Encontrar a localização ideal para o seu negócio é uma das decisões mais importantes que você precisa tomar em sua carreira como veterinário e empreendedor. Afinal, o ponto de atendimento…

Como escolher a localização ideal para sua clínica veterinária?

Publicado em 15/04/2020

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Encontrar a localização ideal para o seu negócio é uma das decisões mais importantes que você precisa tomar em sua carreira como veterinário e empreendedor. Afinal, o ponto de atendimento pode melhorar consideravelmente o sucesso de uma clínica ou, pelo contrário, limitar o seu potencial.

Então, se você quer montar uma clínica veterinária ou está realocando um negócio já existente, não deixe essa questão de lado!

Sabemos que não existe um ponto perfeito para todos. Cada negócio possui suas particularidades e é direcionado a um tipo de público. Logo, são vários fatores que influenciam na escolha, tais como: acesso ao local, movimento de pedestres e motoristas, se há demanda de serviços veterinários no local e etc.

Para ajudá-lo a encontrar o ponto ideal para sua clínica veterinária, selecionamos os principais aspectos que você precisa considerar antes de tomar uma decisão. Confira!

1. Considere o perfil do público alvo

O melhor lugar para uma empresa é onde o seu cliente está! Seguindo essa lógica, você precisa conhecer o perfil do seu público-alvo para definir a melhor região da cidade para se instalar.

Por exemplo: sua clínica veterinária é especializada em atendimento para cachorros de raças de pequeno porte. Então, é provável que os seus clientes vivam em apartamentos. Assim, é válido procurar áreas da cidade com grande concentração de prédios.

É claro que essa é apenas uma situação hipotética. Cada caso é um caso e a melhor forma de descobrir onde seu público está, seu estilo de vida e hábitos é a partir de uma pesquisa de mercado. Evite “achismos”! Afinal, é o futuro da sua clínica que está em jogo!

2. Demanda do serviço na região

Depois de descobrir a região que o seu público em potencial está, avalie se há uma quantidade considerável de pessoas com o mesmo perfil nas proximidades.

Além disso, é essencial que você analise:

  • Eles estão dispostos a contratar pelos seus serviços?
  • Eles possuem poder aquisitivo para pagar pelos serviços?

3. Pense na visibilidade da clínica veterinária

A localização de uma clínica veterinária pode fornecer grandes oportunidades de negócios. Contudo, a escolha de imóveis comerciais em pontos com grande visibilidade também pode ser sinônimo de aluguéis mais caros e outras despesas operacionais.

Então, considere a quantidade ideal de visibilidade que a sua clínica veterinária precisa. A sua fachada seria facilmente vista? Qual o sentido do trânsito no local? Qual o volume de tráfego? (Lembre-se de considerar o fluxo de veículos e pedestres).

4. Observe como é o acesso ao local

A dificuldade para chegar até o local ou entrar na clínica veterinária pode ser um empecilho para seus clientes. Muitas vezes, os tutores carregam uma caixa de transporte para os animais ou caminham com eles até chegar à clínica. Assim, caminhadas longas podem ser desconfortáveis e inconvenientes

Por isso, não se esqueça de considerar como é o acesso ao local. Ter um estacionamento para clientes é um item muito importante ao definir um ponto comercial. Se o imóvel não possui um estacionamento ou garagem, verifique se há vagas na rua ou até considere a possibilidade de convênio com um estacionamento particular.

Normalmente, há uma linha tênue entre visibilidade e conveniência. Um cruzamento movimentado, por exemplo, pode oferecer boa visibilidade, mas o barulho pode causar aborrecimento em seus clientes. Portanto, tente encontrar um equilíbrio entre esses dois fatores.

5. Não se esqueça da concorrência

Outro fator importante da escolha da localização ideal para sua clínica veterinária são os concorrentes. Aqui, temos dois opostos que são sinais de alerta.

Por um lado, abrir uma clínica veterinária em uma região onde há concentração de empresas de segmentos totalmente diferentes do seu pode ser um risco. Afinal, isso pode ser um sinal de que esse tipo de negócio não se encaixa para o público que frequenta aquela área.

Por outro lado, ter várias clínicas veterinárias e pet shops em uma mesma rua não é interessante para os negócios.

De qualquer maneira, o segredo é ser estratégico e pensar em como as empresas vizinhas podem impactar na sua prática. Além disso, dê preferência aos pontos comerciais onde sua clínica pode se diferenciar dos concorrentes que estão mais próximos.

6. O imóvel é adequado para uma clínica veterinária?

Neste último ponto, chegamos na escolha do imóvel para instalação da sua clínica veterinária. Então, considere se o espaço é suficiente para realizar todas as atividades que precisa.

  • A estrutura física é suficiente para sua empresa crescer caso você decida expandir seus serviços veterinários? Por exemplo, um espaço para canis, sala de exames e etc.
  • O ambiente permite uma sala de espera confortável para os clientes e os animais de estimação?
  • As instalações são novas ou precisam de reforma?

Analise cuidadosamente todos os aspectos do espaço antes de tomar uma decisão. Assim, você evita dores de cabeça no futuro e, principalmente, tem maiores chances escolher um ponto que atenda todos os seus objetivos.

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