Às vezes, até mesmo os indivíduos mais profissionais podem se encontrar em situações de conflito no local de trabalho. Brigas, fofocas e brincadeiras de mau gosto são alguns conflitos entre…

5 formas de evitar conflitos entre colaboradores em seu negócio veterinário

Publicado em 25/09/2019

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Às vezes, até mesmo os indivíduos mais profissionais podem se encontrar em situações de conflito no local de trabalho. Brigas, fofocas e brincadeiras de mau gosto são alguns conflitos entre colaboradores que podem prejudicar a prática veterinária, além de refletir no atendimento de má qualidade a clientes e pacientes.

Como proprietário ou gerente de um consultório veterinário, é preciso evitar ao máximo tais situações e saber lidar com desavenças que prejudicam o ambiente de trabalho. Melhorar as relações entre os colaboradores – assim como entre colaboradores e a gerência – pode fornecer vários benefícios aos negócios veterinários.

Neste artigo, você vai descobrir algumas atitudes eficazes para melhorar o relacionamento entre os funcionários e estimular o trabalho em equipe. Boa leitura e aproveite as dicas!

Causas comuns de conflitos entre colaboradores no ramo veterinário

Antes de aprofundar nas formas de evitar conflitos entre colaboradores, pode ser útil entender melhor as razões pelas quais esses problemas aparecem. Geralmente, as equipes veterinárias enfrentam conflitos devido a coisas como:

  • Fofoca entre os membros da equipe
  • Falta de comunicação
  • Tratamento injusto por parte da gerência
  • Carga de trabalho desigual
  • Dificuldade para trabalhar em equipe
  • Funcionários que não cumprem suas responsabilidades

Conhecer essas razões de conflitos é o primeiro passo para evitar e gerenciar os conflitos nas relações profissionais.

Como evitar conflitos entre colaboradores

Agora, descubra as melhores estratégias para evitar conflitos entre colaboradores e manter o ambiente de trabalho saudável:

1. Ouça os colaboradores

Em empresas com equipes menores é bem difícil ignorar conflitos. Isso porque qualquer problema entre os funcionários fica muito evidente e, rapidamente, pode causar prejuízos para o negócio.

Portanto, quando surgirem conflitos, é essencial que você escute os funcionários e descubra a raiz do problema o mais rápido possível. Acredite, o fato de fazer perguntas para identificar o problema evita que um simples mal-entendido se transforme em um problema gigantesco.

Alguns desentendimentos entre profissionais veterinários podem ser difíceis de lidar. Porém, é muito melhor enfrentá-los do que apenas varrê-los para debaixo do tapete.

2. Construa relacionamentos

Se você quer menos conflitos em seu negócio veterinário, deve procurar estabelecer bons relacionamentos com a equipe. Quando os colaboradores têm uma relação de confiança entre si e com os superiores, é mais provável que eles conversem sobre qualquer problema antes da situação se agravar.

Então, promova alguns momentos de descontração para construir relacionamentos e conhecer a equipe individualmente. Essa é a chave para aumentar a lealdade entre os indivíduos, fazendo com que eles se sintam parte importante da equipe.

3. Promova igualdade

Você viu acima que o tratamento injusto por parte da gerência é um dos motivos de conflitos entre trabalhadores. Por isso, certifique-se de evitar esse problema em sua clínica veterinária ou pet shop.

Tratar todos os colaboradores igualmente evita o favoritismo e promove um ambiente de trabalho justo. Assim, os funcionários se sentem relaxados e confortáveis, sabendo que são avaliados com base em seus esforços e cumprimento de metas.

4. Valorize os funcionários

É bem mais provável que os desentendimentos apareçam em um local de trabalho onde os funcionários se sentem desmotivados e desvalorizados. Portanto, criar um local de trabalho agradável é um passo importante para evitar conflitos entre colaboradores.

Não hesite em elogiar e agradecer seus funcionários. Além disso, você pode implementar programas que incentivem a saúde e o bem-estar. Fazendo isso, você diminui o nível de estresse dos colaboradores, um dos principais causadores de problemas em qualquer empresa.

5. Defina regras e objetivos claros

Em alguns casos, os conflitos ocorrem quando os funcionários não têm conhecimento sobre os valores e objetivos da empresa. Por isso, estabeleça regras claras em relação ao que é e o que não é tolerado no ambiente de trabalho.

Algumas ações claramente devem fazer parte da lista, como gritos, ofensas etc. Outras, você pode levar mais tempo para pensar. Algum desacordo é considerado conflito? E as fofocas?

Também é importante explicar o caminho para resolver os conflitos. Dessa maneira, os próprios colaboradores podem sinalizar a ocorrência de desentendimentos e evitar que eles se transformem em problemas graves.

O que você achou dessas formas de evitar conflitos entre colaboradores? Espero que as dicas sejam úteis para manter os funcionários alinhados e trabalhando de forma harmoniosa. Afinal, isso é essencial para oferecer o melhor atendimento para clientes e pacientes de um negócio no ramo veterinário.

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