Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia causada pelo Coronavírus.

As medidas protetivas que incluem o isolamento social, culminou com uma crise econômica que afetou praticamente todos os setores, incluindo…

Como preparar seu negócio veterinário para retomar as atividades com força após a quarentena

Publicado em 03/06/2020

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Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia causada pelo Coronavírus.

As medidas protetivas que incluem o isolamento social, culminou com uma crise econômica que afetou praticamente todos os setores, incluindo o de serviços de pet shop e clínicas veterinárias.

Apesar da maioria dos serviços prestados nestes ambientes terem sido incluídos na lista de “essenciais”, a população foi tomada por medo de ir às ruas e outras, precisaram limitar seu consumo devido aos custos pessoais que também se restringiram.

Existe a possibilidade de minimizar a situação, mas infelizmente, qualquer projeção que tenha sido feita não terá como seguir neste período.

Apesar de uma pandemia não ser comum, todo empreendimento pode sofrer impacto negativo devido á algum tipo de crise.

Dadas as proporções da situação, sem dúvida, o momento é realmente delicado e os gestores de clínicas veterinárias e outros serviços da área precisarão ser criativos para gerar soluções e administrar a situação da melhor maneira possível.

Acreditamos que o passo inicial seja refazer o plano estratégico anual, tendo como premissa que não é possível prever crescimento, mas é possível se manter estável até que seja possível retomar as atividades com força.

A quarentena vem sendo adotada em praticamente todos os estados do Brasil, algumas mais flexíveis do que outras, contudo, é importante compreender que independente disso é necessário ter cuidados por um longo período ainda.

Então, para o momento vamos listar algumas ações que podem ajudar veterinários e veterinárias a darem continuidade aos seus trabalhos, garantindo a segurança de todos e enfrentando a crise de frente.

Relacionamento estreito

Se antes o relacionamento com os clientes já deveria ser uma preocupação, neste momento se torna algo ainda mais importante.

Com a quarentena, os clientes têm feito uso com muito mais assiduidade de serviços por delivery e internet.

Dessa forma, é uma ótima maneira de conversar com seu cliente através de canais como redes sociais e aplicativos de mensagens, justamente para que possa compreender o seu papel e saber com assertividade como atender as necessidades dos tutores e seus pets.

Essas informações serão de extrema importância para que possa avançar oferecendo um serviço personalizado, diferenciado e que fará com que os clientes prefiram estar com quem os atendeu na fase difícil da pandemia.

Além disso, os dados podem te dar muita munição para o planejamento futuro da sua clínica veterinária ou petshop.

Melhoria dos portais virtuais e canais de contato

Simplesmente imprescindível para que seu negócio continue rodando.

Quase 100% das pessoas estão fazendo uso dos canais virtuais para contatar as empresas, conhecer mais sobre seus serviços e principalmente compreender se essa “funcionalidade” dá certo na sua rotina.

Quando os clientes percebem que o uso desses canais é um facilitador, passam a ver isso como valor oferecido e, mesmo que lhe custe um pouquinho mais, ficam mais dispostos a investir.

Dessa forma, clínicas veterinárias e/ou pet shops devem aproveitar o momento para melhorar esses canais, gerando fluxo e aumentando o valor percebido dos serviços prestados.

É importante direcionar alguém capacitado para exercer a função, inclusive divulgando e acompanhando a performance do atendimento feito via portais, redes sociais e aplicativos de mensagens.

Isso é importante, pois o cliente que usa esse meio de comunicação quer uma resposta tão rápida quanto a de um telefonema.

Ampliação do atendimento domiciliar

A hashtag “#FicaEmCasa” foi e continua sendo disseminada, demonstrando claramente que as pessoas preferem se manter na segurança da sua casa.

Se antes o serviço leva e traz já era quase obrigatório para o combo de serviços, neste momento se torna primordial que veterinários e veterinárias passem a fazê-los.

Vacinação, vermifugação e consultas normalmente não possuíam esse serviço de taxi dog (transporte animal), contudo, com a situação atual, esse formato é muito válido, pois torna o atendimento mais seguro, oferecendo maior comodidade aos tutores e ao próprio paciente.

Conduza o atendimento de modo que possa dar continuidade posteriormente na clínica, sempre que possível após a pandemia, mas quando urgente, imediatamente.

Especialização profissional

Se antes o tempo era um inimigo, talvez agora ele possa estar mais presente e seja esse o momento ideal para que possa buscar especialização técnica ainda que seja de forma online.

Existem inúmeros cursos que podem contribuir com seu desenvolvimento e preparo para este momento e sobretudo, para retomar as atividades com força após a quarentena.

Nossa sugestão é neste momento focar em conteúdos voltados para administração e planejamento, o que vai contribuir tanto para sua capacidade de gestão, como para a área de saúde veterinária.

Quando a quarentena acabar

Não sabemos exatamente quando, mas é fato, que esse momento com restrições terá um fim.

Embora a crise econômica traga consigo a necessidade de reduzir custos, para que seu negócio se mantenha ativo, é necessário que se dedique a realizar o trabalho de uma maneira customizada, ou seja, modificada para atender os clientes e ao mesmo tempo as normas estabelecidas na quarentena.

Reinventar a forma como os serviços são feitos é algo que não terá como fugir. É preciso se readaptar e ter em si uma boa dose de resiliência, pois empreender exige isso dos gestores com certa frequência.

Os negócios que se adaptarem ao momento, criarão vínculos importantes com sua carteira de clientes e certamente isso será um ponto positivo quando a quarentena acabar. Isso porque as restrições serão flexibilizadas, mas o temor vai rodear as pessoas por um bom tempo.

Quando as portas puderem ser abertas novamente e com força total, não economize em itens de higiene e segurança, demonstrando aos clientes a sua preocupação em manter a todos longe do Coronavírus.

Tão importante como agora, posteriormente será se destacar por medidas de prevenção, isso agrega valor em qualquer negócio. Mas quando falamos de saúde isso se torna ainda mais relevante.

Clínica, hospitais e pet shops já tinham essa exigência, mas posterior a quarentena, certamente isso será o item que deve estar no topo da lista e da sua equipe de colaboradores.


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