A gestão da sua clínica veterinária não é tão eficiente quanto deveria? Saiba que esse é um problema comum entre muitas pessoas que resolvem empreender no mercado veterinário.

Nesses casos, o…

6 mudanças de hábitos para melhorar a gestão da sua clínica veterinária

Publicado em 27/02/2020 | Atualizado em 26/02/2020


A gestão da sua clínica veterinária não é tão eficiente quanto deveria? Saiba que esse é um problema comum entre muitas pessoas que resolvem empreender no mercado veterinário.

Nesses casos, o melhor a se fazer é mudar alguns hábitos que podem ser prejudiciais para a empresa. Atitudes básicas como definir metas, monitorar as finanças e usar a tecnologia podem ser cruciais para definir o sucesso de qualquer negócio.

Pensando nisso, reunimos 6 mudanças de hábitos para melhorar a gestão da sua clínica veterinária. Aproveite a leitura e comece a colocar as dicas em prática agora mesmo!

1. Aja como um empreendedor

Existe uma grande diferença entre ser dono de uma empresa e empreender. Na verdade, o empreendedor é aquela pessoa que sonha, tem energia e disposição para fazer o que for necessário para o bem do seu negócio.

Além disso, o empreender significa ter resiliência, ou seja, ter a habilidade de persistir em seus objetivos mesmo diante de inúmeros obstáculos que aparecem no caminho.

Portanto, comece a ter uma postura de empreendedor e você vai perceber como a gestão da sua clínica veterinária pode melhorar.

2. Faça um planejamento e defina metas

Um dos hábitos indispensáveis para melhorar a gestão da sua clínica veterinária é fazer um planejamento estratégico e definir metas.

Isso porque planejar os próximos passos para o seu negócio veterinário serve como uma ferramenta para garantir que você continue avançando na empresa.

É importante que as metas sejam escritas de forma clara e que estejam alinhadas com o propósito do seu negócio veterinário. Além disso, não esqueça de compartilhar os planos e metas com o restante da equipe.

3. Tenha um software de gestão veterinária

Você ainda realiza o cadastro de pets e clientes manualmente? E o controle de estoque da sua clínica ainda é realizado apenas com uma prancheta? Se as respostas foram positivas, está na hora de abandonar esses velhos hábitos e modernizar a gestão da sua clínica veterinária.

O gerenciamento de um negócio veterinário requer atenção em muitas áreas diferentes para funcionar efetivamente. Por isso, o uso de um software de gestão veterinária pode ajudá-lo a administrar o negócio com maestria, proporcionar maior satisfação do cliente, aprimorar os cuidados com os animais de estimação, dentre outras vantagens.

Um software de gestão veterinária, como o BensVET possui diversas funcionalidades para facilitar a rotina do seu negócio, tais como:

  • cadastro e gestão de clientes;
  • cadastro de fornecedores;
  • fluxo de caixa;
  • emissão de nota fiscal;
  • controle de estoque;
  • e outras tarefas de gestão.

4. Invista na comunicação da sua clínica veterinária

A comunicação da sua clínica veterinária não deve ser encarada com um gasto, e sim como investimento. Por isso, se você ainda não tem um plano de comunicação e marketing deve providenciar o quanto antes.

Powered by Rock Convert

Mas tenha cuidado. Gastar rios de dinheiro com uma comunicação ineficaz é muito fácil. Logo, o seu desafio é aplicar os recursos financeiros para se comunicar com o público ideal pelos meios certos.

Como conseguir isso?

Traçando estratégias de marketing para veterinários de alto impacto para melhorar a comunicação da sua clínica. É sempre válido testar uma ou duas novas táticas para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio.

5. Tenha atenção às finanças

Outra mudança de hábito para melhorar a gestão da sua clínica veterinária é entender pelo menos o mínimo de finanças para veterinários. Mesmo que os números não sejam o seu ponto forte, você precisa entender alguns conceitos e lições básicas.

Por exemplo, um faturamento alto não significa necessariamente que sua clínica está alcançando um lucro alto. Entender as diferenças entre esses dois termos é fundamental para gerenciar um negócio.

Além disso, procure estar por dentro de todas as entradas e saídas de recursos. Dessa forma, você pode identificar gastos desnecessários ou um serviço que exige alto investimento e que traz pouco retorno.

A nossa dica de ouro é: tenha um planejamento financeiro para negócios veterinários, controle os processos financeiros e evite gastos exagerados.

6. Não tenha medo de inovar

Tem vontade de oferecer um tipo de serviço veterinário que ainda não existe em sua cidade? Ou teve a ideia de lançar um novo programa para fidelizar os clientes?

Então vá atrás e não tenha medo de inovar! O mercado veterinário está cada vez mais competitivo e, enquanto sua clínica for igual às outras, ela não irá crescer e se destacar dos concorrentes.

As empresas de maior sucesso são exatamente aquelas que estão sempre inovando e procurando levar novidades ao seu público. Então, “arregace as mangas” e saia da sua zona de conforto!


Uma clínica veterinária precisa que as práticas de gestão sejam eficazes para manter os clientes satisfeitos e os animais saudáveis. Por isso, comece a mudança de hábitos para melhorar a gestão da sua clínica veterinária e perceba os benefícios para os negócios!

Quer saber mais sobre a gestão do seu negócio veterinário e mudar o rumo do seu empreendimento? Baixe agora o ebook 4 pontos fundamentais para fazer a gestão da sua clínica veterinária e aprenda do zero a administrar o seu negócio!

 



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020