Sucesso do Cliente: o que é e como implantar em clínicas veterinárias
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O Sucesso do Cliente é uma das melhores oportunidades de crescimento para os negócios de todos os setores, inclusive para clínicas veterinárias. Como o nome sugere, o Sucesso do Cliente para clínicas veterinárias está relacionado com os esforços para melhorar a experiência de clientes e pacientes.
Ainda não sabe como utilizar em seu negócio veterinário? Não tem problema! Neste artigo, vamos explicar o que é o Sucesso do Cliente e como aplicar o conceito em seu negócio veterinário.
Vamos lá?
O que é Sucesso do Cliente para clínicas veterinárias?
O Sucesso do Cliente, também chamado de customer success, é uma metodologia de negócios que visa garantir que os clientes alcancem os resultados desejados ao usar seu produto ou serviço.
Na prática, significa que a empresa foca no relacionamento com os consumidores, conhece suas necessidades e age de forma benéfica para todos os envolvidos.
Normalmente, uma estratégia eficaz de Sucesso do Cliente é capaz de fidelizar e diminuir a taxa de abandono (churn) e ainda aumentar a receita da empresa.
É importante saber que o Sucesso do Cliente em clínicas veterinárias vai muito além do que diagnosticar a doença de um animal e indicar o tratamento adequado.
Na verdade, a satisfação do cliente deve ser garantida em toda a jornada do consumidor. Ou seja, desde o momento em que o consumidor conhece a sua clínica até depois que ele se torna um cliente de fato.
Sucesso do cliente para clínicas veterinárias: como implementar
Quer descobrir como funciona o Sucesso do Cliente para clínicas veterinárias na prática? Então conheça os passos e elementos essenciais para melhorar a experiência e aumentar o ciclo de vida do seu público:
1. Desenvolvimento do cliente
O primeiro passo para implementar o Sucesso do Cliente em sua clínica veterinária é encontrar o cliente certo. Por isso, o desenvolvimento do cliente é essencial.
Isso quer dizer que você precisa atrair, buscar e prospectar o tipo de consumidor ideal para o seu negócio. Se, por exemplo, sua clínica veterinária é especializada em animais de pequeno porte, você precisa encontrar os tutores de pets que se enquadram nesse perfil.
Não é difícil entender a lógica por trás disso. Quando você gasta recursos e tempo para atrair os clientes errados, todos têm a perder.
Primeiramente, será mais difícil lidar e agradar esse público, já que a sua solução não é o que o cliente precisa. Em segundo lugar, os clientes errados tendem a ser menos lucrativos e, muito provavelmente, não retornarão à sua clínica.
2. Crie um roteiro para o sucesso
Padronizar o processo de atendimento é outro ponto fundamental para garantir o Sucesso do Cliente. Isto é, você precisa estabelecer qual o caminho que o consumidor irá percorrer antes mesmo de chegar até sua clínica veterinária.
Além disso, é necessário determinar quais ações que a empresa fará para obter o Sucesso do Cliente nas diferentes etapas do atendimento.
Considere, por exemplo:
- Qual resultado esperado pelo cliente?
- Como beneficiar mais o cliente em cada etapa do atendimento?
- Como será a comunicação com o público?
- Como a empresa acompanhará os clientes insatisfeitos?
3. Suporte
Oferecer um bom suporte para os clientes é fundamental para qualquer negócio veterinário. Afinal, os tutores preocupam-se com o bem-estar dos animais e ter o apoio de um profissional da área pode fazer toda a diferença na satisfação com o atendimento.
Você pode ser reativo, ou seja, estar disponível para solucionar as dúvidas dos clientes. Além disso, você pode (e deve) ser proativo e se antecipar aos problemas. Para isso, é válido construir um suporte funcional com as possíveis dúvidas como, por exemplo, cuidados com o animal no pós-operatório.
4. Feedback dos clientes
Uma ação comum em praticamente todas as empresas bem-sucedidas é pedir o feedback dos clientes. Portanto, se você quer implantar o Sucesso do Cliente para clínicas veterinárias, deve começar imediatamente a solicitar a opinião do seu público.
Para isso, você pode enviar um formulário para o cliente no final de cada atendimento com perguntas simples, como a qual a nota que ele avalia o atendimento e se a consulta resolveu o problema do animal.
5. Engajamento
Interagir com os clientes dentro e fora do consultório veterinário é outra iniciativa de Sucesso do Cliente. Essa ação, em conjunto com o feedback, é valiosa para garantir que o público fique satisfeito com o atendimento.
Portanto, procure manter o contato com o cliente após o tratamento e demonstre preocupação genuína com o bem-estar do animal. Dessa maneira, os clientes continuam a enxergar o valor da sua clínica veterinária mesmo depois do atendimento e isso não tem preço!
Entendeu como funciona o Sucesso do Cliente para clínicas veterinárias? Essa metodologia dos negócios é extremamente valiosa, permitindo que o seu público se sinta apoiado durante a sua jornada de compras. Com o tempo, você perceberá como o Sucesso do Cliente também é o sucesso do seu negócio veterinário!
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