Gerar valor para o público, ou seja, mostrar que o seu produto realmente é valioso, é uma das melhores práticas para aumentar seus lucros e conquistar os clientes.

Apesar de muitos…

Profissional do ramo veterinário ou pet: 3 técnicas infalíveis para aumentar o valor percebido no seu produto ou serviço

Publicado em 24/12/2019 | Atualizado em 23/12/2019

Gerar valor para o público, ou seja, mostrar que o seu produto realmente é valioso, é uma das melhores práticas para aumentar seus lucros e conquistar os clientes.

Apesar de muitos empreendedores acreditarem que gerar valor para os clientes não é nada simples, existem diversas técnicas que podem ajudar no alcance deste objetivo.

A principal dica é ficar atento aos detalhes e não reduzir os preços de seu produto ou serviço apenas para torná-los mais atrativos para os clientes.

Neste artigo, vamos apresentar exemplos práticos para ajudá-lo a aumentar o valor percebido do seu serviço veterinário ou produto. Acompanhe e aproveite cada uma das dicas!

3 formas de gerar valor para o seu público pet

A teoria de gerar valor para os clientes vem do marketing – a área do conhecimento que busca realizar vendas bem-sucedidas.

Dessa forma, o pai do marketing, Philip Kotler, destacou que existem basicamente três maneiras de aumentar o valor de um serviço ou produto para o cliente.

  1. A primeira e menos indicada delas consiste em diminuir o preço final de seu produto ou serviço.
  2. A segunda maneira é diminuir o custo total para o cliente. O custo total é resultado do custo psíquico, do custo de tempo e do custo de energia física – esses três custos estão relacionados ao sentimento de esforço e perca que o cliente tem para adquirir o seu produto.
  3. A terceira forma de criar valor é aumentando o valor total do produto ou serviço, ou seja, mostrar que seu produto realmente é importante para a vida do cliente. Para isso, é necessário considerar valores de serviço, produto, imagem e pessoal – como iremos mostrar adiante.

Método simplificado de valor x custo orientado para serviços veterinários

A busca de todo bom empreendedor de uma clínica veterinária, pet shop ou banho e deve ser solucionar os problemas e necessidades dos clientes e de seus animais de estimação. Correto?

Assim, paras que isso aconteça, é fundamental conhecer bem o seu público e mostrar para ele como o seu serviço é valioso.

Para tomar as decisões de contratação de um serviço, os clientes tendem a subtrair os custos sobre o valor da solução oferecida.

Vamos deixar esses termos ainda mais claros:

  • Valor: O quando o seu serviço ou produto é valioso para o cliente.
  • Custos: Valor monetário ou esforço que seu cliente irá desembolsar para adquirir o seu produto ou serviço.

Sendo assim, para criar valor para o seu cliente você deve considerar a seguinte equação:

Valor – Custos = Valor para o público

Valor total para o seu público

Como vimos, o valor total para o cliente resulta dos valores da imagem, do pessoal, de produto e de serviço. Veja abaixo o que cada um deles significa!

Valor de serviço e produto

O valor de serviço diz respeito a todos os fatores que englobam o seu serviço veterinário oferecido.

Nele, está incluso a qualidade do serviço principal oferecido, atendimento ao cliente, produtos e materiais utilizados na execução do serviço, entre outros.

Quando o cliente avalia o valor do produto, ele está analisando quais são os benefícios oferecidos para ele que tornam o seu serviço veterinário valioso.

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Valor de imagem

A imagem da marca é a responsável pela identificação do valor de imagem pelo cliente. Você pode destacar o valor de imagem de seu serviço veterinário apresentando o histórico, a trajetória e a reputação de sua empresa.

Portanto, ao apresentar para o seu público o valor de imagem de seu serviço veterinário você estará agregando mais valor para a equação.

Valor do pessoal

O valor do pessoal refere-se à sua equipe de prestação de serviços e atendimento ao cliente. Quanto mais confiável e eficiente o seu time veterinário, banho e tosa ou de outro serviço que preste, maior será o valor do pessoal atribuído pelo cliente.

Você pode aumentar o valor do pessoal ao oferecer uma solução tecnológica para o seu cliente, como o aplicativo BensVET. O software de gestão veterinária BensVET aproxima seu negócio veterinário de seu público aumentando o valor para os seus clientes.

Custo total para o seu público

Para ajudá-lo a entender melhor qual o custo total de seu serviço veterinário para o seu público, vamos nos aprofundar em cada um dos custos contabilizados. Confira agora mesmo!

Custo de energia física

O custo de energia física é relativo ao esforço físico feito pelo cliente para contratar e usufruir de seu serviço veterinário.

Então, para que a escolha de seu estabelecimento seja vantajosa para o seu público, você deve proporcionar conforto e eficiência no atendimento e serviços.

Uma dica para reduzir o custo de energia física é utilizar de ferramentas que facilitem a vida do cliente quando for contratar serviços, como por exemplo o agendamento de consultas por aplicativo.

Custo psíquico

Quando o cliente precisa escolher o serviço veterinário ele tem que assumir a responsabilidade de uma decisão complexa.

Esta responsabilidade pode gerar estresse, aumentando o custo psíquico para o cliente e diminuindo o valor do seu produto ou serviço veterinário.

Pensando nisso, procure destacar quais são os benefícios do serviço oferecido como a qualidade do atendimento, dos produtos e equipamentos utilizados. Também deixe claro como funciona cada etapa da contratação ou do serviço. Assim, o seu público tomará a decisão com segurança e sem dor de cabeça.

Custo de tempo

O custo de tempo está relacionado à rapidez e facilidade que o cliente encontrará ao adquirir o seu serviço.

Ao diminuir o custo de tempo, você aumenta o saldo positivo de sua empresa.

Custo monetário

Este custo é o que deve possuir menor importância e refere-se aos preços em dinheiro dos serviços veterinários oferecidos.

Portanto, evite ao máximo diminuir os preços de seus serviços ou produtos, pois isso também pode diminuir o valor percebido pelos clientes.


Colocando em práticas essas dicas com certeza você irá parar de brigar por preço com os seus concorrentes, criando um público fiel à sua marca.

O que achou dessas dicas? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, pois amaremos ajudar você e seu negócio veterinário!

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