Todo profissional da área veterinária precisa se preocupar com a satisfação de seus clientes. Afinal, os clientes são fundamentais para o sucesso de um empreendimento.

É por isso que existem as…

4 tipos de pesquisas de satisfação para aplicar em negócios pet

Publicado em 03/02/2021 | Atualizado em 10/05/2024

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Todo profissional da área veterinária precisa se preocupar com a satisfação de seus clientes. Afinal, os clientes são fundamentais para o sucesso de um empreendimento.

É por isso que existem as pesquisas de satisfação. Atualmente elas são utilizadas pelo marketing de grande parte das maiores empresas, não só do ramo veterinário.

Com a pesquisa de satisfação você aprende qual é a percepção dos clientes a respeito de sua marca, serviços, produtos e atendimento. Dessa forma, fica muito mais fácil conquistar os clientes e fidelizá-los.

Sendo assim, aproveite agora mesmo para entender o que é a pesquisa de satisfação, qual a sua importância e conhecer as vantagens de implementá-las e os principais modelos de pesquisa!

O que é a pesquisa de satisfação de clientes?

Uma boa forma de conseguir sucesso com seu empreendimento veterinário é realizando a pesquisa de satisfação dos consumidores. Essa pesquisa é uma maneira de conseguir dados e informações sobre o que as pessoas pensam de seu estabelecimento.

A pesquisa de satisfação de clientes conta com diversas metodologias para compreender o que deixa seu consumidor descontente e o que faz com que ele se sinta satisfeito. Dessa forma, ela facilita o processo de melhorias em seus produtos, serviços e atendimento.bass jbl lego kingdom pyjama grande taille pour femme Belgium ładowarka samochodowa nokia 6610 Amazon jersey cuello camisero reset citiz nespresso machine głośnik bluetooth do lptopa Amazon gorset studniówka Amazon ronnie fieg x puma disc blaze veja femme soldes Belgium zapatos de tacón alto de moda stoli za klavir puma activate mid cut boots adidas astir femme Belgium bär mit knopf im ohr

E, com isso, sua empresa veterinária pode conquistar novos clientes e fidelizar antigos, garantindo até mesmo aliados para a divulgação e boa reputação de seu negócio veterinário.

Qual é a importância das pesquisas de satisfação?

Como vimos acima, através das pesquisas é possível conhecer mais profundamente o que os consumidores estão achando de seus serviços, produtos e atendimento.

Com esse conhecimento em mãos, seu negócio pode identificar pontos que precisam ser melhorados e quais são suas vantagens competitivas. Sendo assim, é possível aprimorar a experiência de compra dos consumidores.

Após esse processo, você pode começar a contar com clientes fidelizados que desempenharão um papel fundamental para a boa reputação de sua empresa. Atraindo novos clientes e contribuindo com a divulgação e vendas.

Portanto, fazer a pesquisa de satisfação de clientes pode ser o motivo para o seu negócio veterinário ser bem-sucedido e alcançar os melhores resultados!

4 tipos de pesquisa de satisfação de consumidores

Agora que você já sabe o que é e a importância das pesquisas de satisfação para o seu empreendimento, conheça 5 tipos de pesquisas que podem ser aplicadas.

Customer Satisfaction Score (CSAT)

A Customer Satisfaction Score ou, em português, Pontuação de Satisfação do Cliente, é um modelo de pesquisa muito utilizado pelas empresas para saber a opinião dos consumidores.

Nesse modelo, o cliente responde um questionário para avaliar a experiência de compra através de uma escala linear. Nele, há perguntas precisas sobre diversas etapas da experiência do cliente com a marca.

As perguntas no modelo CSAT são mescladas entre algumas mais simples com respostas positivas ou negativas e outras mais elaboradas. Para medir os resultados é possível utilizar algumas formas, por exemplo: 1 e 2 como sim e não, 1 a 3 como satisfeito, neutro, insatisfeito, e 1 a 5, 1 a 7 e 1 a 10 seguindo a escala Likert.

Dessa forma, o cálculo que você deve utilizar é a média ponderada, obtida através da soma de todos os valores multiplicados pela quantidade de respondentes que selecionaram determinada resposta. Depois, o valor deve ser dividido pelo número total de respondentes ao questionário.

Customer Effort Score (CES)

A metodologia Customer Effort Score, também conhecida como Pontuação do Esforço do Consumidor, é bastante parecida com a CSAT. No entanto, há diferenças entre os dois métodos.

Na Pontuação do Esforço do Consumidor o foco das perguntas é identificar a facilidade que o cliente encontrou para a solução de um problema específico. Já a Customer Effort Score, por exemplo, foca na satisfação do cliente com um serviço ou produto.

Net Promoter Score (NPS)

O modelo Net Promoter Score ou NPS é fácil de ser aplicado, pois nele existe apenas uma pergunta “qual é a probabilidade de você indicar essa empresa aos seus amigos?”. E o cliente pode responder utilizando uma escala de 0 a 10.

Assim, é possível através das respostas dos clientes separá-los em três categorias que devem ser avaliadas de acordo com uma tabela pré-estabelecida. As notas de 0 a 6 correspondem aos detratores, as notas de 7 e 8 correspondem aos neutros e as de 9 e 10 aos promotores.

O grupo de detratores corresponde aos clientes que consideram que a experiência que tiveram com a marca foi negativa. Os detratores dificilmente voltariam a comprar ou adquirir algum serviço da marca. E, também, podem ferir a reputação da empresa publicamente.

O segundo grupo, dos neutros, diz respeito aos clientes que não são defensores da marca, mas também, não são críticos. Sendo assim, eles compram os serviços e produtos às vezes até por acaso.

No último grupo, dos promotores, estão os clientes que são defensores da marca. Eles estão dispostos a dar feedbacks, são leais e costumam continuar comprando ou adquirindo seus serviços e produtos.

Expectativa x Percepção

O método de expectativa x percepção consiste em perguntar aos clientes se o produto ou serviço correspondeu às expectativas que ele tinha. A escala utilizada é de 1 a 5.


Então, agora que você conhece 4 tipos de pesquisas de satisfação para aplicar em negócios pet, não deixe de utilizá-las! Bons negócios!


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