6 melhores práticas para fazer a gestão de seu negócio veterinário – Como ser um bom gestor
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Todo tipo de negócio possui desafios intrínsecos e com uma clínica, hospital veterinário ou pet shop não é diferente.
O público alvo, o perfil de colaboradores e as particularidades do ramo são específicos e é necessária uma boa dose de dedicação para estabelecer padrões que garantam a prestação dos serviços com excelente qualidade.
Não é uma tarefa das mais simples, mas é possível seguir práticas rotineiras que facilitarão a realização das atividades em todas as áreas e tornará gestão mais fácil de ser realizada.
Depois de implementadas, farão parte dos hábitos diários e com isso todos poderão seguir o fluxo sem muitos esforços.
A gestão de uma clínica veterinária
A gestão de todo e qualquer negócio envolve muitos desafios e encontrar um modelo que seja o mais adequado pode não ser uma tarefa muito simples.
As melhores práticas para fazer a gestão de um negócio veterinário são um tanto específicas, devido as particularidades do ramo de atividade. Com isso, colaboradores competentes e com o perfil adequado são essenciais.
A premissa que se enquadra em todas as empresas é ter organização e seguir um fluxo para administração das áreas e dos assuntos relacionados à cada uma delas.
Outro ponto importante é estabelecer e manter um padrão processual que vá nortear os colaboradores quanto as maneiras de executar as suas atividades, sabendo onde começa sua atuação e onde termina.
Assim, vamos listar 6 práticas que podem ajudar em uma gestão mais assertiva do seu negócio veterinário.
Continue conosco e saiba quais são em detalhes.
1. Usar a tecnologia para otimização da clínica
Para que haja a fluidez necessária entre áreas e assuntos é preciso que todos os colaboradores tenham acesso às informações que precisam, de forma que eles sejam contraditórios. Ou seja, todos devem acessar aos mesmos registros para que não hajam dúvidas.
O uso de um software veterinário é essencial para que as informações sejam organizadas e estejam centralizadas em uma única fonte.
Um exemplo de sistema veterinário é o BensVET , uma ferramenta integrada que possibilita que todas as áreas sejam administradas e acessíveis aos responsáveis pelas áreas. Sobretudo, com o sistema implantado, o gestor tem total visão sobre o andamento na clínica veterinária.
2. Focar em boas estratégias de marketing
Neste quesito existem duas vertentes importantes a serem contempladas dentro do plano de marketing: ações para os clientes que já são atendidos e ações para atração de novos clientes.
Todos são clientes, mas a abordagem para cada um deve ser diferente.
Por exemplo: clientes já atendidos devem ter ações que investem em estreitar o relacionamento, enquanto novos clientes devem conhecer melhor as soluções e serviços que a clínica oferece.
3. Atualização constante para todos
Todo profissional precisa manter-se atualizado, então além de especializações em procedimentos, invista em cursos e palestras que envolvam gestão e empreendedorismo, afinal para conduzir seu negócio veterinário será preciso mais que conhecimento da área clínica.
Para manter um padrão e nível qualificado de atendimento, os colaboradores de cada área também devem receber treinamentos atualizados sobre as melhores formas de desenvolverem suas atividades e também de se aprimorarem profissionalmente.
4. Ampliação orgânica dos serviços prestados
Pode ser que a clínica esteja caminhando bem, o fluxo de clientes e a área financeira demonstrem que os negócios estão seguindo conforme esperado. Contudo não se acomode.
O que já está fluindo como deveria, perfeito, mantenha o gerenciamento para que continue assim, mas invista em oferecer outros serviços e conquistar mais espaço no mercado e novos clientes.
Esteja apenas atento nas tendências do mercado e necessidades de investimento. Verifique também se o momento para investimento é propício, caso não seja, estabeleça dentro do planejamento estratégico metas para que possibilitar a ampliação.
5. Mantenha proximidade com sua equipe
Embora tenha um papel de gestão, é muito importante manter proximidade e abertura com todos os seus colaboradores de forma que a comunicação seja sempre fluida, evitando ao máximo os conflitos dentro de sua clínica ou hospital veterinário.
Uma boa liderança é aquela que direciona e orienta, mas se mantém aberta para ouvir opiniões e dar crédito àqueles com quem trabalha, de modo que haja crescimento não apenas para o negócio, mas também para os colaboradores.
Invista em reconhecer os esforços, dando o devido mérito a todos que que contribuírem positivamente com o crescimento dos negócios e atingimento de metas.
6. Gestão de tempo eficaz
Dentro da profissão de veterinário e ainda exercendo cargo de gestão, é normal que o profissional invista muito tempo no trabalho, abrindo mão de descanso e qualidade de vida.
Contudo, é muito importante para sua produtividade que você saiba dosar seu tempo, trabalhando durante uma quantidade de horas adequada e reservando tempo para fazer outras atividades.
Um profissional completo, precisa ter esse equilíbrio para que possa sempre realizar um bom trabalho.
Conclusão
Empreender e gerir um negócio veterinário exige dedicação, mas com organização e o uso de ferramentas corretas como apoio se torna possível realizar as tarefas com assertividade e de forma mais produtiva.
Os passos que listamos acima não precisam ser seguidos na ordem que classificamos, contudo, considere as sugestões e aprimore ainda mais a gestão da sua clínica veterinária.