Comece imaginando a seguinte situação: você já possui um banco de clientes com um grande número de pessoas cadastradas, não importando a quantidade.
Suponha que apenas 10% desses clientes estão ativos, o restante são clientes que você nunca mais viu, que nunca mais procuraram o seu negócio e que há muito tempo não interagem com você.
Agora eu te pergunto: há a possibilidade de voltar a ter faturamento vindo dessas pessoas ou você não conta mais com elas?
Se a sua resposta foi que você não conta mais com esses clientes você precisa saber que está perdendo uma oportunidade de ouro de ganhar dinheiro e melhorar os resultados do seu empreendimento veterinário.
Além disso, o que você está perdendo não é somente uma forma de ganhar dinheiro e sim uma forma de ganhar dinheiro mais fácil!
Pois o que você precisa compreender é que é muito mais fácil vender para alguém que você já conhece, e que já conhecem seu negócio, do que conquistar novos clientes que nunca viram seu negócio, que não conhecem você e seu empreendimento.
Então o que falta para você nada mais é do que uma estratégia para resgatar esse cliente, fazer ele voltar à ativa com força total para aumentar o faturamento do seu empreendimento e também torná-lo um cliente satisfeito com o seu serviço. Talvez até mais satisfeito do que da primeira vez.
Saiba, antes de tudo, que a arma mais importante que você pode ter para o sucesso da sua empresa é a sua disposição e a sua vontade de fazer com que seu empreendimento prospere e dê certo.
Voltando agora à recuperação do cliente inativo existem alguns pontos que você deve avaliar para poder entender melhor a situação em que você se encontra.
Vamos a eles:
A primeira coisa que você deve procurar entender é o motivo pelo qual o cliente não está mais presente na sua empresa.
Por que o cliente foi embora e deixou você?
Muitas vezes a resposta para essa pergunta simplesmente não existe, outras vezes ela não é tão simples mas, na maioria das vezes, ela está bem clara e pronta para ser encontrada.
Agora a questão é que, independente do motivo que levou o seu cliente a torna-se inativo, você pode sim resgatá-lo através do marketing digital e suas técnicas.
Uma dessas técnicas consiste justamente na criação de um imã digital, porém baseado especificamente na necessidade desse cliente.
Você pode então realizar uma campanha e oferecer para esse cliente esse imã, que o atraia novamente para o seu negócio. É importante que essa imã seja uma entrega de verdade, ou seja, uma novidade para o cliente com conteúdo relevante e que realmente agregue valor para ele.
Essa aproximação pode ser através de um e-mail no qual você oferece um guia sobre algum tema como “como preparar sua casa para receber seu animal”, por exemplo, ou “como treinar seu animal” e etc.
O importante é focar em responder as perguntas mais básicas que todo o cliente tem quando chega até o seu consultório. Então entregue uma solução consistente para essa necessidade que você já conhece e já sabe que existe.
Com isso você consegue despertar aquele cliente que estava hibernando podendo passar para o passo seguinte que é o de oferecer algo interessante para o cliente, assim:
Por exemplo: convidando ele para um café especial através de uma visita agendada! Ou 25% de desconto na diária de hospedagem seu hotel para o animal de estimação do cliente.
Essa reativação é apenas uma estratégia de se aproximar do cliente, podendo oferecer à ele um plano ou qualquer outro produto ou serviço, solidificando a estabilidade financeira para seu empreendimento.
O melhor de tudo é que após algum tempo de experiência todas essas ações podem começar a ocorrer no modelo automático pois você só precisa fazer o esquema uma vez só e depois replicar ele para todos os outros clientes inativos da lista, reativando eles gradativamente, fazendo com que gerem faturamento o ano inteiro.
Para começar esse processo de reativação dos clientes inativos você deve iniciar fazendo um levantamento de todos o cliente que você possui no seu banco de dados.
Depois disso determine exatamente qual a porcentagem desse total que está realmente inativa, definindo também qual é a frequência dos que você está considerando ativo.
Assim trace um plano para que gere a recorrência em cada um dos casos, ou seja, reative o cliente que estava inativo mas também aumente a frequência de participação daqueles ativos.
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Por último, um pedido: deixe seu comentário aqui, e me conte se esse artigo te ajudou na sua jornada de Veterinário de Sucesso! Ou se ficou com duvidas, é só postar que eu respondo!
Lembre-se um passo dado e você já não está no mesmo lugar!
Até a próxima.
Valéria Melo