O marketing digital está mudando rapidamente a maneira como as empresas de diversos nichos estão promovendo seus negócios. Embora muitos ainda sejam resistentes às mudanças, é essencial que todos tenham uma presença online.
Portanto, se você tem um negócio veterinário e quer que ele seja visto e lembrado pelo público, precisa começar a divulgação digital agora mesmo.
Mas, por onde começar?
Essa é uma dúvida comum entre os empreendedores e é totalmente compreensível. Afinal, existem tantas plataformas disponíveis e escolher as melhores pode ser complicado.
O objetivo deste post é justamente servir como uma guia para você começar a trabalhar com o marketing digital e fazer seu negócio veterinário ser encontrado na internet. Está preparado? Então é só continuar a leitura e aproveitar o conteúdo!
Como ser encontrado na internet?
A seguir, você vai conhecer os principais canais digitais com potencial para alavancar seu negócio veterinário. Alguns deles são obrigatórios para qualquer empresa. Já outros, são opcionais e você deve observar se eles se encaixam no perfil do seu público.
Vamos lá?
Google Meu Negócio
O primeiro passo para ser encontrado na internet é criar um perfil no Google Meu Negócio. A plataforma permite adicionar os principais dados da empresa, como endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos, além de avaliações dos consumidores.
Dessa forma, quando o usuário pesquisa “clínica veterinária em São Paulo”, por exemplo, o Google pode exibir o perfil da sua empresa. Além disso, os dados são apresentados no Google Maps, facilitando ainda mais que os clientes localizem sua empresa.
Google Ads
Se você tem um orçamento disponível para investir em publicidade online, é interessante utilizar a plataforma de anúncios pagos, o Google Ads. Com isso, você pode pagar para que o seu negócio veterinário apareça nos primeiros resultados na ferramenta de buscas.
O Facebook é a mídia social mais popular do mundo e é bem provável que seu público esteja presente na plataforma. Por isso, se a sua empresa veterinária ainda não possui uma página comercial, está na hora de criar uma.
Mas não pense que para fazer marketing digital nas redes sociais basta postar propagandas do seu negócio o tempo todo. É importante gerar conteúdo relevante para criar uma aproximação com o público.
Para descobrir o que seus clientes querem ver nas suas redes sociais, você pode fazer pesquisas de mercado e acessar as informações dos seguidores pelo Facebook Audience Insights. A ferramenta fornece dados importantes, como faixa etária, localização, área e interesses.
Também é possível criar anúncios no Facebook para aumentar o alcance da sua empresa.
O Instagram é segunda maior rede social do mundo e a melhor para promover negócios. Portanto, vale a pena apostar na mídia para divulgar seu negócio veterinário.
Uma vantagem é que o Instagram possui várias funcionalidades, possibilitando a criação de diferentes estratégias para promover uma marca. Algumas dicas para aproveitar ao máximo o potencial da rede social são:
- capriche nas fotos e vídeos do feed;
- faça lives;
- utilize o Instagram Stories para aumentar o engajamento e conexão com o público.
Site institucional/blog
Ter um site pode ser um bom diferencial para o seu negócio veterinário. Acredite, um site com design bonito, completo e prático de usar pode ser uma ferramenta valiosa para atrair novos clientes ao seu negócio.
Além disso, a criação de um blog pode fazer parte de uma estratégia de marketing de conteúdo para veterinários. Essa é uma maneira de ser criativo, responder perguntas frequentes, ensinar aos donos de animais de estimação sobre cuidados, medicamentos, tratamentos e outras informações úteis.
Youtube
Os conteúdos em vídeo são uma grande tendência do marketing digital. Por isso, pode ser uma boa ideia criar um canal no Youtube para o seu negócio veterinário.
Assim como em um blog, a plataforma é ideal para gerar conteúdo relevante para o público. Mas, a principal diferença é a possibilidade de criar um conteúdo dinâmico, diferenciado e com grande poder de compartilhamento.
E-mail marketing
Outra maneira de divulgar seu negócio veterinário na internet é por meio do e-mail marketing. Essa ferramenta é mais direta e intimista, gerando uma aproximação entre sua empresa e os consumidores.
Isso porque o envio de mensagens frequentes mostra aos clientes que você se preocupa com o bem-estar dos animais e ainda oferece uma oportunidade incrível para compartilhar informações relevantes.
No verão, por exemplo, é comum o aparecimento de pulgas e carrapatos nos pets. Nesse caso, você pode enviar um e-mail com dicas para resolver o problema e apresentando os produtos antipulgas e carrapatos disponíveis em seu estabelecimento.
Dica extra
Com um sistema de gestão veterinária como o BensVET, você também automatiza os avisos de vencimento de vacina e consultas, via e-mail ou notificação no celular, melhorando o relacionamento com os seus clientes.
Percebeu como não é difícil fazer seu negócio veterinário ser encontrado na internet? Basicamente, você só precisa ser estratégico e original para chamar a atenção dos clientes e utilizar os canais digitais certos!
Já aplicou alguma das dicas? Deixe seu comentário abaixo com os resultados que você alcançou!