Como fazer um e-mail marketing para clínica veterinária
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O que acha de ter uma ótima ferramenta de marketing para veterinários literalmente na ponta dos dedos?
Com o e-mail marketing é assim: apenas com o teclado do computador e os e-mails criados com ele, você consegue conectar com seus clientes atuais e potenciais, estabelecer uma marca forte e posicionar melhor sua clínica veterinária.
Todos esses benefícios ficam ainda melhores quando consideramos as principais características do e-mail marketing: possibilidade de personalização, baixo custo, grande alcance, eficácia e excelente retorno.
Basicamente, o e-mail marketing é uma ferramenta para criar e nutrir relacionamento com os seus contatos. Assim, a empresa pode enviar as mais diversas mensagens (divulgação de eventos, promoção de conteúdos especiais e newsletter, por exemplo) a qualquer hora do dia.
Ou seja, a comunicação com o público fica mais direta e pessoal.
Já gostou desta maneira de divulgar o seu negócio veterinário? Então confira os pontos básicos de como fazer um e-mail marketing para clínica veterinária.
Como conseguir endereços de e-mail?
O item mais valioso para quem vai fazer um e-mail marketing para clínica veterinária é uma lista atualizada de e-mails dos seus clientes atuais e possíveis clientes.
À princípio, a coleta dos endereços de e-mail pode parecer complicada, especialmente porque você precisa conseguir a autorização explícita para incluir uma pessoa em qualquer lista.
Então, esqueça aqueles sites que vendem listas de e-mail prontas. Além de ser proibido, não é eficaz, já que aquelas pessoas não se identificam com a sua empresa.
Existem ferramentas certas para criar uma lista de e-mail e, nesse caso, a melhor delas é o banco de dados do sistema veterinário que você utiliza.
As clínicas veterinárias que utilizam o BensVET, por exemplo, realizam um cadastro completo dos tutores e animais. Portanto, ao preencher a ficha, basta solicitar ao cliente a permissão para receber e-mails informativos.
Essa estratégia é bastante eficiente, já que você irá se comunicar com clientes atuais. Ou seja, eles já conhecem e se relacionam com a sua clínica veterinária.
Ao utilizar o mailing da base de dados do sistema veterinário, você também pode incrementar ainda mais a sua campanha de e-mail, seja utilizando informações sobre os pets e tutores ou enviando indicações personalizadas (explicaremos mais sobre essas possibilidades no próximo tópico).
Além disso, você pode criar landing pages para oferecer materiais ricos (como e-books, infográficos etc) em troca do contato. Formulários no site ou blog também são essenciais para criar um mailing.
Conteúdo para campanha de e-mail marketing
Outro passo importante para quem quer aprender como fazer um e-mail marketing para clínica veterinária é pensar no tipo de conteúdo que deseja compartilhar.
A nossa primeira sugestão é compartilhar o conteúdo do seu blog (caso tenha). Assim, sempre que publicar um artigo novo, você pode compartilhar com a sua rede de contatos.
Outra possibilidade é criar um conteúdo exclusivo para a campanha de e-mail. Por exemplo, épocas de mudanças de estações, troca de pelagens, férias ou outros acontecimentos temporários podem influenciar no interesse e comportamento dos tutores de pets. Logo, você pode criar um conteúdo informativo para essas diferentes ocasiões.
Conteúdo promocional também está liberado em uma campanha de e-mail marketing. Enviar ofertas especiais, descontos e promoções para seus contatos é uma ótima maneira de despertar o interesse do público e gerar mais vendas.
Uma das vantagens do e-mail marketing para clínica veterinária é a possibilidade de oferecer os produtos que sejam do interesse do cliente. Para isso, você pode utilizar o histórico de compras coletado pelo sistema BensVET.
Por falar em conteúdo personalizado, experimente utilizar os dados de aniversário dos clientes e dos pets para enviar mensagens de felicitações. Esse é um gesto simples, mas que faz o cliente se sentir especial.
Dicas para um e-mail marketing de sucesso
Algumas dicas são essenciais ao fazer um e-mail marketing para clínica veterinária e conseguir bons resultados com isso. As principais são:
Segmente o público
Segmentar a lista de e-mail de acordo com as características do público, como localização, idade e sexo do cliente é uma ótima maneira de personalizar as mensagens.
Para otimizar ainda mais os resultados, separe o público de acordo com os resultados das campanhas de e-mail anteriores, como taxa de aberturas de e-mails, compras etc.
Envio regular
Você não precisa enviar e-mails para seus clientes todos os dias. Contudo, procure definir uma regularidade que pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. Aqui, o mais importante é ter os dias pré-definidos e, com o tempo, o público começará a esperar pelos seus e-mails na caixa de entrada.
Para isso, você pode fazer um planejamento simples, criando com um calendário com as datas de envio.
Monitore resultados
As plataformas de e-mail marketing fornecem uma variedade de informações e métricas sobre os hábitos dos destinatários, tais como taxas de abertura, cliques e muito mais.
Você deve estar preparado para monitorar o desempenho de todas as mensagens enviadas. Esses resultados fornecem lições valiosas que você pode aplicar nas próximas campanhas.
Viu como fazer um e-mail marketing para clínica veterinária pode ser prático e trazer resultados surpreendentes? Então, o que você está esperando para usar essa ferramenta a favor do seu negócio veterinário?
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