O pós-venda é um serviço essencial em qualquer empresa, mas se torna ainda mais importante quando falamos de um negócio veterinário.

Isso acontece porque o atendimento é critério com maior avaliação…

Como aplicar o pós-venda em um negócio veterinário

Publicado em 01/07/2020 | Atualizado em 03/07/2020


O pós-venda é um serviço essencial em qualquer empresa, mas se torna ainda mais importante quando falamos de um negócio veterinário.

Isso acontece porque o atendimento é critério com maior avaliação para negócios que realizam prestações de serviços. Assim, com a aplicação do pós-venda, seu cliente perceberá ainda mais valor em sua clínica ou hospital veterinário.

Quando, além de um bom atendimento, a clínica veterinária se empenha em oferecer um pós-venda adequado, ela consegue estabelecer um relacionamento mais próximo com seu cliente e com isso viabiliza:

  1. Mais satisfação;
  2. Fidelização;
  3. Rede orgânica de indicação;

Esses pontos favorecem a retenção saudável de clientes, tornando-os agentes da sua marca, de modo que eles mesmo gerem outros novos clientes.

Pós-venda que aumenta a satisfação do cliente

O pós-venda em um negócio veterinário pode determinar seu sucesso ou fracasso. Isso parecer uma afirmação forte, mas ela é real.

Vivemos tempos onde o consumidor vem mudando sua maneira de consumo e sua forma de se relacionar com as empresas e marcas.

Prova disso são as redes sociais e o seu alcance. Um simples comentário negativo pode gerar uma imensa dor de cabeça para o gestor de uma clínica veterinária.

Satisfação do cliente tem muito a ver com encantamento. Ele pode sair da clínica com a satisfeito por sido atendido e ter a sua demanda atendida.

Mas quando recebe algo além disso, com certeza, a surpresa é positiva e a tendência é de que isso não passe desapercebido por ele.

Muitas pessoas utilizam as redes sociais para promover a satisfação sentida no contato com alguma empresa. O alcance dessa promoção é gigantesco e as informações se disseminam com uma velocidade incrível.

Assim, uma das maneiras de estreitar a relação com seu público é justamente usando essas redes.

Nutri-los com informações pertinentes gera autoridade e confiança. Através das postagens é possível interagir e compreender dúvidas, receber sugestões e entender mais a respeito do que seu cliente deseja.

Pós venda que gera fidelização

Quando falamos anteriormente sobre o cliente entender uma ação de pós-venda e não deixar passar isso desapercebido, estávamos nos referindo a preferência dele.

Claro que a percepção de valor de cada pessoa pode ser maior ou menor. Mas com certeza um cliente vai preferir se relacionar com uma empresa que demonstrou mais interesse nele.

A clínica veterinária pode gerar encantamento e fidelização quando oferece mais do que o básico e essencial.

Há um exemplo real muito interessante que vale ser mencionado:

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Certa vez um tutor levou um gato de temperamento difícil para uma consulta de rotina. O pet vinha apresentando falta de apetite sem motivos evidentes.

Na ocasião, o veterinário realizou a consulta e fez alguns exames, que não foram nada fáceis devido ao pet ser agressivo e não lidar bem com estranhos.

Os exames não identificaram nenhuma causa física e o médico sugeriu que fosse estresse devido à uma mudança de residência que a família havia feito recentemente.

Além de receitar algo para melhorar o apetite do pet, orientou sobre como lidar com o gatinho em questões emocionais e de adaptação.

Passadas as primeiras 24 horas, o tutor se surpreendeu com a ligação da clínica veterinária, onde o médico que atendeu o seu “amado filhote peludo” fez questão de entrar em linha para saber como estava a administração da medicação e o comportamento do gato.

Palavras do tutor: “Vemos muitos lugares onde o veterinário faz seu trabalho bem, mas nosso pet é só mais um dos seus atendimentos diários. Me emocionou a preocupação demonstrada com meu gato e isso com certeza fez com que eu tomasse a decisão não apenas de agradecer, mas de mostrar para outras pessoas que ainda existem pessoas que amam os animais de verdade.”

Se você tinha dúvidas sobre a eficácia do pós-venda, acredito que esse exemplo possa ter ajudado a entender como ele é importante.

Pós venda que gera novos clientes

O exemplo do paciente felino demonstra claramente como um cliente pode se tornar um verdadeiro embaixador da sua clínica veterinária.

Mas, além dessa abordagem, existem ferramentas que podem ser exploradas para encantar e fidelizar clientes de modo que eles se sintam motivados naturalmente a divulgar  sua marca para outras pessoas.

E essas “outras pessoas” podem ser clientes em potencial, visto que o número de pessoas que possuem as mesmas necessidades e interesses.

As ferramentas que você pode utilizar além dos canais digitais são:

  • Pesquisas de satisfação com formulários simples de preencher;
  • Envio de mensagens no dia do “aniversário do pet”;
  • Acompanhamento e lembretes sobre vacinas, vermifugações, etc.;
  • Cartões fidelidade para banho e tosa, ou outros serviços.

Essas são ideias simples e eficazes que podem ser realizadas por sua equipe de colaboradores e que podem refletir bons resultados em curto prazo.

Dica: Você pode encontrar nesse artigo como criar e-mails marketing para sua clínica veterinária.

Conclusão

A satisfação do cliente deve ser uma das premissas do negócio veterinário. Isso inclui não só o paciente, mas deve ser percebido pelo tutor.

Uma clínica veterinária que minimiza esse ponto, pode deixar de crescer ou pior, perder clientes e deixar de conquistar novos.

É importante buscar constantemente maneiras de compreender o seu público e investir em relacionamento com ele, de modo que encantamento e fidelização sejam conquistados a cada nova interação entre clínica e cliente.

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