6 passos para eliminar as objeções de suas vendas no ramo veterinário
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Aprender a lidar com as objeções de vendas no ramo veterinário é um dos passos fundamentais para os bons vendedores (assim como para qualquer outro ramo de atividade)
Isso mesmo, sabemos que vender é persuadir. Conseguir chegar em um objetivo comum onde a solução que você profissional veterinário (e de vendas) está oferecendo é bem clara para os compradores.
Como assim? Fazer com que os seus clientes ou possíveis clientes conheçam os benefícios que poderão ter e ao mesmo tempo, sabem considerar que o valor está sendo justo por determinados benefícios.
Mas infelizmente, ainda existem profissionais que não sabem lidar muito bem com as objeções de vendas. Por que isso acontece? Porque a maioria dos profissionais da área veterinária normalmente utilizam o velho paradigma de “empurrar” a venda de produtos e serviços para seus clientes – ao invés saber atrair os consumidores para a compra.
É uma diferença muito grande, pois você não estará tratando seus consumidores como adversários, tampouco um oponente que precisará vencê-lo em uma negociação. Você estará ajudando seus clientes a resolverem um problema, seja em suas próprias vidas ou na vida de seus animais.
E qual é a solução ideal para os problemas de seus compradores? O serviço ou o produto que você ou seu negócio está vendendo! Por isso, é necessário antecipar os momentos de compra – estudando seus clientes, suas necessidades, seu negócio veterinário e assim conseguir levar a solução correta.
Em nosso artigo de hoje, vamos mostrar 6 passos para eliminar as objeções de vendas no ramo veterinário, e você certamente irá se surpreender como pode ter melhores resultados com eles. Acompanhem!
1. Faça registros de seus clientes
O primeiro passo para eliminar as objeções de vendas, é um bom sistema de CRM. Todo encontro, conversa, crítica, elogio, objeções anteriores e comentários sobre sua suposta concorrência serão utilizados ao seu favor no momento de eliminar as objeções de vendas.
Através de um material rico, que será documentado e arquivado adequadamente e com segurança – poderá ser sempre utilizado quando se fizer necessário.
Com sistema de gestão veterinária BensVET você pode documentar tudo sobre seus clientes e animais, como histórico de compras, atendimentos e até doenças que os pets já tiveram. Você também poderá anotar todas as objeções de venda no campo “observações do cliente”.
2. Fale menos e ouça mais
Já ouviu falar certamente que um bom veterinário-vendedor fala pelos cotovelos, ou que é bom de lábia. Na realidade, é bem diferente do que somente criar intimidade com os compradores.
Uma coisa é saber quebrar o gelo em certas situações, outra é ser aquele vendedor “mala” que tenta de tudo para forçar uma venda. Aprenda a ouvir mais seus clientes e aprenda a falar menos. Assim você entenderá as dores do seu cliente e poderá indicar o produto ou serviço que melhor irá ajudá-lo.
3. Atraia bons negócios e não empurre uma venda
Existe algo pior do que aqueles vendedores que se sentem os donos da verdade? Aquele cara que acha que entende tudo sobre o que os clientes precisam? Um bom vendedor não age dessa maneira.
O correto é saber mostrar os benefícios e vantagens de uma determinada solução e como sua clínica veterinária poderá fazer isso para os clientes. E caso ele apresente alguma objeção, saber contornar a situação e mostrar como as coisas podem ser melhores com sua solução.
4. Jamais confronte seus compradores
Quando os compradores apresentarem algum tipo de objeção, jamais diga a frase: “não é isso”. É preciso ouvir atentamente o que o cliente necessita, e através de linguagem corporal – fazendo sinais de positivo com a cabeça, por exemplo – mostrar que você está ouvindo atentamente seus clientes.
5. Comece a classificar as objeções de vendas
Essa um é atitude que terá dois objetivos na eliminação de objeção de suas vendas no ramo veterinário. Por isso podemos marcar como o quinto e sexto passo para eliminar as objeções de suas vendas.
Quando começar a classificar as objeções de vendas, você estará formando um histórico de diferentes soluções que poderão ser empregadas: quais são as objeções mais comuns para cada um dos seus serviços ou produtos e quais são as mais utilizadas por tipo de cliente.
Dessa maneira será muito mais simples montar respostas às objeções ou ainda criar uma estratégia diferente, podendo desviar da objeção ao saber que a mesma será utilizada.
Esses foram os 6 passos para eliminar as objeções de suas vendas no ramo veterinário! Comece hoje mesmo e aumente suas vendas.