Todos os meses, muitas pessoas recebem um serviço de assinatura na porta da sua casa. Seja uma caixa com produtos de beleza, acessórios ou alimentos naturais.
Porém, os clubes de assinatura não se restringem aos seres humanos. Os animais de estimação também podem receber produtos todos os meses pelo correio!
De olho na possibilidade de oferecer soluções criativas e que facilitam a vida dos clientes, os serviços de assinatura para pet shop estão ganhando seu espaço no mercado.
Como funciona um serviço de assinatura para pets?
Se você já tem um pet shop – físico ou online – ou quem entrar para o mercado pet, vale a pena considerar os serviços de assinatura.
Basicamente, eles funcionam da seguinte maneira: a empresa oferece vários planos com diferentes produtos e preços. O cliente escolhe o que mais se encaixa nas suas necessidades, paga um valor fixo e recebe as mercadorias na periodicidade estabelecida (semanal ou mensal, por exemplo).
Vantagens
O grande diferencial desse tipo de serviço é a comodidade para os donos de animais, que recebem vários produtos em casa. Além disso, ao assinar um box de produtos, os clientes recebem as novidades e lançamentos do mercado em primeira mão.
A empresa que cria um serviço de assinatura também tem muito a ganhar. Primeiramente, o pet shop consegue fidelizar o cliente por um período de tempo maior. Consequentemente, a possibilidade de mostrar seu diferencial e engajar os clientes também aumenta.
Outro benefício valioso para os negócios é a previsibilidade de faturamento e de estoque. Afinal, com cobrança fixa, o pet shop consegue saber quanto vai faturar nos próximos meses e a quantidade de produtos que precisa ter em estoque.
4 passos para montar o seu serviço de assinatura para pet shop
Ficou interessado e quer lucrar com o serviço de assinatura para pet shop? Então confira os passos básicos para entrar nesse mercado!
1. Defina o seu diferencial
Oferecer um serviço de assinatura já é um diferencial. Mas, além disso, você precisa saber como vai se destacar da concorrência.
Prefere apostar em itens de marcas conceituadas? Na variedade de produtos? Nos lançamentos do mercado? Ou o preço e as condições de pagamento serão seus diferenciais?
Para determinar isso, pesquise outros clubes de assinatura e veja o que eles ainda não estão fazendo ou o que pode ser melhorado.
2. Pense no público-alvo
De nada adianta ter um grande diferencial se ele não está alinhado com os interesses do seu público-alvo. Por isso, faça pesquisas de mercado para entender o que os donos de pet precisam, o que eles esperam de um serviço de assinatura, quais são os produtos que os animais mais consomem.
Considere o exemplo:
Todos os meses, o tutor de um cachorro precisa comprar a ração do bichinho. Esse é um gasto recorrente, mas ele não tem muito tempo para ir até o pet shop fazer isso. Um clube de assinatura poderia resolver esse problema, entregando a ração todos os meses no dia certo.
3. Determine os produtos
A ração é o exemplo mais básico, mas existem diversos produtos que podem fazer parte de um clube de assinatura. Petiscos, brinquedos, roupinhas, acessórios, suplementos vitamínicos, produtos de higiene são algumas sugestões.
Ao determinar os produtos do seu clube de assinatura, pense em quais itens podem ser agrupados em uma caixa para ser entregue todos os meses na casa do cliente. O mercado de produtos pet é bem variado e, com certeza, você vai se surpreender com as possibilidades!
4. Planos e preços
Chegou a hora de definir as opções de planos e preços. E é exatamente nesta etapa que acontece um dos maiores erros que levam um clube de assinatura ao fracasso, que é colocar o preço incorreto.
Existem duas extremidades que você deve evitar: definir preços baixos demais para permanecer competitivo ou altos demais para garantir uma grande margem de lucro.
Você sabe que existem diversos cálculos para determinar o preço de qualquer produto a ser comercializado. Mas, além disso, é necessário considerar que o princípio básico de um clube de assinatura é o pagamento recorrente.
Portanto, o preço do seu box de produtos precisa ser economicamente viável para que o seu cliente continue comprando todos os meses.
Esse foi um passo a passo básico para quem quer lucrar com serviços de assinatura para pet shop. O modelo de negócio possui inúmeras possibilidades de produtos e serviços diferenciados para donos e animais de estimação.
Agora que você já sabe como funciona o clube de assinatura para pets, o que acha de adotar esse tipo de serviço em seu pet shop?
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