Já ouviu a máxima “Quem não é visto, não existe? ”

Pois é! Essas são estratégias para que você e seu negócio seja mais e mais visto, a todo tempo.

Hoje eu…

5 ideias para trazer mais pacientes para seu consultório

Publicado em 13/10/2016 | Atualizado em 08/07/2019

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Já ouviu a máxima “Quem não é visto, não existe? ”

Pois é! Essas são estratégias para que você e seu negócio seja mais e mais visto, a todo tempo.

Hoje eu vou passar 5 estratégias que você precisa ter implementadas para atrair o olhar dos seus potenciais clientes para o seu negócio. Uma coisa que eu sempre falo é de ter presença digital, e hoje não vai ser diferente.

Vamos falar de 5, cinco é um número pequeno, mas se você ainda não tem essas estratégias implementadas pode ser que gere um trabalho grande nesse início, mesmo assim, não se desespere, porque isso é pontual, e não desanime, porque cada uma delas terá uma finalidade: fazer mais potenciais clientes chegarem até você.

Então vamos conferir quais são.

1ª Estratégia – Faça campanhas digitais

 

Eu sempre pergunto aos meus clientes veterinários:

“Você usa e-mails para manter vivo o relacionamento com os seus seguidores? Com qual frequência?

E um silêncio paira no ar…

Definitivamente, ainda não vi um veterinário que use essa estratégia de forma correta, nem para atrair e nem para fidelizar clientes.

Esse sem dúvida é um dos investimentos mais baratos que você pode fazer na questão de relacionar-se com clientes e potenciais clientes, e melhor do que ser barato, é prático. Hoje temos muitas opções de ferramentas de e-mail marketing preparadas para fazer tudo por você.

Caso você não saiba, dependendo da ferramenta de e-mail marketing que você use é possível criar campanhas digitais inteiras nela, basta definir os parâmetros, deixá-los em automático. Como assim Valéria?

Por exemplo, você consegue configurar na ferramenta que tipo de mensagem o leitor do e-mail deve ver se clicar no link X ou no link Y que aparece no corpo do e-mail.

Se ele clica em X, acontece isso, se clica no Y, aquilo. Isso é automação, e é lindo de ver a liberdade que ferramentas como essa dão a você.

E assim você esquematiza uma campanha de vendas, por exemplo. Vamos supor que eu enviei um e-mail de promoção para minha lista de clientes ativos, esse email tinha um link de compra que dizia “eu quero esse pacote”, o João clicou no link, essa ação fez com que ele fosse direcionado para uma pasta especifica (dos que estão realmente interessados em comprar) então eu tenho um proceder com este cliente, já o cliente Maria nem clicou no e-mail, então essa eu posso direcionar para uma outra campanha.

Pode parecer complexo falando assim, mas é bem simples. E funciona. Prometo que farei um artigo para explicar em detalhes como uma ferramenta de e-mail marketing pode facilitar sua vida.

Resumindo, pode criar inúmeras campanhas de vendas digitais, que funcionem independente de você estar ali, e esse fluxo acontece basicamente através da sequencias de e-mails.

2ª Estratégia – Tenha um site

Vamos brincar de “eu sou você”…

Essa brincadeira consiste em colocar-se no lugar do outro, e hoje, quero me colocar no seu lugar.

Quando você que precisa contratar um serviço, ou descobrir quais as opções que tenho sobre ele, onde você busca essa informação?

Tenho 99% de certeza que você respondeu na internet. Que bom, você é normal!

O alvo da maior parte da população hoje é sempre é a internet. Fazemos a busca no google e depois clicamos no site. Assim, concluímos que se você não tem um site, você não existe!

Se você ainda não tem um site, meu conselho é que seja o seu primeiro passo. Sem um site fica muito mais difícil um potencial cliente te encontrar. O site não pode ser um material somente com dados da instituição, tem que criar uma conexão com quem acessar, e para isso você precisa colocar nele assuntos do interesse do seu público alvo.

Criar conteudos sobre os temas mais polêmicos, as principais doenças das suas especialidades, isso com certeza gera muito mais valor para os seus visitantes,

Um site é muito importante para aumentar sua autoridade e te ajuda a se posicionar como um expert no assunto.

Porem…

A maioria dos sites de veterinários não funcionam bem para atrair potenciais clientes, primeiro porque a maioria deles não são feitos pensando no perfil do público alvo, são feitos apenas para ter um lay out bonito, e assim você fica com uma vitrine linda, mas que não vende nada.

Uma dica para criar conexão com seu público alvo: crie conteúdos sobre os temas mais polêmicos, as principais doenças das suas especialidades, isso com certeza gera muito mais valor para os seus visitantes,

3ª Estratégia – Usar redes sociais

Quando o avatar (pessoa que tem todo perfil para ser seu potencial cliente) visita seu site, blog e gosta do que vê, o próximo passo natural e tentar localizar você nas redes sociais.

Não tenho o objetivo aqui de mostrar como usar as mídias sócias, você deve ser um expert nisso, mas se a sua intenção é fazer delas um agente de vendas, precisa adotar uma postura profissional diante para obter resultados financeiros através delas, e sem dúvidas, o Facebook é o que gera mais resultados.

Atrair cliente pelo Facebook não é somente possível, como é 100% efetivo!

Eu mesmo, grande parte dos meus clientes, me conheceram no Facebook, foram seguindo, gostando, convidando outros colegas, e hoje somos a maior pagina do Brasil, que trata de marketing digital para veterinários.

Você vai poder turbinar seu Facebook com anúncios pagos, se você é um especialista em reprodução animal, você pode fazer anúncios específicos para o perfil que compra esse serviço. Vale muuuito a pena!

4ª Estratégia – Anunciar no Google

Essa estratégia consiste em pagar para o Google exibir seus anúncios, no Google Adwords.

Criar anúncios no Google pode te ajudar a trazer muitos clientes, simplesmente porque quando seu potencial cliente está no Google procurando um veterinário cardiologista, por exemplo, a necessidade já existe, só falta definir quem é que vai suprir. Então, 60% do caminho já está adiantado.

5ª Estratégia – Crie seu canal no Youtube

Cada vez é maior a importância dos vídeos, isso porque as pessoas são sedentas por informação, mas não estão dispostas a investir tempo lendo (você merece os parabéns, faz parte da exceção), então o remédio são os vídeos.

Então se você souber fazer bons vídeos poderá atrair muitos clientes para sua clínica, hospital, petshop. Se você deseja prolongar sua carreia e construir sua marca, ter um canal no youtube é um ponto bastante influenciador.

Abrindo um parêntese, eu sei que os primeiros vídeos não são tão fáceis assim, os meus primeiros foram bem difíceis, mas depois de alguns você também vai perder o medo (se você quiser uma forcinha pra começar, assista esse vídeo aqui: http://bit.ly/9-dicas-para-gravar-videos )

Para potencializar seu marketing, atrair mais e fidelizar de maneira efetiva, eu aconselho que você aplique todas essas estratégias, assim você vai ficar muito à frente da sua concorrência, e o melhor, sem precisar investir os milhares de reais como eles investem.

Comece usando uma ou duas por vez e depois coloque as outras, uma coisa é certa: Quanto mais, melhores serão os seus resultados.

Deixei para você 5 ideias, mas não elas não adiantaram nada se você não colocar ação.

Por isso, te desejo muita ação!

Vai em frente!

Valéria Melo


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