Veterinário, como se preparar para o próximo ano?
[ssba-buttons]
Final de ano, planos para o próximo…
Como obter resultados diferentes?
Esse não é mais um daqueles sermões de como ter sucesso no ano que se inicia. Esse é um texto que eu escrevi pensando estar de frente para você que é veterinário e precisa de mudanças, não só no âmbito profissional, mas em outras áreas da vida. Leia até o fim, juntei muito do que eu aprendi e nesse artigo vou dividir com você.
Não podemos dar mais dias a vida, mas podemos dar mais vida ao nosso dia.
Conheço muitos veterinários que se dizem frustados.
Você se sente frustrado? Você é um incompetente?
Com que frequência você volta para casa coma sensação que seu dia não rendeu o quanto deveria?
Qual sua posição? Você trabalha para viver ou vive para trabalhar?
Ou será que você está atribuindo mais atividades do que pode fazer no dia? Ou ainda, está
Dedicando seu tempo com atividades que não trazem nem resultado nem satisfação?
Como você utiliza seu tempo?
Os estudos sobre produtividade e resultados, mostram que temos que classificar nossas atividades em três tipos. Importante, urgente e circunstancial (aqui começa nosso assunto, que pode mudar sua forma de pensar na vida).
Quero agora te ajudar a entender o que significa cada classificação. Vamos lá:
Importantes
São todas as atividades que você faz que trazem resultados importantes para sua vida (pode ser a curto, médio ou longo prazo!). Mas eu uso uma definição que vai te ajudar a entender profundamente e nunca se confundir com isso:
Atividade importante é aquela que você sabe que te leva para o caminho certo, que te aproxima dos seus sonhos, objetivos, ou seja, é a atividade que te faz sentir realizado ao terminar.
Urgentes
São as atividades que você tem que fazer em um tempo que está muito curto, ou que já acabou. Normalmente são imprevistos, e uma forma de identifica-la é que esse tipo de atividade quase sempre potencializa seu estresse.
Circunstanciais
São as atividades que poderiam deixar de ser feitas e não teria impacto. Tudo aquilo que consome seu tempo e que não traz resultados reais, no caso inúteis.
Atividades circunstanciais são devoradores de tempo e no final só trazem frustação ou arrependimento. Pensamentos do tipo “gastei meu tempo com isso, pra nada…”
Tudo bem até aqui?
Deu para entender que qualquer coisa que você precise fazer só pode estar em uma dessas classificações, então guarde isso “nenhuma atividade pode ser as duas classificações. Isso não existe”.
Agora vamos caminhar mais um pouquinho que o negócio vai ficar bom…
Antes, quero dar um exemplo, para garantir que você entendeu mesmo (adoro exemplos :)).
Ok. Vamos supor que você tenha uma viagem com sua família daqui duas semanas e precise agendar a revisão do seu carro. Ele já está com 8.000 km rodados, e essa revisão é a de 10.000. A concessionaria permite fazer a revisão já com 9.000 km e você sabe que roda 1.000 toda semana, então você já poderia deixar essa revisão agendada para o início da semana que vem, visto que isso é muito importante.
Mas não…
Muita correria, sou veterinário, não me sobra tempo, depois eu faço.
Faltando dois dias para viagem você começa a se preparar e liga para concessionaria da sua cidade para agendar um horário, e a resposta deles: Não temos mais horário, nem hoje nem amanhã.
E agora?
Correria total! Agora essa atividade se tornou urgente. E isso gera muito mais trabalho para você que vai ter que:
- Avisar para o chefe que tem que faltar, não tem jeito (gera problemas na empresa);
- Ligar para os parentes para ver qual deles pode fazer o favor de buscar seus filhos na escola porque você teve um compromisso urgente;
- Ligar para escola para informar que outra pessoa está autorizada a buscar seus filhos;
- e muito mais.
Ou seja, tudo sai do controle, por causa da falta de planejamento. Fora que, se você for casado, vai ter que ouvir aquela frase que soa como música para os ouvidos de alguém estressado “De novo você deixou tudo para última hora! Quando você vai tomar jeito?”
Quero dizer, definitivamente, não vale a pena, deixar de fazer algo importante, porque vai virar urgente, e será bem mais cansativo e estressante de resolver.
Vamos continuar.
Na rotina temos dois tipos de atividades: compromissos e tarefas.
Você precisa prioriza-las. Isso é indispensável para sua produtividade.
Mas qual a diferença disso e como fazer ambas serem realizadas com sucesso?
Primeiro, entenda a diferença:
Compromisso: tem horário de início nem de termino. Ex. reuniões.
Atividade: não tem horário de início nem de termino, mas você deve determinar uma duração.
Para fazer seus dias mais produtivos, você precisa priorizar essas tarefas, do contrário vai perder muito tempo olhando mil vezes e decidindo qual a próxima coisa que deve fazer.
Papeis da vida
Outra coisa muito importante que aprendi e que quero compartilhar é sobre papeis da vida.
Aprendi que na vida temos papeis, muitos. Porém é uma escolha muito particular definir quais são os papeis mais importantes, por isso não posso aconselhar aqui.
Eu mesma, Valéria Melo, assim como você recebi da vida muitos papeis para desempenhar: amiga, mãe, esposa, filha, vizinha, irmã, profissional, conselheira, dona de negócio, colaboradora da comunidade, corredora, auxiliadora na igreja, mentora de veterinários e muitos outros.
E aqui mora o segredo daqueles que se sentem realizados na vida, eles sabem escolher os papeis mais importantes e dar o seu melhor neles.
E agora vamos a repetitiva (e super verdadeira) sugestão para fazer o seu ano ser um ano de realizações:
Trace suas metas
Escreva suas metas e tenha acesso fácil a isso. Eu sou uma das testemunhas de que essa atitude, ajuda muito na conquista. Porque é um compromisso que você faz, e o seu cérebro se encarrega de fazer você lembrar disso (ele te cobra), e lembrando o compromisso fica mais aceso.
Importante: Sua meta tem que ser SMART, não vou prolongar aqui, mas aconselho que você pesquise a respeito. É um conceito excelente.
Equilíbrio
Sempre que traçamos as metas, vira aquele negócio repetitivo;
- Emagrecer;
- Viajar mais;
- Ficar mais tempo com a família;
- Buscar mais capacitação espiritual.
Por isso, quando traçar suas metas, quero que você tente encaixa-las aqui. Você já vai entender:
Nossa estabilidade depende de pilares, a ciência mostra isso. Os pilares são: corpo, mente, espirito e emoção.
Você dedica parte do seu tempo, da sua rotina, para cuidar de todos eles?
Eu acredito que não. Mas felizmente você pode mudar esse quadro, então aconselho que tente escrever pelo menos uma meta para cada uma dessas esferas. O resultado disso, será a sensação de satisfação. E não há nada melhor do que está satisfeito em ver como e onde você está investindo seu tempo.
Eu disse satisfeito, que é bem diferente de conformado. Ser eternamente conformado não é bom sinal, mas disso falarei em outra oportunidade.
Aprenda a dizer “não”.
Muitos profissionais veterinários que conheço se auto- intitulam frustrados. Investigando isso e observando a rotina eu notei uma atitude bem sutil: eles tem dificuldade de dizer não.
Ainda que a profissão veterinário seja muito ligada a emoção, isso deve ser feito de forma inteligente.
Quantas vezes eu já vi verdadeiros tratamentos sendo “dados” pelo celular. Nesse caso o veterinário gasta seu tempo, que poderia por exemplo dedicar para montar um funil de vendas para o negócio veterinário, além de não ser remunerado e depois ficar frustrado, pois ele não queria ter feito isso, queria na verdade que o proprietário viesse até a clínica, mas isso não aconteceu, por que? Ele não soube negar o pedido do WhatsApp.
Você pode dizer não, se essa for sua vontade. Seja educado, explique bem resumidamente o motivo, uma pessoa prudente vai entender.
Aproveitando o ensejo….
Muitos vets me perguntam, com muita frequência sobre isso “Como dizer não quando um proprietário pede auxilio pelo WhatsApp? ”. Há casos e casos, claro. Mas eu defendo que o seu serviço veterinário tem muito, muito valor, e isso deve ser reconhecido, e uma forma de reconhecer é pagando um valor justo pelo atendimento prestado. Então, “o que responder quando alguém pedir consulta veterinária pelo WhatsApp? ”. Sugiro que responda algo assim:
“Obrigada pela confiança e por lembrar de mim, peço desculpa, mas não estou podendo fazer projetos voluntários nesse momento da minha vida, espero que compreenda. Podemos agendar uma consulta lá na clínica, faz assim, vou pedir que a secretária te ligue para ver um horário bom pra você ok? Assim nós conversamos melhor. Combinado? “
Delegar é vital nesse projeto
Se você realmente quer se dedicar as coisas importantes que irão fazer desse ano um ano de satisfação e resultado, parte do processo é aprender a delegar. A lição é simples, mas não pode ser desmerecida. Sem colocar essa atitude em pratica muito provavelmente você será engolido pela rotina de tarefas operacionais por mais um ano e ao final dele vai ver que não saiu do lugar, então, de-le-gue!
Se é a primeira vez que você lê um artigo meu (seja bem-vindo :)), rapidamente quero dizer que há algum tempo tenho dedicado meu tempo aos veterinários, pois adotei como missão mostrar os caminhos para fazer deles, verdadeiros veterinarios de sucesso, então nesse artigo eu quero convencer você, veterinário, de que planejar é um habito excelente e que deve ser cultivado.
E agora de forma resumida, vamos repassar meus conselhos para que você faça desse ano que se inicia, um excelente ano, onde ao final você se sentirá muito realizado:
- Objetivos: defina seus objetivos da semana e liste as atividades para alcançá-lo
- Tempo: determine um tempo para realizar cada atividade
- Priorização: priorize as atividades diariamente, numere pela importância
- Papeis: Aconselho que você escolha 5 para se dedicar de verdade
- Metas: liste 3 principais para o ano. Isso já é um bom começo J
- Equilíbrio: lembre-se de linkar suas metas com os pilares do equilíbrio!
E então? Vamos entrar em campo?
Hora de planejar como você conseguirá alcançar aquilo que planejou em todas as áreas da sua vida para 2017.
Espero que esse artigo tenha ajudado de verdade e que você frutifique, ou seja, leve essa informação aos veterinários que você quer bem. Então compartilhe nas suas redes sociais ok?
Agradeço por tudo que vivemos nesse ano!
Pela confiança de vocês no meu trabalho e me comprometo a não parar. Quero cumprir minha missão e ser um instrumento para fazer do seu negócio um negócio de muito sucesso.
Desejo que nesse ano você veterinário:
- Tenha sede de conhecimento, busque o conhecimento.
- Tenha atitude para executar o que você aprender. Afinal, até um milagre precisa de atitude para poder acontecer.
- Tenha força e disciplina para não ser engolido pela rotina que impede seu sucesso.
- Encontre pessoas inspiradoras, capazes de trazer luz aos seus pensamentos.
- Dê frutos ao mundo. Essa é nossa obrigação como seres humanos.
Eu costumo dizer que cabe a cada um de nós ser luz na vida do outro, então…
Ilumine sua vida, para que o seu reflexo contagie tudo e todos que estão ao seu redor.
Um grande abraço na sua jornada de Veterinário de Sucesso!
Valéria Melo