Como você faz a gestão da sua clínica ou hospital veterinário? De maneira amadora, sem muita preocupação com os processos? Ou então procura ser o mais profissional e estratégico possível?

Bem,…

5 princípios fundamentais de gestão para sua clínica ou hospital veterinário

Publicado em 20/02/2020

[ssba-buttons]

Como você faz a gestão da sua clínica ou hospital veterinário? De maneira amadora, sem muita preocupação com os processos? Ou então procura ser o mais profissional e estratégico possível?

Bem, o fato de você ter clicado neste artigo sugere que você faz parte do segundo grupo. Mas, se está no grupo dos gestores amadores, não tem problema! Afinal, se você está nesta página é porque deseja virar esse jogo.

De qualquer forma, é essencial que os profissionais do setor veterinário se dediquem a gerenciar o negócio com mais eficiência e com as estratégias certas. Portanto, conhecer os princípios fundamentais de gestão para sua clínica ou hospital veterinário é um dos primeiros passos.

Pensando nisso, reunimos as 5 regras de ouro que podem ajudar a organizar sua empresa e alcançar os objetivos esperados. Confira!

1. Propósito definido

Poucas clínicas e hospitais veterinários conseguem sobreviver no mercado sem ao menos saber aonde quer chegar. Isso pode até funcionar. Mas por um curto período de tempo e os resultados serão bem menores do que realmente poderiam ser.

Portanto, o primeiro princípio fundamental para a gestão do seu negócio veterinário é ter um propósito definido. Em palavras simples, o propósito está relacionado com a diferença que a uma empresa quer fazer no mundo ou no meio ao seu redor. Dessa maneira, todas as ações e decisões tomadas deverão seguir esse propósito.

Por exemplo, o grande propósito de um hospital veterinário pode ser “oferecer o máximo de serviços para o tratamento dos animais”. Logo, os investimentos, metas, atendimentos e atitudes dentro do local precisam estar alinhados com isso.

2. Estratégias claras

Praticamente todos os negócios bem-sucedidos possuem estratégias claras. É preciso trabalho de curto prazo e visão de longo prazo para obter sucesso, especialmente em um mercado tão competitivo quanto o veterinário.

Por isso, não pule o segundo princípio fundamental para a gestão da sua clínica ou hospital veterinário e trace as estratégias certas para chegar aonde deseja.

No momento de elaborar o planejamento estratégico, considere também os objetivos e metas para o negócio veterinário:

  • Objetivos: servem como um guia para realizar os sonhos e desejos para o futuro da empresa, independentemente do tempo (pode ser daqui a alguns meses, 1 ano, 5 anos etc).
  • Metas: são ações definidas para atingir os objetivos do negócio. É importante que as metas possam ser quantificadas para avaliar se os objetivos estão sendo alcançados.

Por exemplo: o objetivo de um empresário é que a sua clínica veterinária aumente o faturamento em 30%. Consequentemente, uma de suas metas será elaborar estratégias para aumentar o número de consultas, entre outras ações que possam contribuir para alcançar o objetivo definido.

3. Pessoas competentes

Os recursos humanos são o maior patrimônio de uma empresa. Portanto, um dos princípios para a boa gestão é ter pessoas eficientes envolvidas no seu negócio veterinário.

Para tanto, procure recrutar pessoas que têm conhecimentos técnicos e pensamento alinhado ao propósito da clínica veterinária. Depois da contratação, o processo de gestão de pessoas deve ser contínuo, envolvendo capacitação, desenvolvimento de lideranças e oferecendo autonomia aos colaboradores.

4. Rotina eficiente

Um dos grandes desafios para quem resolve empreender em clínicas e hospitais veterinários é organizar a gestão do tempo. A boa notícia é que uma rotina de trabalho eficiente faz uma grande diferença no seu negócio.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para facilitar e otimizar a rotina de trabalho em uma clínica ou hospital veterinário. Um software de gestão veterinária, como o BensVET, possui diversas funcionalidades que tornam a rotina de trabalho mais eficiente, tais como:

5. Acompanhamento de resultados

O último (mas não menos importante) princípio fundamental para a gestão da sua clínica ou hospital veterinário é o acompanhamento dos resultados. Essa ação costuma ser esquecida por muitos gestores, contudo, é ela que garante que a empresa está caminhando no caminho esperado. Afinal, uma gestão eficiente deve refletir em bons resultados para o negócio.

Os resultados podem ser demonstrados em benefícios financeiros, reconhecimento de mercado, colaboradores capacitados e melhoria nos processos e operações.


Quer saber mais sobre a gestão do seu negócio veterinário e mudar o rumo do seu empreendimento? Baixe agora o ebook 4 pontos fundamentais para fazer a gestão da sua clínica veterinária e aprenda do zero a administrar o seu negócio!


[ssba-buttons]

Deixe seu comentário

Política de Cookies | Política de Privacidade | Termos de Uso

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020