Profissional do ramo veterinário ou pet: 3 técnicas infalíveis para aumentar o valor percebido no seu produto ou serviço
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Gerar valor para o público, ou seja, mostrar que o seu produto realmente é valioso, é uma das melhores práticas para aumentar seus lucros e conquistar os clientes.
Apesar de muitos empreendedores acreditarem que gerar valor para os clientes não é nada simples, existem diversas técnicas que podem ajudar no alcance deste objetivo.
A principal dica é ficar atento aos detalhes e não reduzir os preços de seu produto ou serviço apenas para torná-los mais atrativos para os clientes.
Neste artigo, vamos apresentar exemplos práticos para ajudá-lo a aumentar o valor percebido do seu serviço veterinário ou produto. Acompanhe e aproveite cada uma das dicas!
3 formas de gerar valor para o seu público pet
A teoria de gerar valor para os clientes vem do marketing – a área do conhecimento que busca realizar vendas bem-sucedidas.
Dessa forma, o pai do marketing, Philip Kotler, destacou que existem basicamente três maneiras de aumentar o valor de um serviço ou produto para o cliente.
- A primeira e menos indicada delas consiste em diminuir o preço final de seu produto ou serviço.
- A segunda maneira é diminuir o custo total para o cliente. O custo total é resultado do custo psíquico, do custo de tempo e do custo de energia física – esses três custos estão relacionados ao sentimento de esforço e perca que o cliente tem para adquirir o seu produto.
- A terceira forma de criar valor é aumentando o valor total do produto ou serviço, ou seja, mostrar que seu produto realmente é importante para a vida do cliente. Para isso, é necessário considerar valores de serviço, produto, imagem e pessoal – como iremos mostrar adiante.
Método simplificado de valor x custo orientado para serviços veterinários
A busca de todo bom empreendedor de uma clínica veterinária, pet shop ou banho e deve ser solucionar os problemas e necessidades dos clientes e de seus animais de estimação. Correto?
Assim, paras que isso aconteça, é fundamental conhecer bem o seu público e mostrar para ele como o seu serviço é valioso.
Para tomar as decisões de contratação de um serviço, os clientes tendem a subtrair os custos sobre o valor da solução oferecida.
Vamos deixar esses termos ainda mais claros:
- Valor: O quando o seu serviço ou produto é valioso para o cliente.
- Custos: Valor monetário ou esforço que seu cliente irá desembolsar para adquirir o seu produto ou serviço.
Sendo assim, para criar valor para o seu cliente você deve considerar a seguinte equação:
Valor – Custos = Valor para o público
Valor total para o seu público
Como vimos, o valor total para o cliente resulta dos valores da imagem, do pessoal, de produto e de serviço. Veja abaixo o que cada um deles significa!
Valor de serviço e produto
O valor de serviço diz respeito a todos os fatores que englobam o seu serviço veterinário oferecido.
Nele, está incluso a qualidade do serviço principal oferecido, atendimento ao cliente, produtos e materiais utilizados na execução do serviço, entre outros.
Quando o cliente avalia o valor do produto, ele está analisando quais são os benefícios oferecidos para ele que tornam o seu serviço veterinário valioso.
Valor de imagem
A imagem da marca é a responsável pela identificação do valor de imagem pelo cliente. Você pode destacar o valor de imagem de seu serviço veterinário apresentando o histórico, a trajetória e a reputação de sua empresa.
Portanto, ao apresentar para o seu público o valor de imagem de seu serviço veterinário você estará agregando mais valor para a equação.
Valor do pessoal
O valor do pessoal refere-se à sua equipe de prestação de serviços e atendimento ao cliente. Quanto mais confiável e eficiente o seu time veterinário, banho e tosa ou de outro serviço que preste, maior será o valor do pessoal atribuído pelo cliente.
Você pode aumentar o valor do pessoal ao oferecer uma solução tecnológica para o seu cliente, como o aplicativo BensVET. O software de gestão veterinária BensVET aproxima seu negócio veterinário de seu público aumentando o valor para os seus clientes.
Custo total para o seu público
Para ajudá-lo a entender melhor qual o custo total de seu serviço veterinário para o seu público, vamos nos aprofundar em cada um dos custos contabilizados. Confira agora mesmo!
Custo de energia física
O custo de energia física é relativo ao esforço físico feito pelo cliente para contratar e usufruir de seu serviço veterinário.
Então, para que a escolha de seu estabelecimento seja vantajosa para o seu público, você deve proporcionar conforto e eficiência no atendimento e serviços.
Uma dica para reduzir o custo de energia física é utilizar de ferramentas que facilitem a vida do cliente quando for contratar serviços, como por exemplo o agendamento de consultas por aplicativo.
Custo psíquico
Quando o cliente precisa escolher o serviço veterinário ele tem que assumir a responsabilidade de uma decisão complexa.
Esta responsabilidade pode gerar estresse, aumentando o custo psíquico para o cliente e diminuindo o valor do seu produto ou serviço veterinário.
Pensando nisso, procure destacar quais são os benefícios do serviço oferecido como a qualidade do atendimento, dos produtos e equipamentos utilizados. Também deixe claro como funciona cada etapa da contratação ou do serviço. Assim, o seu público tomará a decisão com segurança e sem dor de cabeça.
Custo de tempo
O custo de tempo está relacionado à rapidez e facilidade que o cliente encontrará ao adquirir o seu serviço.
Ao diminuir o custo de tempo, você aumenta o saldo positivo de sua empresa.
Custo monetário
Este custo é o que deve possuir menor importância e refere-se aos preços em dinheiro dos serviços veterinários oferecidos.
Portanto, evite ao máximo diminuir os preços de seus serviços ou produtos, pois isso também pode diminuir o valor percebido pelos clientes.
Colocando em práticas essas dicas com certeza você irá parar de brigar por preço com os seus concorrentes, criando um público fiel à sua marca.
O que achou dessas dicas? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, pois amaremos ajudar você e seu negócio veterinário!