O plano operacional é aquele em que você registrará tudo o que é necessário na prática para manter seu empreendimento funcionando adequadamente. É importante traçar em seu plano quantos colaboradores serão necessários e a capacidade de atendimento da clínica.

Nesse plano você deve fazer descrições sobre alguns aspectos de sua empresa. Descreva os equipamentos utilizados, estrutura física e localização. Assim, seu plano operacional estará completo.

5. Plano financeiro e análises

Por último, você pode fazer em seu plano de negócio um planejamento financeiro, análises de cenários e estratégicas.

O plano financeiro deve conter quais são os investimentos concretos para que sua clínica opere, assim como, estimativa com os custos iniciais, despesas, capital de giro, fluxo de lucro e de caixa.

Além do planejamento financeiro, procure desenhar possíveis cenários e analisar estrategicamente quais são as soluções e alternativas que poderão ser adotadas no futuro.

Pronto, agora com o plano de negócio completo, é fundamental revisá-lo sempre que necessário e, o mais importante, utilizá-lo na prática de sua clínica veterinária!

Quer obter mais dicas de gestão para sua clínica veterinária? Veja agora outros artigos sobre gestão veterinária!



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020