5 passos para monitorar e gerenciar a sua clínica veterinária de forma eficaz
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Nos últimos anos, aumentaram significativamente as formas de interação como cliente, com novos canais de venda e também as estratégias de marketing voltadas para clínicas veterinárias.
De uma hora para a outra, a atenção do veterinário ou empresário do ramo teve de se desdobrar para realizar uma série de atividades que antes eram desconhecidas.
Assim, perder o controle de todas essas informações acabou se tornando comum no meio. Nessa situação surge uma importante pergunta: Como monitorar e gerenciar uma clínica veterinária de forma eficaz?
Respondendo à essa pergunta selecionamos uma série de ações e ferramentas ajudam na coleta e na organização de dados, de maneira a favorecer o olhar analítico para solucionar problemas, melhorar a produtividade e ampliar os lucros da sua clínica.
Certamente você conseguirá excelentes resultados através dessas dicas.
1. Utilizar um bom software de gerenciamento veterinário
Com o cenário atual, cabe aos donos das veterinárias, ou mesmo pet shops, encontrar uma forma integrar todas as informações do seu negócio, facilitando o monitoramento e gerenciamento do seu negócio. Nesse processo, a tecnologia pode ser uma grande aliada.
Os softwares ERP’s (Sistemas integrados de gestão empresarial) são excelentes para conseguir integrar todos departamentos e áreas de sua clínica veterinária.
Através desse sistema de gestão, você terá uma ótima ajuda para conseguir administrar diferentes informações, desde os processos financeiros até os dados clínicos dos pacientes.
“Investir em softwares para automatizar as lojas não é mais tendência, é uma necessidade” – Adir Ribeiro, Presidente da Praxis Business.
Por meio de um software veterinário online você poderá coletar todo o fluxo de informações enquanto está realizando as tarefas do dia-a-dia, de forma simples e prática.
A integração oferecida por um sistema de gestão veterinária também irá aumentar sua produtividade de toda a equipe. Isso porque, com ele, você poderá registrar e consultar todas as informações necessárias para gerir sua clínica, de forma prática, detalhada e remota (de qualquer lugar que você esteja).
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2. Faça um planejamento estratégico
Você já pensou em começar a organizar suas informações e estratégias, em um único lugar? Quando você utiliza o planejamento estratégico, está possibilitando criar e elaborar esse processo de forma mais fácil.
Antes de tudo, um planejamento estratégico é um documento que mostra à empresa sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos.
Com um bom sistema de gestão você também conseguirá integrar, em uma única plataforma, suas metas, cenários, mapas estratégicos, projetos, processos, pessoas e tarefas.
3. Faça um planejamento de marketing
Um bom planejamento de marketing inclui o desenvolvimento, execução e monitoração de resultados – das ações que você vem utilizando para divulgar a sua clínica veterinária. Utilizando o plano de marketing, sua clínica conseguirá montar diferentes ações – de uma maneira rápida e extremamente detalhada.
Contudo, para elaborar um bom plano de marketing serão necessárias informações concretas e profundas sobre seu cenário e seus clientes, como idade dos animais, raça e serviços mais prestados.
Nesse quesito, o software de gestão veterinária aparece novamente. Isso porque ele também irá possibilitar coleta e apresentação todas essas informações utilizadas para o planejamento estratégico de marketing.
Além disso, o sistema também poderá apresentar os resultados de suas ações de marketing para sua clínica veterinária, exibindo o aumento das vendas ou dos serviços prestados.
4. Disponibilize todos os prontuários online
Além de ajudar bastante a reduzir o uso de papel em sua clínica, a utilização de prontuários online facilitará a circulação do documento pelos diversos profissionais e setores (se for o caso de um hospital veterinário).
Outro ponto, é que um prontuário impresso poderá estar em apenas um local por vez, além de se deteriorar e estragar facilmente.
Por meio de um sistema veterinário também será possível disponibilizar os prontuários dos animais de forma digital e online. Os prontuários online irão permitir que você e todos os seus funcionários, possam acessar as informações de qualquer cliente, como um verdadeiro registro eletrônico.
Toda a documentação ficará e uma banco de dados seguro e acessível apenas para pessoas com acesso, que poderão auxiliar nas decisões e no suporte de diagnósticos.
5. Utilize uma ferramenta de agendamento e atendimento de consultas
Apesar de um caderno ou uma agenda auxiliarem em um primeiro momento, eles são ferramentas bastante limitadas para o dia a dia de uma clínica veterinárias. Especialmente se ela possuir diversos profissionais e dezenas de clientes.
Ao utilizar uma ferramenta (software) específica para agendamento e atendimento de consultas veterinárias, você está ajudando não só o meio profissional, mas especialmente os seus clientes. Pois assim, você poderá averiguar a disponibilidade de reservas de vagas e de atendimento, além de emitir alertas e lembretes de forma automática.
Como você pode ver, as ferramentas tecnológicas disponíveis para monitorar e gerenciar clínicas são grandes armas para o sucesso de seu estabelecimento.
Ela torna o cotidiano de todos muito mais prático, além de garantir maior eficiência em todas as atividades internas da sua clínica.
Esses foram os 5 passos para monitorar e gerenciar sua clínica. Utilize você também e veja a diferença em seus resultados!
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